Exercício sobre vestígio histórico 6ºano - EF06HI05, EF06HI02

Leia o trecho abaixo e, depois, observe a imagem.

O homem, a natureza e a História
Toda a história humana diz respeito ao modo como os homens mantêm uma relação entre si e com a natureza externa a eles – o meio ambiente. Assim, ao longo da história, a raça humana vem criando diferentes modos de se relacionar com a natureza. Desde a pré-história, com a descoberta do fogo, da agricultura e da pecuária, a capacidade do homem de transformar e agir na natureza tem se tornado maior.

ALBUQUERQUE, Bruno Pinto de. As relações entre o homem e a natureza e a crise socioambiental. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2007.

Disponível em: <www.epsjv.fiocruz.br/upload/monografia/13.pdf>

Com base no trecho, explique por que Harappa pode ser considerada um vestígio histórico. 

Objeto(s) de conhecimento:
Formas de registro da história e da produção do conhecimento histórico.
As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização

Habilidades:
(EF06HI02)
Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.

(EF06HI05) Descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas.

Grade de correção
100% O aluno relacionou corretamente “história” e a ação do homem sobre a natureza, mencionando  que um vestígio – como a cidade de Harappa – é uma alteração na natureza que nos informa sobre o passado. Assim, a cidade de Harappa é uma prova que permite constatar a ação humana na natureza, portanto, criando um vestígio da ação do ser humano e constituindo, portanto, uma fonte histórica ou um vestígio histórico.

50% O aluno destacou que a História é determinada por vestígios históricos e/ou fontes históricas, mas não relacionou essa afirmação à ação do ser humano sobre a natureza que o cerca, como destacado pelo texto-base, e que não pode ser desconsiderado. O aluno pode também ter comentado como o ser humano age sobre a natureza e, por isso, cria vestígios históricos, mas não relacionar essa afirmação aos vestígios de Harappa.

0% O aluno não percebeu como a construção da História é um processo que depende de fontes e vestígios históricos e de indivíduos chamados “historiadores” que interpretam esses substratos. O aluno divergiu ou tangenciou o assunto, destacando outro aspecto da construção do saber histórico não abordado no texto-base. 

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
A questão trata da forma como a História é dependente de fontes e vestígios históricos e como o passado é compreendido pelos indivíduos, historiadores ou não, a partir desses substratos. Também entra em destaque a formação da História como um campo de saber específico. Caso a turma demonstre dificuldade em compreender a proposta da questão, comente com os alunos como a História é uma ciência que depende de alguns elementos para sua atuação, como as fontes. Use objetos da escola e peça aos alunos que, a partir deles, tentem descrever a história do lugar onde estudam. Espera-se que a atividade auxilie o professor a debater em turma os pressupostos do estudo da História e a forma como o saber histórico é constituído, fazendo com que os alunos tenham mais subsídios para compreender como se dá o trabalho do historiador e do que trata a História como disciplina específica. A atividade fornece ainda subsídios para iniciar uma conversa sobre como os seres humanos alteram o ambiente, modificando a paisagem, ao longo do tempo.

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