História e Geografia - Atividades 5ºano (PDF) Gabarito comentado

 

GABARITO COMENTADO
**Arquivo em PDF no final**

1. Os alunos devem indicar que o rio Nilo foi de extrema importância para o desenvolvimento dos egípcios antigos. Eles se fixaram (há cerca de 5 mil anos) nas áreas às margens do rio para poderem obter água para o consumo e para aproveitarem a fertilidade do solo propiciada pelas inundações da água do rio para a realização da agricultura.

2. O shaduf era um sistema de transporte de água criado pelos antigos egípcios que incluía uma série de canais construídos em diversas alturas para levar a água do rio até locais mais distantes, aumentando a área que podia ser cultivada. 

3. Respectivamente, religião e natureza.

4. Alternativa b.
As alternativas a, c e d estão incorretas. Os olmecas viviam no atual território do México, há cerca de 3.500 anos. O deus Osíris era cultuado pelos egípcios antigos e o rio Amarelo era utilizado pelos chineses antigos. Caso os alunos confundam as características mencionadas, retomar a localização dos olmecas e relacionar as outras alternativas com os povos correspondentes.

5. População absoluta é número total de habitantes de um país ou de uma região. Para conhecer esses números, os governos realizam a contagem da população, chamada de censo ou recenseamento.

6. Alternativa c.
As alternativas a, b e d estão incorretas. Para que os alunos possam responder corretamente à questão, devem ter compreendido os conceitos de crescimento natural (número de nascimentos é maior que o número de mortes) e saldo migratório positivo (quando o número de pessoas que ingressa em um país é maior do que o número de pessoas que saem).

7. Alternativa d.
As alternativas a, b e c indicam fatores que contribuem para o aumento da expectativa de vida da população e, portanto, não devem ser circuladas pelos alunos. A falta da coleta de esgoto contribui para a disseminação de doenças e para o aumento das taxas de mortalidade. É necessário lembrar que a expectativa de vida está diretamente relacionada às condições de vida da população.

8. Os alunos devem indicar que migração é o deslocamento de pessoas entre unidades da federação, de uma região para outra ou de um país para outro. Quando o deslocamento de pessoas ocorre dentro de um mesmo país, esse fenômeno é chamado de migração interna ou nacional. Quando as pessoas se mudam de um país para outro, ocorre a migração externa ou internacional.

9. Alternativa b.
As alternativas a, c e d estão incorretas. Reforçar para os alunos que a vinda do haitianos em 2010 representou um dos maiores fluxos de migrantes externos para o Brasil nos últimos anos. Informar os alunos que, além do terremoto ocorrido no Haiti, muitos haitianos migram para o Brasil devido à situação precária em que vivem, pois o país apresenta altos índices de pobreza e de carência de serviços de saneamento básico. 

10.
a) As crianças necessitam de investimentos governamentais em serviços relacionados à educação.
b) Os adultos necessitam de políticas que facilitem a obtenção de emprego.
c) Os idosos necessitam de investimentos nos serviços de saúde e de aposentadoria.

11. Alternativa c.
As alternativas a, b e d estão corretas e não devem ser circuladas pelos alunos. Para que os alunos possam responder corretamente à questão, é necessário que tenham compreendido bem a divisão das horas do dia e da noite, utilizada pelos antigos romanos. 

12. Alternativa b.
As alternativas a, c e d estão incorretas. Lembrar que o calendário chinês é um dos mais antigos que existem (foi criado há cerca de 4 mil e seiscentos anos). Esse povo organizava o calendário em ciclos de doze anos e é utilizado até os dias atuais para marcar eventos culturais na China. 

13.
a) Uma parte dos árabes usaram como marco inicial a saída de Maomé, o fundador da religião islâmica, da cidade de Meca para a cidade de Medina.
b) Os hebreus utilizaram como ponto de partida o ano em que consideravam ter ocorrido a criação do mundo por Deus. Destacar que alguns povos selecionaram um fato que consideravam importante na sua história para marcar o início da contagem do tempo.

14. A frase é verdadeira. Para organizar a contagem do tempo, as pessoas costumam reunir períodos de cem anos em um conjunto. Esses conjuntos, chamados de séculos, são geralmente representados com algarismos romanos. Destacar que a organização dos anos em séculos facilita a localização dos fatos históricos considerados importantes por determinado povo.

15.
I – O calendário criado por povos que viviam no continente americano foi aperfeiçoado pelos Maias, em territórios do atual México, Honduras, El Salvador, Guatemala e Belize.
II – Os povos indígenas tinham calendários diferentes entre si e incluíam tanto elementos naturais quanto atividades humanas.

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