(EF08CI10) Sintomas DST - Exercício 8ºano com gabarito

Joana e Pedro estavam estudando para uma avaliação de Ciências e fizeram diferentes resumos contendo informações sobre algumas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), conhecidas  também como doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
Qual dos resumos elaborados por eles relaciona corretamente a doença com seu principal modo de transmissão, sintomas e tratamento?

a) Sífilis: relação sexual sem preservativo–presença de feridas na palma das mãos e na planta dos pés – uso de medicamentos antirretrovirais.

b) HPV: compartilhamento de copos e talheres– presença de verrugas nas regiões genitais–eliminação das verrugas.

c) Candidíase: compartilhamento de seringas – liberação de secreção esbranquiçada pela vagina – uso de antibióticos.

d) Tricomoníase: transfusão de sangue contaminado – nos homens, ardência ao urinar –uso de antifúngicos.

e) Aids: relação sexual sem preservativo – sistema imunológico deficiente– uso de medicamentos antirretrovirais. 

Objetos de conhecimento:
Mecanismos reprodutivos
Sexualidade

Habilidade:
(EF08CI10)
Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DST (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção.

Justificativas
a) O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que, embora a sífilis seja transmitida em relações sexuais sem o uso de preservativo, e um dos sintomas seja o aparecimento de feridas na palma das mãos e na planta dos pés, essa doença é causada por uma bactéria, por isso deve ser tratada com antibióticos e não com medicamentos antirretrovirais.

b) O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que, embora um dos sintomas do HPV seja o aparecimento de verrugas nas regiões genitais e seu tratamento consista na eliminação das verrugas, esse vírus não é transmitido pelo compartilhamento de copos e talheres.

c) O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que, embora um dos sintomas da candidíase na mulher seja a liberação de secreção esbranquiçada pela vagina, essa doença é causada por um fungo e, portanto, não pode ser tratada com antibióticos. Além disso, a transmissão desse fungo, geralmente, não ocorre pelo compartilhamento de seringas, e sim por outros fatores, como relação sexual sem proteção. O fungo presente no organismo das pessoas também pode se manifestar em caso de baixa na imunidade, ou uso prolongado de roupas de banho, ou uso de peças íntimas de tecido sintético, por exemplo.

d) O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que, embora um dos sintomas da tricomoníase em homens seja ardência ao urinar, essa doença é causada por um protozoário, não podendo ser tratada com antifúngicos. Além disso, a transmissão desse protozoário geralmente ocorre por relação sexual, e não por transfusão de sangue contaminado.

e) O estudante que selecionou esta alternativa correta compreendeu que a aids é uma doença sexualmente transmissível, causada por um vírus. Apesar de não haver ainda a cura para a aids, os portadores de HIV podem utilizar medicamentos antirretrovirais para controlar a infecção, sem que manifestem a doença. O estudante também reconheceu a debilidade do sistema imunológico como o principal sintoma da aids, pois o vírus não controlado ataca as células de defesa do organismo.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
Os estudantes que erraram esta questão não identificaram os principais sintomas, modos de transmissão, prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis. Para esclarecer as dúvidas dos estudantes, o professor pode elaborar um jogo de cartas, colocando em diferentes cartas imagens e informações sobre modos de transmissão, sintomas e formas de tratamento de doenças sexualmente transmissíveis (como a aids, a sífilis, a candidíase, o HPV, a tricomoníase, etc.). Durante a atividade, os estudantes devem correlacionar cada doença a seus respectivos modos de transmissão, sintomas e formas de tratamento, e propor medidas de prevenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário