História e Geografia 2ºano - Apostila interdisciplinar - Gabarito comentado

 

GABARITO COMENTADO

1. Alternativa C.
Caso os alunos tenham dificuldade em realizar a atividade, é interessante fazer uma retomada das noções de “antes” e “depois” como noções temporais que permitem ordenar as ações humanas no tempo.  

2. Alternativa B.
Como na atividade 1, as dificuldades que os alunos podem apresentar se relacionam com as noções de “antes” e “depois”. Se necessário, trazer novos exemplos de acontecimentos cotidianos que podem ser ordenados por meio das noções temporais de anterioridade e posterioridade.

3. Os alunos devem identificar que Paulo toma banho depois de voltar da escola, às 13 horas. Reforce que o desenvolvimento de atividades na vida das pessoas está relacionado a um regime de temporalidade, pois são mesuradas e demarcadas por instrumentos como o relógio.

4. Ao longo do tempo, os seres humanos inventaram diferentes instrumentos para medir o tempo, tais como a ampulheta, na qual o tempo é marcado pela passagem da areia da parte superior para a parte inferior.

5. Alternativa C.
Se os alunos tiverem dificuldade em responder, retomar a atividade de simulação do movimento da Terra representando o dia na face iluminada pelo Sol e noite na face oposta.

6. Dia e noite, respectivamente. Para responder corretamente à questão, os alunos devem compreender que o café da manhã é uma atividade feita somente durante o dia e que, com o chegar da noite, postes de iluminação são acesos.

7. Espera-se que os alunos apontem que a alternância entre dias e noites influencia diretamente as atividades cotidianas das pessoas devido a vários fatores, dentre os quais, destacamos a mudança de luminosidade (o dia é claro e a noite é escura). 

8. O dia é dividido em três períodos: manhã, tarde e noite. Espera-se que os alunos cheguem a essa resposta com base nas atividades cotidianas que comumente se desenvolvem nesses três períodos. Se necessário, retomar exemplos dessas atividades.

9. Alternativa A.
Os mapas mentais ajudam no trabalho das noções de localização e orientação espaciais. A produção desse tipo de mapa introduz as representações cartográficas, que serão de grande importância na vida escolar dos alunos.

10. Resposta pessoal. É necessário que o mapa contenha referências, como o ponto de partida (casa) e o ponto de chegada (escola). Verificar se entre um ponto e outro os alunos inseriram outras referências para compor a paisagem, como estabelecimentos comerciais, casas, árvores, córregos etc. 

11. Alternativa C.
Espera-se que os alunos compreendam que os pontos de referência são importantes para a localização de elementos da paisagem. Ajudam, portanto, na construção dos mapas mentais. 

12. Resposta pessoal. A resposta deve conter pontos de referência e elementos construídos pela sociedade e/ou naturais. Incentive-os a detalhar quais elementos são predominantes.

13. Apesar de a resposta ser pessoal, o desenho não deve conter elementos do presente, como carros, prédios e outras características das paisagens atuais. Caso isso ocorra, relembre-os de que há algumas permanências e mudanças nas paisagens, mas é preciso diferenciar quais elementos fazem parte apenas do presente e de outros tempos.

14. Resposta pessoal. É provável que no relato fique claro que a construção da memória dos alunos está vinculada a acontecimentos pessoais, em momentos que remetam ao seu lugar de vivência.

15. Alternativa D.
As mudanças nas paisagens de grandes cidades são comuns em razão das ações humanas ao longo do tempo, que acarretaram maior circulação de pessoas e de automóveis.

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