Localização e deslocamentos (EF02MA12) - Matemática 2ºano (plano de aula)

Duração: 2 aulas

Introdução
Desde muito cedo as crianças pensam sobre localizações e deslocamentos: percebem o caminho que percorrem entre sua casa e a escola e a possibilidade de realizar diferentes percursos para chegar ao mesmo destino, por exemplo.
Diante disso, é importante os educandos realizarem atividades que trabalhem os termos utilizados para orientar deslocamentos.

Objetivos de aprendizagem
Localização e movimentação de pessoas e objetos no espaço, segundo pontos de referência, e indicação de mudanças de direção e sentido – (EF02MA12) Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido.

Recursos e materiais necessários:

• Um saquinho transparente.

• Pequenos cartões numerados de 2 a 16.

• Folhas de papel kraft, de dimensões 120 cm X 100 cm (uma folha para cada grupo de 4 alunos, repartida em 16 retângulos).

Desenvolvimento

Aula 1 – Termos referentes à localização
Duração:
uma aula de 40 minutos.
Organização dos alunos: em grupos de 4 integrantes.

Nessa aula pretende-se recordar o significado dos termos “à esquerda”, “à direita”, “em frente” e “atrás”.

Entregue o papel kraft aos grupos. Oriente-os a numerar os retângulos conforme a referência a seguir e aproveite a oportunidade para trabalhar a ordem da sequência numérica de números naturais.

Em seguida, peça que os integrantes dos grupos posicionem suas mochilas (ou outro objeto pessoal) nos retângulos 9 a 12 – uma mochila por retângulo – e se posicionem em frente ao tapete, de forma que possam visualizar os de número 1 a 16. Peça-lhes que considerem o papel kraft um tabuleiro em que cada retângulo é uma casa e respondam, no caderno pessoal, às seguintes perguntas:

• Qual é o número da casa logo à frente da sua mochila?
• Qual é o número da casa atrás da sua mochila?
• Tem alguma casa à direita da sua mochila? Qual é o número dela?
• Tem alguma casa à esquerda da sua mochila? Qual é o número dela?
Auxilie-os com as dúvidas que surgirem.

Aula 2 – Deslocamentos
Duração: uma aula de 40 minutos.
Organização dos alunos: grupos de 4 integrantes.
Nessa aula, pretende-se trabalhar a linguagem verbal para orientar deslocamentos.

Entregue para cada grupo a composição feita com papel kraft na aula anterior. Proponha o seguinte jogo:

Um jogador deve ser posicionado na casa 1, ele será o caminhante; os outros integrantes do grupo serão os orientadores.

• Sorteie um número, utilizando um saquinho com papéis numerados de 2 a 16. Os orientadores devem guiar o deslocamento do caminhante até a casa do número sorteado; a cada passo, o jogador deve se mover para uma casa à sua esquerda, à sua direita ou à
sua frente – não serão permitidos movimentos na diagonal. Dessa forma, caso o número sorteado seja o 10, uma possível orientação é: “Dê dois passos à frente; agora dê um passo à esquerda”.

A cada rodada, remova o número sorteado anteriormente do saquinho e escolha um novo integrante de cada grupo para ser o caminhante. Vence a rodada o grupo do caminhante que chegar primeiro até a casa do número sorteado.

Aferição da aprendizagem
Para verificar o desenvolvimento dos alunos, acompanhe a participação deles durante as atividades e registre as possíveis dúvidas e conflitos que surgirem ao longo das aulas. Como trabalho complementar, peça às equipes que registrem as orientaçãoes necessárias para que um caminhante vá da casa 1 à casa 11.
Questões para auxiliar na aferição
Relembre o jogo das aulas anteriores. Imagine que você está de pé na casa de número 2, olhando para as casas 6, 10 e 15.

Complete as afimações utilizando um dos termos abaixo.


1. Se você der dois passos _________ chegará à casa de número 10.
2. Se você der um passo _________ chegará à casa de número 1.
3. Se você der dois passos _________ chegará à casa de número 4.

Gabarito das questões
1. Em frente.
2. À esquerda.
3. À direita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário