Exercício (EF08CI08) Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade

(EF08CI08) Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.

Quatro amigas que estão na puberdade conversavam sobre as transformações observadas em seus corpos. As falas a seguir revelam que algumas delas se confundiram ao falar sobre o tema.
Maria: Antes de menstruar pela primeira vez, meu corpo cresceu rapidamente e minhas mamas começaram a se desenvolver.
Alice: Alguns dias depois de menstruar, fico com TPM, tenho dor de cabeça e me sinto nervosa, deprimida e com dificuldade de concentração.
Juliana: A menstruação ocorre pela eliminação de parte do endométrio, o tecido que reveste a parte interna do útero e é formado por células e sangue.
Clara: Durante a puberdade não há produção dos hormônios progesterona e estrógeno. Por esse motivo, não podemos engravidar.

Quais amigas explicaram corretamente as transformações que ocorrem na puberdade?

a) Juliana e Clara.

b) Maria e Juliana.

c) Clara e Maria.

d) Juliana e Alice.

e) Alice e Maria.

Objetos de conhecimento:
Mecanismos reprodutivos
Sexualidade

Habilidade:
(EF08CI08) 

Justificativas:
a) O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a explicação de Clara está incorreta porque, na puberdade, os hormônios da hipófise, glândula do sistema nervoso, estimulam os ovários a produzir os hormônios estrógeno e progesterona. Estes dois hormônios são responsáveis pela produção do ovócito secundário, que pode ser fecundado por um espermatozoide, resultando em gravidez. Além disso, o estudante não compreendeu que a explicação de Maria está correta pois, antes  de menstruar pela primeira vez, a menina geralmente passa por um estirão de crescimento acompanhado do desenvolvimento das mamas.

b) O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu corretamente que as explicações de Maria e de Juliana estão corretas. Nas meninas, um dos primeiros sinais do início da puberdade é o aumento das mamas e o estirão de crescimento. E quando não ocorre a fecundação (união do espermatozoide com o ovócito), parte do endométrio do útero é eliminada pela vagina, caracterizando a menstruação. (correta)

c) O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a explicação de Clara está incorreta porque, na puberdade, os hormônios da hipófise, glândula do sistema nervoso, estimulam os ovários a produzir os hormônios estrógeno e progesterona. Esses dois hormônios são responsáveis pela liberação do ovócito secundário, que pode ser fecundado por um espermatozoide e resultar em gravidez. Além disso, não compreendeu que a explicação de Juliana está correta e que a menstruação ocorre devido ao processo de descamação do endométrio.

d) O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a explicação de Alice está incorreta porque a tensão pré-menstrual (TPM) ocorre em torno de uma semana antes da menstruação, e não depois da menstruação. Além disso, não percebeu que a explicação de Maria está correta e que, antes de menstruar pela primeira vez, a menina geralmente passa por um estirão de crescimento acompanhado do desenvolvimento das mamas. 

e) O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a explicação de Alice está incorreta porque a tensão pré-menstrual (TPM) ocorre em torno de uma semana antes da menstruação, e não depois da menstruação. Além disso, não compreendeu que a explicação de Juliana está correta, pois a menstruação ocorre devido a um processo de descamação do endométrio.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
Os estudantes que erraram esta questão não reconheceram as transformações que ocorrem no corpo das meninas durante a puberdade. Para que os estudantes compreendam melhor o que ocorre no corpo das meninas na puberdade, o professor pode promover uma discussão com os estudantes pautada nos seguintes questionamentos: 

• O que é menstruação?

• Quais são os principais hormônios envolvidos nesse processo?

• De que forma o sistema nervoso comanda a produção dos hormônios sexuais estrógeno e progesterona? Como esses hormônios atuam na liberação de ovócitos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário