Exercícios de divisão 7ºano com gabarito comentado

Vitor faz sabonetes artesanais e precisa escolher embalagens para suas encomendas. Ele vai entregar 110 sabonetes e quer colocá-los em embalagens iguais. Observe os modelos de embalagem disponíveis.

Quais desses modelos de embalagem Vítor pode escolher para que não sobrem sabonetes fora das caixas nem espaços vazios na embalagem?

a) embalagem A ou B

b) embalagem B ou C

c) embalagem C ou D

d) embalagem A ou D

2. Para verificar a divisibilidade de um número por outro, Arnaldo organizou o fluxograma mostrado abaixo. 

Seguindo o fluxograma criado por Arnaldo, assinale a alternativa que apresenta valores para A e B que tornem verdadeira a sentença “A é divisível por B”.

a) A = 182 e B = 3

b) A = 121 e B = 4

c) A = 123 e B = 6

d) A = 288 e B = 9

GABARITO COMENTADO

1. alternativa d
Para responder, é preciso que o aluno compreenda que apenas um tipo de embalagem poderá ser usado para acondicionar os sabonetes. Caso ocorra erro, verifique se o aluno percebeu que é necessário dividir a quantidade de sabonetes pelo número de espaços disponíveis em cada embalagem e analisar o resultado dessa divisão. Se a divisão for exata, é possível que Vitor escolha aquele tipo de embalagem, pois não sobrarão sabonetes e não ficarão espaços vazios na embalagem.

Saliente que é possível verificar se a embalagem pode ser escolhida por Vitor analisando os critérios de divisibilidade, pois, se o total de sabonetes for divisível pelo número de espaços disponíveis, então a divisão será exata. 

2. alternativa d
Caso ocorra erro, verifique se o aluno compreendeu como realizar cada passo apresentado no esquema. Saliente que, ao realizar as divisões, devem-se considerar apenas quocientes naturais.

Se julgar oportuno, retome com o aluno os critérios de divisibilidade e proponha a estratégia de eliminar as alternativas verificando em qual caso o valor de A é divisível pelo valor de B. Assim, analise que, na alternativa a, 1 + 8 + 2 = 11, e 11 não é divisível por 3; na alternativa b, 2 + 1 = 3, e 3 não é divisível por 4; e, na alternativa c, 123 não é divisível por 2. Portanto, a alternativa d é a correta, pois 2 + 8 + 8 = 18, que é divisível por 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário