Exercícios sobre células 6ºano - Gabarito comentado e orientações - BNCC EF06CI05, EF06CI06

 


1. Analise a representação da célula animal acima e responda ao que se pede.

a) Identifique o nome das estruturas indicadas na imagem e a função que cada uma delas desempenha. Complete o quadro a seguir com essas informações.

b) Faça um esquema de célula vegetal e compare-o com a célula animal representada anteriormente. Cite duas estruturas da célula vegetal que não ocorrem na célula animal e diga a função de cada uma delas.

2. As representações abaixo mostram diferentes tipos de célula humana. Independentemente de seu tamanho, formato ou função, todas essas células apresentam algumas estruturas em comum.


a) Identifique duas estruturas que podem ser encontradas em todas as células representadas acima.
b) Explique a importância das células para os seres vivos.

3. Observe as células representadas na imagem a seguir e responda às questões. 

Representação dos glóbulos vermelhos (ou hemácias) na corrente sanguínea. Cores fantasia.

a) Este tipo de célula é capaz de se dividir? Por quê?
b) Qual é a importância deste tipo de célula para o organismo?

4. Ao analisar uma amostra de sangue no microscópio eletrônico, um pesquisador encontrou dois tipos diferentes de microrganismos unicelulares e registrou as principais estruturas celulares observadas nesses seres vivos, conforme mostrado no quadro a seguir.

Quadro elaborado para fins didáticos

• Qual desses microrganismos é uma bactéria? Justifique sua resposta. 

5. Observe a imagem e responda às questões a seguir.

a) Como são chamados os processos 1 e 2 representados na imagem?
b) Cite uma característica de cada um dos tecidos representados na imagem. 

6. Observe as imagens a seguir e analise as afirmativas.


I. As imagens A e B foram obtidas por equipamentos formados por lentes que aumentam a imagem do que se está observando.
II. O equipamento utilizado para obter a imagem A permite a visualização de materiais vivos.
III. O equipamento utilizado para obter a imagem A tem potencial de aumento muito superior ao utilizado para obter a imagem B.
IV. O equipamento utilizado para obter a imagem B permite a visualização da estrutura da membrana plasmática.

Está correto apenas o que se afirma em:
a) I e III.
c) II e IV.
d) I e IV.
e) II e III. 

GABARITO
1. 
Objeto de conhecimento:
Célula como unidade da vida
Habilidade:
(EF06CI05)
 Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.

100%
a)
O estudante identifica corretamente as estruturas representadas na ilustração, como é mostrado a seguir, e explica corretamente as funções de cada uma delas.

1. Citoplasma: região da célula na qual estão imersas as organelas membranosas.
2. Complexo golgiense: organela relacionada com a modificação das substâncias produzidas pelo retículo endoplasmático, armazenamento e envio de algumas dessas substâncias para fora da célula.
3. Ribossomo: organela na qual ocorre a produção de proteínas.
4. Núcleo: região da célula delimitada pelo envelope nuclear, que separa o material nuclear, como os cromossomos, do restante do conteúdo celular.
5. Retículo endoplasmático: relacionado à produção de certas substâncias e à distribuição delas pela célula.
6. Mitocôndria: responsável pela respiração celular, processo por meio do qual a célula obtém energia.
7. Membrana plasmática: delimita a célula e funciona como barreira protetora que separa o conteúdo da célula do ambiente externo.

b) O estudante pode indicar vacúolo central, cloroplasto ou parede celular. 

Funções dessas estruturas:
Cloroplasto: responsável pela fotossíntese – processo por meio do qual a célula obtém energia nas plantas.
Vacúolo: armazena água e substâncias celulares dissolvidas.
Parede celular: envoltório mais externo à membrana celular e mais espesso, o que confere maior resistência e menor flexibilidade da célula vegetal.

50% O estudante lista corretamente as estruturas da célula animal, mas não apresenta as estruturas da célula vegetal que diferenciam este tipo de célula da célula animal; ou vice versa.

0% O estudante não lista corretamente as estruturas da célula animal nem apresenta as estruturas da célula vegetal que diferenciam este tipo de célula da célula animal.
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
Os estudantes que erram este item provavelmente não sabem identificar e explicar as funções das principais estruturas celulares, nem identificar as diferenças entre células animais e de plantas.
Proponha a eles que pensem em como poderiam representar uma célula animal e uma vegetal num modelo tridimensional, porém com parte da célula removida, para mostrar suas estruturas internas. Divida a turma em grupos de cinco estudantes e peça que representem as célula com os materiais que eles escolheram sob sua orientação. Em seguida, os estudantes devem escrever o nome e a função de cada estrutura em um pedaço de papel e fixá-lo, com um palito, na estrutura correspondente da célula representada por eles. Por fim, solicite que indiquem a importância de cada estrutura para o funcionamento correto da célula e do organismo como um todo.

2.
Objeto de conhecimento:
Célula como unidade da vida
Habilidade:
(EF06CI05)
Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.

