Geografia 4ºano - Habilidade EF04GE04 - O campo e a cidade (plano de aula)

Título: Observando as paisagens do campo e da cidade

Objetivos de aprendizagem

Identificar elementos presentes nas paisagens do campo e da cidade, por meio de observação de imagens.
Objetos de conhecimento: Relação campo e cidade.
Habilidade trabalhada: (EF04GE04) Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas.

Diferenciar e comparar alguns elementos característicos do campo e da cidade.
Objetos de conhecimento: Relação campo e cidade.
Habilidade trabalhada: (EF04GE04) Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas.

Representar, por meio de pintura, paisagens do campo e da cidade.
Objetos de conhecimento: Relação campo e cidade.
Habilidade trabalhada: (EF04GE04) Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas.

Tempo previsto:  100 minutos (2 aulas de aproximadamente 50 minutos cada)

Materiais necessários:
Imagens de paisagens do campo e da cidade, projetor de imagens (opcional), folhas de papel A3, pincéis e tintas guache (cores variadas).

Desenvolvimento da sequência didática:
Aproximadamente 100 minutos/2 aulas

Providencie previamente imagens de paisagens do campo e da cidade, projetor de imagens (opcional), folhas de papel sulfite A3, pincéis e tintas guache.

No dia da aula, inicie uma conversa com a turma sobre elementos encontrados nas paisagens do campo e da cidade. Verifique quais são os conhecimentos que os alunos possuem sobre o tema. Solicite que imaginem uma paisagem do campo e que descrevam os elementos nela presentes (rios, pastos, plantações, estradas de chão, vegetação, etc.). 

Na lousa, elabore um quadro (como no modelo a seguir) para anotar os elementos citados pelos alunos. Em seguida, faça o mesmo em relação aos elementos da paisagem urbana, anotando os que forem citados pelos alunos (prédios, ruas, sinalização de trânsito, rios, etc.). Depois, faça a divisão, escrevendo os elementos encontrados em um só tipo de paisagem e os elementos que estão presentes em ambos os lugares.

Depois de preencher o quadro, mostre ou projete as imagens que foram previamente selecionadas e convide os alunos a uma análise comparativa, verificando a necessidade de complementar ou não o quadro. Em seguida, leia os elementos listados com a turma e solicite que os registrem no caderno.

Considerando os conhecimentos prévios dos alunos e a análise das imagens, promova um debate sobre os elementos naturais e culturais encontrados nas duas paisagens e questione-os quanto ao cotidiano das pessoas que moram nesses lugares (considerando estudo, trabalho, lazer, etc.), analisando semelhanças e diferenças. Incentive-os a opinarem sobre o assunto. 

Na sequência, entregue, para cada aluno, duas folhas de sulfite A3 e distribua as tintas guache e os pincéis disponíveis. Solicite que representem, por meio de pintura, uma paisagem do campo e uma da cidade.

Ao final, exponha os trabalhos de modo que todos possam apreciá-los, solicitando aos alunos que expliquem quais elementos foram representados em cada paisagem.

Avaliação
A avaliação deverá ser contínua, ocorrendo em todas as etapas do desenvolvimento da atividade. Poderão ser avaliados a participação e o envolvimento dos alunos, a oralidade, a capacidade de diferenciar e representar as paisagens do campo e da cidade.

Durante o desenvolvimento, observe:

• o aluno identificou os elementos presentes nas paisagens do campo e nas da cidade, ao observar as imagens apresentadas? 

• o aluno diferenciou e comparou alguns elementos característicos do campo e da cidade?

• o aluno representou por meio da pintura, paisagens do campo e da cidade?

Além das observações, seguem algumas questões relativas às habilidades desenvolvidas nesta sequência didática.

1. Cite alguns elementos característicos da paisagem do campo.
Resposta pessoal. O aluno deverá refletir sobre elementos encontrados na paisagem do campo e citar alguns como vegetação, plantações, pastos, rios, estradas rurais, etc.

2. Cite alguns elementos característicos da paisagem da cidade.
Resposta pessoal. O aluno deverá refletir sobre elementos encontrados na paisagem da cidade e citar alguns como prédios, ruas, sinalização de trânsitos, quarteirões, comércio, etc.

Após o trabalho com a sequência didática, apresente aos alunos a autoavaliação a seguir. Se preferir, reproduza as questões na lousa e peça aos alunos que as copiem e respondam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário