Exercício de geografia 7ºano Paisagens e formação territorial do Brasil (EF07GE01)

 

Nessa obra, o artista plástico Victor Meirelles retratou o momento em que foi realizada a primeira missa católica em território brasileiro, após o momento que muitos conhecem como o “descobrimento” do Brasil. Entretanto, alguns autores discordam do uso desse termo.
Relacionando aspectos da obra de Victor Mirelles, responda às questões que seguem: 

a) Aponte os motivos pelos quais alguns autores acreditam que o termo “descobrimento” não é adequado.

b) Identifique os resultados do encontro entre povos indígenas e europeus.

Objeto de conhecimento:
Ideias e concepções sobre a formação territorial do Brasil

Habilidade (EF07GE01):
Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.

Grade de correção

100% No item “a”, espera-se que os alunos relatem que as terras brasileiras já eram ocupadas por povos indígenas anteriormente à chegada dos povos europeus, bem como que a pintura de Victor Meirelles, nesse sentido, dá protagonismo à presença portuguesa, e não à indígena, o que reforça a visão europeia de “descobrimento” do Brasil. No item “b”, almeja-se que os alunos identifiquem que o encontro entre indígenas e europeus resultou em conflitos e resistências.

50% Algumas respostas podem ter apontado apenas os conflitos e a resistência, ou somente a ocupação indígena que precedia a chegada dos europeus. Ainda, podem surgir respostas que não contextualizem o significado desses conflitos nem da ocupação indígena originária à obra do artista.

0% É possível que apareçam respostas diversas sem indicar claramente os conflitos e a resistência nem a ocupação indígena que precedia a chegada dos europeus no território brasileiro, tampouco a relação com a obra.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados

O objetivo desta questão é avaliar a habilidade dos alunos de apontar a problemática do termo “descobrimento” do Brasil e, ainda, de interpretar esse momento histórico como um gerador de conflitos. Se os resultados, de modo geral, não forem os esperados, divida a turma em grupos e proponha que cada grupo pesquise na biblioteca ou na internet sobre os diferentes povos indígenas do Brasil. Escolha, aleatoriamente, alguns grupos para comentar a respeito do tema. Com base na exposição dos alunos, trate das diferenças entre cada um desses povos.
Desse modo, pretende-se que os alunos rompam com as ideias de que todos os indígenas são iguais. Além disso, promova um debate sobre o descobrimento e o fato de que as terras brasileiras já estavam ocupadas por indígenas antes da chegada dos europeus. Essa atividade tem como propósito quebrar com alguns estereótipos ligados aos indígenas no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nosso blog é gratuito, seja um colaborador e incentive nosso trabalho por apenas 4,99.