Exercício sobre mecanismos reprodutivos 8ºano com gabarito (EF08CI07)

 

Ana estava no sítio dos avós observando as plantas e os animais e viu as cenas mostradas nas fotos acima. 

a) Identifique os dois processos reprodutivos que antecederam o momento das fotos, justificando com argumentos baseados em evidências.

b) Caracterize as reproduções assexuada e sexuada e indique qual delas aumenta a variabilidade genética e por quê.

Objetos de conhecimento:
Mecanismos reprodutivos
Sexualidade

Habilidade (EF08CI07)
Comparar diferentes processos reprodutivos em plantas e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.

Grade de correção

a) O estudante explicou corretamente que o caule da batata-inglesa está se ramificando e formando raízes que originam novas mudas, evidenciando a reprodução assexuada; já a cadela que está amamentando se reproduziu de forma sexuada: é preciso haver a participação do macho e da fêmea para dar origem aos filhotes.

b) O estudante explicou corretamente que, na reprodução assexuada, um único indivíduo dá origem a outros, geneticamente idênticos. Dessa forma, as características genéticas dos organismos são preservadas. Na reprodução sexuada, gametas de dois indivíduos se encontram; ocorre a fecundação e a produção de descendentes geneticamente diferentes dos pais. O estudante concluiu que, por causa da união de gametas de indivíduos diferentes, a reprodução sexuada aumenta a variabilidade genética.

X a) O estudante não identificou a reprodução assexuada da batata-inglesa, ou não identificou a reprodução sexuada de cachorros.

X b) O estudante não caracterizou as reproduções assexuada e sexuada e não concluiu que a reprodução sexuada aumenta a variabilidade genética.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
Os estudantes que erraram esta questão não identificaram e/ou caracterizaram as reproduções assexuada e sexuada nos organismos apresentados, e não compararam adequadamente as diferentes formas de reprodução presentes em plantas e em animais. Para aprofundar o tema e/ou sanar as dúvidas dos estudantes, o professor pode conduzir um experimento de plantio de mudas obtidas a partir de partes de plantas suculentas, como as folhas, por exemplo. A observação do desenvolvimento das mudas vai mostrar que novas plantas são formadas a partir de pedaços da planta-mãe. Como não há participação de outro indivíduo no processo reprodutivo, os estudantes poderão concluir que não houve combinação de material genético e que as plantas formadas são geneticamente idênticas à original. Além disso, para mostrar que a reprodução sexuada resulta em variabilidade das características físicas, o professor também pode pedir aos estudantes que observem filhotes de animais domesticados e comparem as características desses animais com as de seus respectivos pais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nosso blog é gratuito, seja um colaborador e incentive nosso trabalho por apenas 4,99.