Figuras geométricas espaciais 2ºano - Plano de aula BNCC - EF02MA14

 

Título: Explorando os sólidos geométricos
Duração: 2 aulas

Introdução
Desde muito cedo as crianças manipulam e observam formas que lembram sólidos geométricos em brinquedos e outros objetos do mundo que as cerca. É muito importante, neste momento, que elas comecem a observar as características desses objetos, identificando com quais sólidos geométricos se parecem e percebendo semelhanças e diferenças entre eles.

Objetivos de aprendizagem
Figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera): reconhecimento e características – (EF02MA14) Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico.

Recursos e materiais necessários
• Modelos de sólidos geométricos: um cubo, um bloco retangular, uma pirâmide, um cilindro, uma esfera e um cone. Com exceção da esfera, que pode ser representada por uma bola de isopor, utilize moldes para montar os sólidos.


• Um cartaz com o nome e a imagem de cada um dos sólidos geométricos (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera).

• Embalagens e objetos que lembrem esses sólidos geométricos, como dados, caixas, bolas e latas – solicitar aos alunos que tragam as embalagens e os objetos para a escola.

• Lápis e caderno.

• 3 folhas de papel craft (50 cm x 66 cm) divididas em 6 partes, conforme modelo a seguir.


Desenvolvimento
Aula 1 – Reconhecimento de sólidos geométricos
Duração: uma aula de 40 minutos
Organização dos alunos: coletivamente
Nesta aula, pretende-se relacionar objetos do cotidiano com os sólidos geométricos com os quais se parecem e explorar suas características.
Inicialmente, recolha os objetos trazidos pelos alunos. Organize-os sentados em semicírculo, com lápis e cadernos em mãos. Sente-se na direção deles e coloque à sua frente os sólidos geométricos produzidos por você e o cartaz com suas imagens e respectivos nomes posicionado de maneira que todos os alunos possam ver.
Converse com a turma sobre as características dos sólidos, fazendo as intervenções necessárias para que os alunos percebam semelhanças e diferenças entre os sólidos e os objetos, demonstrando quais rolam com facilidade e quais não rolam com facilidade, de maneira que futuramente os alunos consigam diferenciar poliedros de corpos redondos.
Na sequência, apresente cada um dos objetos trazidos pelos alunos perguntando com quais sólidos geométricos se parecem. Peça que registrem as observações nos cadernos. Exemplos de registro:

• Caixa de suco – bloco retangular
• Bola – esfera
• Dado – cubo

Guarde os objetos trazidos pelos alunos, pois eles deverão ser utilizados na próxima aula, para a qual também será necessária uma preparação prévia.

Aula 2 – Caça aos objetos
Duração: uma aula de 40 minutos
Organização dos alunos: grupos
Nesta aula, pretende-se relacionar objetos do cotidiano aos nomes dos sólidos geométricos com os quais se parecem.
Antes do início da aula, esconda pela sala de aula os objetos trazidos pelos alunos. No ínicio da aula, divida os alunos em três grupos. Metade dos alunos de cada grupo serão os “caçadores”, e a outra metade serão os “selecionadores”, que deverão estar sentados em torno do papel craft já dividido e legendado.
Informe aos alunos a seguinte regra:
Os caçadores terão cinco minutos (combine com eles algum tipo de sinal para indicar quando o tempo acabar) para procurar na sala objetos que se pareçam com os sólidos geométricos estudados, entre os quais os objetos que os alunos trouxeram para a aula anterior (poderão também considerar objetos de seus pertences), e entregá-los aos selecionadores, que deverão organizá-los no local correspondente no quadro de papel craft, de acordo com os nomes dos sólidos geométricos com os quais se parecem.
Terminado o tempo, peça aos caçadores que se reúnam com seus grupos para que, juntos, os alunos de cada grupo verifiquem se os objetos estão organizados corretamente. Caso eles julguem que algum objeto não foi posicionado corretamente, podem trocá-lo de posição.
Vencerá o jogo o grupo que relacionar a maior quantidade de objetos com os sólidos geométricos corretamente.
Na sequência, solicite aos alunos que comparem suas descobertas com as dos outros grupos e que observem que formas são encontradas mais e menos frequentemente nas embalagens e nos objetos. Se em alguns dos espaços no quadro não houver nenhum objeto (o que pode acontecer no caso da pirâmide e do cone), pergunte aos alunos se conhecem objetos que tenham essa forma e peça que registrem no espaço correspondente do quadro.

Aferição de aprendizagem
Para acompanhar o desenvolvimento dos alunos, observe a participação deles durante as atividades e verifique se estão conseguindo associar os objetos às formas dos respectivos sólidos geométricos. Analise, também, os registros feitos e o desempenho durante o jogo.

Questões para auxiliar na aferição

1. Ligue cada sólido geométrico ao seu nome.


2. Contorne dois objetos que têm formas semelhantes


Gabarito das questões:

1. 

2. Resposta pessoal. 

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