100%
a)
O estudante identifica duas estruturas que podem ser encontradas em todas as células representadas nas imagens, como membrana plasmática, citoplasma ou núcleo.
b) O estudante explica que a célula é a menor fração da matéria viva, sendo a unidade estrutural e funcional dos seres vivos.

50%
O estudante identifica, corretamente, duas estruturas que podem ser encontradas em todas as células representadas nas imagens, mas não explica a importância das células para os seres vivos. Ou vice-versa.

0%
O estudante não identifica corretamente as estruturas que podem ser encontradas em todas as células representadas nas imagens. Além disso, ele também não explica a importância das células para os seres vivos. 

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
Os estudantes que erram este item provavelmente não sabem identificar e explicar as funções das principais estruturas celulares.
Leve para a sala de aula pelo menos cinco imagens de diferentes tipos de células humanas (neurônio, espermatozoide, neutrófilo, células epiteliais, células musculares, entre outras).
Divida a turma em grupos e distribua algumas das imagens para cada grupo. Em seguida, peça que identifiquem as principais estruturas presentes nos tipos de célula representadas nas imagens do grupo de que fazem parte. Por fim, solicite a cada grupo que descreva para o restante da turma as estruturas que estão presentes nos tipos de célula representadas, sem mostrar as imagens para a turma. Os colegas dos outros grupos devem tentar adivinhar qual é o tipo de célula com base nas descrições relatadas. Leve-os a compreender, ao final, a teoria celular que diz que todos os organismos são formados por células.

3. 
Objeto de conhecimento:
Célula como unidade da vida
Habilidade:
(EF06CI05)
 Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.

100%
a) O estudante explica, corretamente, que as hemácias não são capazes de se dividir porque são células anucleadas.
b) O estudante explica, corretamente, que as hemácias são células que transportam o gas oxigênio e o gás carbônico no organismo.

50%
O estudante apenas explica que as hemácias não são capazes de se dividir por serem células anucleadas ou apenas identifica a importâncias dessas células no transporte de gases pelo organismo.
0% O estudante conclui, equivocadamente, que as hemácias são capazes de se dividir e não identifica a importâncias dessas células no transporte de gases pelo organismo.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
Os estudantes que erram este item provavelmente não compreendem que as hemácias não têm núcleo e/ou a importância dele no processo de divisão celular, além de não compreenderem a importância dessas células para o organismo.
Peça que façam uma pesquisa, em livros de Ciências e sites confiáveis, sobre as principais características das hemácias e a importância delas para o organismo. Em seguida, proponha uma discussão sobre o motivo de essas células não sofrerem divisão celular e terem tempo e vida curto. Por fim, explique algumas causas de alterações no número de hemácias no organismo e a importância da realização de exames de rotina para a verificação da quantidade dessas células no sangue.

4. 
Objeto de conhecimento:
Célula como unidade da vida
Habilidade:
(EF06CI05)
 Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
100%
O estudante compreende que o microrganismo do tipo 1 é uma bactéria.
Na célula bacteriana, o material genético fica disperso no citoplasma, em uma região denominada nucleoide. Além disso, as bactérias não apresentam organelas membranosas.

50%
O estudante compreende que o microrganismo do tipo 1 é uma bactéria, mas não consegue justificar corretamente que isso se deve à presença do nucleoide e à ausência de organelas membranosas, estas observadas apenas nos seres eucariontes.

0%
O estudante identifica o microrganismo do tipo 2 como sendo uma bactéria, o que não está correto, já que o microrganismo do tipo 2 não apresenta nucleoide, conforme mostrado na tabela.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
Os estudantes que erram este item provavelmente não compreendem as diferenças existentes entre as estruturas celulares de procariontes e eucariontes. 
Peça que, individualmente, elaborem modelos de células por meio de desenhos, demonstrando todas as estruturas presentes nas células de plantas, fungos, animais e bactérias. Em seguida, solicite que elaborem tabelas comparativas dos diversos tipos celulares, mostrando, assim, capacidade de diferenciar e identificar células de variados seres vivos.

5.
Objeto de conhecimento:
Célula como unidade da vida
Habilidade:
(EF06CI06) Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.

100%
a) O estudante entende como ocorre o processo de formação dos tecidos e identifica, corretamente, o processo 1 como mitose e o processo 2 como diferenciação celular.
b) O estudante cita, corretamente, uma característica de cada um dos tecidos.
Tecido epitelial: formado por células firmemente aderidas umas às outras, com pouca ou nenhuma substância entre as células.
Tecido conjuntivo: apresenta células imersas em grande quantidade de matriz extracelular, sintetizada pelas próprias células do tecido.
Tecido muscular: formado por células alongadas, denominadas fibras musculares.
Tecido nervoso: formado pelos neurônios e pelas células da glia, sendo a matéria extracelular praticamente inexistente.
50%
O estudante apenas identifica os processos 1 e 2 ou apenas cita uma característica de cada um dos tecidos representados no esquema.

