História e geografia - Atividades 3ºano (PDF) Gabarito comentado

 


GABARITO COMENTADO
*Arquivo em PDF no final**

1. O aluno poderá usar seus conhecimentos a respeito dos elementos que compõem uma paisagem da cidade ou do campo, suas características, construções, vegetação, equipamentos, circulação de pessoas, suas atividades e outros aspectos que compõem uma paisagem urbana ou rural, para fazer a descrição.

2. Alternativa B.
Nos lugares de viver, as pessoas se relacionam. Seus hábitos e costumem influenciam sua maneira de ser e também o lugar onde vivem.

3. Espera-se que o aluno compreenda o lugar como o espaço de vivência das pessoas e que nele os grupos sociais interagem de diversas formas, por exemplo, por meio da dança e da música.

4. A questão permite ao aluno identificar aspectos culturais dos grupos sociais em seu lugar de vivência, estimulando o aluno a pensar sobre as características de um evento cultural que ocorre no lugar onde vive. Orientar os alunos para que descrevam como é esse local, qual é o objetivo do evento, quem são as pessoas que o frequentam, em qual época do ano e quais as atividades realizadas.

5. Alternativa C.
A peteca é um brinquedo de origem indígena, feito com elementos da natureza, como penas de animais e palha. Caso o aluno assinale outras alternativas, retomar o assunto das brincadeiras e jogos.

6. Não. A construção das moradias é elaborada de acordo com os costumes de cada grupo, recebendo a influência do clima e do tipo de material que possuem, por exemplo. Elas podem ser: circulares, retangulares, pentagonais, ovais ou ter outras formas.

7. Alternativa A.
Pessoas de diferentes povos foram trazidas da África para o Brasil, trazendo consigo hábitos e culturas que influenciaram na formação cultural do Brasil. No caso dos povos africanos, as influências se destacam na: alimentação, com ingredientes e alimentos que viraram hábitos alimentares, como o acarajé; na linguagem, com diversas palavras originadas de línguas africanas; na música e outras.

8. Alternativa B.
Alguns grupos europeus e asiáticos que vieram para o Brasil foram os portugueses, espanhóis, italianos, alemães, sírios, libaneses e japoneses.

9. Espera-se que o aluno descreva alguns aspectos presentes na sua moradia ou na paisagem do seu lugar de viver que represente elementos de origem de outros povos. O aluno pode descrever objetos, brinquedos, festas, comemorações, alimentos, manifestações artísticas variadas e outros.

10. As comunidades tradicionais possuem formas próprias de organização social e são grupos que se reconhecem culturalmente diferenciados. Elas usam o território e os recursos naturais como condição para reprodução de suas práticas.

11. Alternativa D.
A principal característica dos trabalhadores da pescaria artesanal é a retirada de peixes em menores quantidades, para o consumo de sua família e pequeno comércio. As características indicadas nas demais alternativas mostram intervenção negativamente na natureza e não são práticas compatíveis com a pesca artesanal. 

12. Os ribeirinhos são grupos que desenvolvem sua cultura em localidade próximas aos rios e vivem, sobretudo, da pesca. Em diferentes locais, os ribeirinhos habitam em palafitas, moradias de madeira construídas sobre a água, sustentadas por estacas.

13. Alternativa B.
A alternativa D é incorreta, pois o tacacá não é um prato típico da culinária nordestina. As alternativas A e C também estão incorretas, já que o tacacá não faz parte das culinárias europeia e africana. Para sanar as dificuldades apresentadas pelos alunos, chamar a atenção para a palavra “tacacá”, de origem tupi-guarani.

14. Espera-se que o aluno saiba as características de pelo menos uma população tradicional estudada e que represente uma situação vivenciada cotidianamente pelos seus integrantes.

15. A capoeira é uma atividade física que mistura esporte, luta, dança e música que tem influência da cultura africana e dos afrodescendentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nosso blog é gratuito, seja um colaborador e incentive nosso trabalho por apenas 4,99.