(EF08CI09) Doenças sexualmente transmissíveis - Exercício 8ºano

Identifique o método que previne a gravidez e protege contra DSTs (doenças sexualmente transmissíveis, também conhecidas como infecções sexualmente transmissíveis, ou ISTs).

a) Vasectomia.

b) Camisinha feminina ou masculina.

c) Pílula anticoncepcional.

d) Abstinência periódica.

e) Dispositivo intrauterino (DIU).

Objetos de conhecimento:
Mecanismos reprodutivos
Sexualidade

Habilidade:
(EF08CI09) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Justificativas
a) O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a vasectomia não previne infecções sexualmente transmissíveis, uma vez que ela não promove uma barreira entre os órgãos genitais.

b) O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu que a camisinha feminina ou a masculina, quando utilizada corretamente, é muito eficaz para evitar a gravidez e, também, DSTs (ou ISTs).

c) O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a pílula anticoncepcional não previne DSTs (ou ISTs), pois ela não promove uma barreira entre os órgãos genitais.

d) O estudante que marcou esta alternativa não compreendeu que a abstinência periódica apresenta baixa eficácia na prevenção da gravidez e não protege contra DSTs (ou ISTs). Ele também pode considerar, equivocadamente, que a abstinência periódica equivale à abstinência completa (ausência de sexo) e, por isso, seja um método contraceptivo que também previne DSTs (ou ISTs).

e) O estudante que escolheu esta alternativa não compreendeu que o DIU não previne DSTs (ou ISTs), uma vez que não promove uma barreira entre os órgãos genitais.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados

Os estudantes que erraram esta questão não compreenderam que a camisinha, feminina ou masculina, é o único método contraceptivo que protege contra DSTs (ou ISTs), como o HIV. Caso muitos estudantes tenham errado a questão, o professor pode providenciar a seguinte atividade complementar: organizar a sala em cinco grupos de estudantes. Cada grupo deve pesquisar um tipo de método contraceptivo e apresentar aos demais colegas as vantagens e desvantagens do método escolhido, incluindo o modo de ação e a eficácia. Por fim, pode ser realizado um debate sobre a necessidade de os parceiros compartilharem a responsabilidade pela escolha e utilização do método mais adequado para prevenir uma gravidez precoce e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário