Matemática 2ºano - Plano de aula BNCC: EF02MA02, EF02MA03 - Contar, estimar e comparar

 


Duração: 2 aulas

Introdução:
Contar é uma ação praticada desde os tempos mais remotos. As crianças, por exemplo, desde cedo contam de maneira intuitiva a sua idade, os seus brinquedos, etc. Neste momento, devemos propiciar um olhar mais atento para as atividades de contagem propondo aos alunos, também, que estimem e comparem quantidades de objetos.

Objetivos de aprendizagem:
Leitura, escrita, comparação e ordenação de números de até três ordens pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e papel do zero) 

(EF02MA02) Registrar o resultado da contagem ou estimativa da quantidade de objetos em coleções de até 1 000 unidades, realizada por meio de diferentes estratégias.

(EF02MA03) Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois, entre outros), para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem
a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos a mais e quantos a menos.

Recursos e materiais necessários:
Palitos de sorvete, elástico, 20 papéis com números (cada papel deve conter um número de 1 a 20) e um saco não transparente.

Desenvolvimento:

Aula 1 – Estimativas
Duração: uma aula de 40 minutos
Organização dos alunos: grupos

Nesta aula, pretende-se contar, estimar e comparar quantidades de objetos.
Separe os alunos em dois grupos. Eles deverão sentar em semiroda, um grupo de frente para o outro. Coloque no centro da semiroda 50 palitos de sorvete (não informe a quantidade de palitos aos alunos). Solicite aos alunos que deem nomes aos grupos e anote na lousa o nome de cada grupo.
Mostre aos alunos um agrupamento de 10 palitos e deixe-o em um lugar visível, para que eles possam comparar a quantidade de palitos que irão receber com a do agrupamento mostrado por você.

Sorteie um papel e mostre-o a um dos grupos. Um representante do grupo deverá ir até onde estão os 50 palitos e separar a quantidade de palitos sorteada por você sem que o outro grupo veja ou saiba qual é a quantidade de palitos separados. Amarre os palitos com um elástico e entregue-os ao outro grupo.

Os alunos do grupo que receber os palitos não poderão contar a quantidade de palitos. Eles deverão estimar essa quantidade durante um tempo curto determinado por você, baseados na comparação com o agrupamento de 10 palitos, e responder se “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.
Depois que os alunos derem o palpite, um representante do grupo deverá contar a quantidade de palitos; se ele acertar a quantidade, o grupo marcará um ponto.
Alterne, em várias rodadas, o grupo que separa os palitos e o grupo que estima a quantidade de palitos, além dos representantes de cada grupo, para que todos os alunos possam participar.
Vencerá o jogo o grupo que tiver mais pontos ao final das rodadas.
Guarde os materiais para que eles sejam utilizados na próxima aula.

Aula 2 – Quanto a mais e quanto a menos
Duração: uma aula de 40 minutos
Organização dos alunos: grupos

Nesta aula, pretende-se comparar quantidades de objetos indicando quantos a mais e quantos a menos.
Separe novamente os alunos em dois grupos. Eles deverão sentar em semicírculo, um grupo de frente para o outro. Coloque no centro do semicírculo 50 palitos (não informe a quantidade de palitos ao alunos). Solicite aos alunos que deem nomes aos grupos e anote na lousa o nome de cada grupo.
Mostre novamente aos alunos um agrupamento de 10 palitos e deixe-o em um local visível.
Explique aos alunos que o jogo é o mesmo da aula anterior, mas que desta vez, além de responder se “tem mais” ou “tem menos”, eles também deverão dizer quantos palitos eles acreditam que tenha a mais ou a menos. Só marcará ponto o grupo que acertar a quantidade exata.

Aferição de aprendizagem
Para acompanhar o desenvolvimento dos alunos, observe a participação deles durante as atividades e verifique se estão conseguindo comparar e estimar quantidades.

Questões para auxiliar na aferição

1. Observe as porcas e os parafusos.


Agora responda:
a) Há mais porcas ou parafusos? _______________________________
b) Quanto a mais? __________________________________________

2. Carlos irá separar as flores mostradas abaixo em dois grupos de 10 flores cada um. 

a) Irá sobrar ou faltar flores? __________________________________
b) Quantas?_________________________________________________
Gabarito das questões
1.
a) Há mais parafusos.
b) Há 1 parafuso a mais.

2.
a) Não irá sobrar nem faltar flores.
b) Nenhuma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nosso blog é gratuito, seja um colaborador e incentive nosso trabalho por apenas 4,99.