História e Geografia - Atividades 2ºano (PDF) Gabarito comentado


GABARITO
*Arquivo em PDF no final do gabarito*

1. Alternativa C.
A alternativa D é incorreta, pois ninguém pode ser registrado sem um nome. As alternativas A e B estão incompletas, pois a certidão de nascimento não é emitida sem que a pessoa tenha concomitantemente o nome e o sobrenome. Nesse sentido, a resposta correta é a alternativa C. 

2. Alternativa C.
Retomar com os alunos a data de aniversário de cada um, evidenciando que esse acontecimento é anual. Dessa maneira, fica evidente que as alternativas A, B e C estão incorretas. 

3. Alternativa B.
Jantar em família e dormir cedo são hábitos que podem variar de família para família. Caso os alunos tenham assinalado a alternativa A, explicar a eles que jantar junto e dormir cedo não são regras que valem para todas as famílias. Caso tenham assinalado as alternativas C e D, comentar que jantar e dormir não são atividades realizadas na escola ou no campo de futebol e sim em casa. 

4. Alternativa C.
Os alunos devem perceber que as duas primeiras alternativas tratam de regras que costumam ser adotadas nas escolas, referentes ao início e ao término das aulas e ao intervalo ou recreio. Já a alternativa C indica uma regra que dificilmente é adotada na maioria das escolas: o intervalo precedendo o início das aulas. A regra da alternativa D também é válida para a maioria das escolas.

5. Alternativa B. Para responder corretamente à pergunta, os alunos devem saber a ordem dos dias da semana e ter desenvolvido a noção de anterioridade e posterioridade, identificando corretamente o antes e o depois. Caso tenham assinalado as alternativas A ou C, devem ter dificuldade em identificar a ordem dos dias da semana. Se assinalaram a alternativa D, possivelmente confundem as noções de anterioridade e posterioridade; nesse caso, é importante retomar com esses alunos tais noções. 

6. Alternativa B.
As alternativas A, C e D expõem atitudes que todas as pessoas devem ter na moradia, na escola ou em qualquer outro local. 

7. Ser.
A resposta à questão será facilitada pelo fato de “jeito de ser” não se relacionar apenas ao conteúdo trabalhado no bimestre, mas também de ser uma expressão bem recorrente na língua portuguesa. Considerar que os alunos estão em processo de alfabetização e podem ter dificuldade com a grafia da palavra. 

8. Certidão de nascimento.
Os alunos devem selecionar as letras que completam a expressão ”Certidão de nascimento”. 

9. Resposta pessoal.
Os alunos podem citar diversos acontecimentos da vida pessoal deles, como o dia em que aprenderam a andar, uma data ou alguma comemoração da qual se lembrem, um dia em que foram a um lugar diferente ou conheceram alguém, entre outras possibilidades. O importante é que indiquem algo que aconteceu na vida deles desde seu nascimento até o tempo atual. É fundamental respeitar as hipóteses de escrita apresentadas pelos alunos.

10. Resposta pessoal.
Os alunos devem selecionar três acontecimentos marcantes da vida deles e ordená-los do mais antigo ao mais recente, representando-os por meio de desenhos. Avaliar os desenhos, conversando com cada aluno sobre a sequência temporal representada.

11. Tempo. Considerar as hipóteses de escrita apresentadas pelos alunos e o estágio de alfabetização de cada um. Caso eles tenham apresentado outra resposta, elaborar uma linha do tempo na lousa. Mostrar aos alunos que a linha transmite a ideia de sequência e que os acontecimentos da vida pessoal podem ser organizados sequencialmente no tempo. A linha do tempo é feita para que essa sequência seja mais bem representada. Fazer perguntas como: “O que aconteceu antes? O que aconteceu depois?”. Propor aos alunos que representem coletivamente alguns acontecimentos, partindo de um exemplo da turma ou citando acontecimentos da vida deles.

12. Caso os alunos não tenham feito o traçado correto, verificar se localizaram os locais mencionados: o prédio de apartamentos, o ponto de ônibus e o parque municipal. Certificar-se de que eles identificaram o prédio correto, que fica exatamente em frente ao ponto de ônibus.

13.
a)
Atrás.
b) À frente.
c) Ao lado.

Caso os alunos tenham dificuldade em identificar as respostas corretas, verificar primeiro se conseguiram ler os nomes e se essa foi a principal dificuldade apresentada. Caso tenham dificuldade em reconhecer as respostas corretas, fazer perguntas sobre as posições por meio de situações da sala de aula representada. É possível fazer esse exercício durante a aula e depois aplicar as noções trabalhadas nas situações propostas na atividade. 

14. Resposta pessoal.
Os alunos podem desenhar cenas diversas para representar um hábito praticado coletivamente pelas pessoas que vivem em sua moradia. Verificar se a cena representada corresponde a um hábito relacionado, por exemplo, a atividades que a família faz em grupo com frequência ou a atividades cotidianas em uma casa, como fazer refeições, acordar, dormir e conversar.

15.
a)
Sala de aula.
b) Todos.
c) Horário.

Para a realização dessa questão, os alunos devem identificar as palavras grafadas no banco de palavras e, posteriormente, refletir sobre a pertinência de cada uma à frase a ser completada, considerando, para isso, a concordância entre a palavra e os complementos da frase e o próprio sentido da informação. Avaliar se possíveis erros de concordância forem cometidos, apontando-os e utilizando-os também como critério para correção. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nosso blog é gratuito, seja um colaborador e incentive nosso trabalho por apenas 4,99.