0%
O estudante não identifica os processos 1 e 2 e cita características incorretas para cada um dos tecidos representados. 

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
Os estudantes que erram este item provavelmente não compreendem o processo de formação dos tecidos humanos, nem reconhecem as características dos diferentes tecidos encontrados no organismo.
Divida a turma em quatro grupos e peça que representem, por meio de desenhos ou, caso seja possível, com massa de modelar, o processo de divisão celular por mitose, a partir de uma célula inicial. Recomende que realizem a divisão até se obter um total de oito células. Depois, cada grupo fica responsável por “fazer o processo de diferenciação” das oito células ainda não diferenciadas em células de um dostipos de tecido: epitelial, conjuntivo, nervoso e muscular. O processo de diferenciação deve ser representado por meio de esquemas (no papel) ou com as formas da massa de modelar. Cada uma das oito células deverá ser modificada nas células do tecido atribuído a cada grupo. Em seguida, os grupos devem apresentar à classe como são as células do tecido que estudaram, como elas se organizam, além de citar algumas das funções do tecido apresentado. Ao final, faça um resumo dialogado com a turma, tirando as dúvidas que surgirem.
Solicite aos estudantes que formulem hipóteses sobre como ocorre o processo de cicatrização da pele após uma lesão e, depois que eles realizarem esta atividade, conversem a respeito do processo de cicatrização da pele e do processo de regeneração dos tecidos epitelial e conjuntivo.

6.
Objeto de conhecimento:
Célula como unidade da vida
Habilidade:
(EF06CI05)
Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.

a) correta
O estudante que seleciona esta alternativa compreende que as afirmativas I e III estão corretas, pois as imagens foram obtidas por microscópios, os quais são formados por lentes que aumentam as imagens, e que o microscópio eletrônico utilizado para obtenção da imagem A tem um potencial de aumento muito superior que o do microscópio de luz utilizado para obter a imagem B. Compreende também que as afirmativas II e IV estão incorretas, já que o microscópio eletrônico não possibilita a visualização de materiais vivos em razão da necessidade de preparo da amostra, e que o microscópio de luz não possibilita a visualização da estrutura da membrana plasmática em razão de sua menor capacidade de aumento. Ao microscópio de luz podemos notar os limites das células e inferir que há uma estrutura que a delimita, mas não conseguimos ver a membrana plasmática.

b) 
O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que as afirmativas II e IV estão incorretas, já que o microscópio eletrônico não possibilita a visualização de materiais vivos em razão da necessidade de preparo da amostra e o microscópio de luz não possibilita a visualização das estrutura da membrana plasmática em razão de sua capacidade de aumento.

c)
O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que a afirmativa IV está incorreta, já que o microscópio de luz não possibilita a visualização da membrana plasmática em razão de sua menor capacidade de aumento.

d)
O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que a afirmativa II está incorreta, já que o microscópio eletrônico não possibilita a visualização de materiais vivos em razão da necessidade de preparo da amostra.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
Os estudantes que erram este item provavelmente não compreendem o funcionamento dos microscópios e não conseguem diferenciar as imagens obtidas com o microscópio de luz das obtidas com o microscópio eletrônico.
Divida a turma em grupos e entregue o esquema de um microscópio de luz para cada grupo.
Peça aos estudantes que identifiquem as principais partes e expliquem como ocorre o aumento das imagens – multiplicando o valor da ampliação da objetiva pelo valor da ocular. 
Em seguida, entregue imagens obtidas com microscópio de luz e microscópio eletrônico e solicite que indiquem qual o equipamento utilizado para a obtenção de cada imagem. Peça que pesquisem como se prepara um material para ser observado ao microscópio eletrônico para que percebam que só se pode estudar material biológico fixado, ou seja, material biológico não vivo. Depois, dialogando com todos, pergunte que tipo de microscópio usariam se quisessem ver um ser microscópico se deslocar. Pergunte também que tipo de microscópio eles usariam para descobrir a cor de uma célula viva de planta (nesses dois casos, o microscópio de luz é o mais indicado, pois ele possibilita estudar organismos vivos e também verificar a cor natural dos organismos). Diga a eles que as células mostradas nas imagens estão coradas artificialmente, comentando que as imagens obtidas ao microscópio eletrônico são em tons de preto e branco e que só depois as imagens são coloridas artificialmente – em um processo de tratamento de imagens. Assim, não se consegue analisar a cor natural das células ou de objetos ao microscópio eletrônico. Com o microscópio de luz podemos ver a cor natural ou não, dependendo do tipo de preparação que se faz. Na fotografia apresentada, as células foram fixadas – portanto são células não vivas – e coradas com corantes especiais para evidenciar o núcleo. Na imagem, é possível ver que os glóbulos vermelhos não têm núcleo, porém os glóbulos brancos têm. O núcleo é visível como a estrutura mais corada em tom de roxo, dentro da célula.  

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