Plano de aula 1ºano BNCC - EF01LP01, EF01LP02, EF01LP08, EF01LP19, EF01LP20, EF01LP22 Conhecendo minha escola


Título: Conhecendo minha escola

Objetivos de aprendizagem:

Desenvolver a expressão oral.
Objeto de conhecimento:
Constituição da identidade psicossocial, em sala de aula, por meio da oralidade.
Habilidade trabalhada: (EF01LP01) Expressar-se, em situações de intercâmbio oral, com autoconfiança (sem medo de falar em público), para explorar e apresentar informações, esclarecer dúvidas, trocar ideias, propor, criar ou engajar-se em jogo ou brincadeira.

Desenvolver o respeito aos turnos de fala.
Objeto de conhecimento:
Regras de convivência em sala de aula.
Habilidade trabalhada: (EF01LP02) Escutar, com atenção e compreensão, instruções orais, acordos e combinados, que organizam a convivência em sala de aula.

Realizar leitura de memória.
Objeto de conhecimento:
Decodificação.
Habilidade trabalhada: (EF01LP08) Ler, em textos, palavras conhecidas via memória ou relacionadas à sua experiência pessoal (nomes próprios, nomes dos dias do ano, nomes dos dias da semana, marcas de produtos etc.).

Planejar um texto coletivo.
Objeto de conhecimento:
Planejamento de texto.
Habilidade trabalhada: (EF01LP19) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização, estrutura; o tema e assunto do texto.

Produzir lista com o auxílio do professor.
Objeto de conhecimento:
Textos de gêneros textuais diversos.
Habilidade trabalhada: (EF01LP20) Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, agendas, bilhetes, recados, avisos, convites, listas e legendas para fotos ou ilustrações, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Revisar um texto produzido.
Objeto de conhecimento: Revisão do texto.
Habilidade trabalhada: (EF01LP22) Rever, com a colaboração do professor e de colegas, o texto produzido individualmente ou em grupo.

Conhecer a estrutura de um convite.
Objeto de conhecimento:
Textos de gêneros textuais diversos.
Habilidade trabalhada: (EF01LP20) Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, agendas, bilhetes, recados, avisos, convites, listas e legendas para fotos ou ilustrações, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Tempo previsto: 300 minutos (6 aulas de aproximadamente 50 minutos)
Materiais necessários:
Folhas de papel sulfite, folha grande de papel kraft, canetão azul ou preto, cartolina, lousa, giz, papéis coloridos diversos, fita adesiva, lápis de cor, tinta guache ou aquarela e giz de cera.

Desenvolvimento da sequência didática

Etapa 1 (Aproximadamente 50 minutos/ 1 aula)
Inicie a aula conversando com os alunos a respeito da escola. Pergunte a eles o que aprendem na escola e peça que comentem o que mais gostam de estudar e/ou de fazer nela. Em seguida, escreva na lousa o nome da escola, destacando a letra inicial, e solicite aos alunos que digam o nome dessa letra.

Depois, promova um passeio com os alunos pela escola, para que conheçam as dependências. Para isso, organize-os em filas e, durante o passeio, indique onde estão os banheiros, o refeitório, as salas de aula, a secretaria, a biblioteca, a direção, a supervisão, etc.

Ao retornarem para a sala, pergunte se todos já conheciam a escola e sabiam onde ficavam cada uma das dependências visitadas. Aos alunos que desejarem, dê a oportunidade de compartilhar o que já conheciam e o que não conheciam da escola.

Em seguida, pergunte aos alunos se eles sabem por que é importante frequentar a escola. Permita que expressem sua opinião naturalmente. Leve-os a perceber a importância de estudar, pois, na escola, além de aprender a ler e a escrever, eles têm a oportunidade de conviver com os colegas e com outras pessoas e de adquirir conhecimentos que os ajudarão em sua vida futura. 

Após essa conversa, entregue a cada aluno uma folha de papel sulfite, peça que a deixem na posição horizontal e escrevam seus nomes. Solicite que façam um desenho mostrando qual é o sentimento que tiveram no primeiro dia de aula, e, embaixo dele, registrem, de forma espontânea, a escrita do nome do sentimento representado. Após concluírem os desenhos, todos deverão ir, um a um, à frente da sala para mostrá-los e falar ao respeito do sentimento representado.

Após todos os alunos concluírem a apresentação, recolha os desenhos e cole-os no caderno de atividades de sala de aula.

Etapa 2 (Aproximadamente 100 minutos/ 2 aulas)
Providencie, antecipadamente, uma folha grande de papel kraft e um canetão na cor azul ou preta.

Relembre a conversa da etapa anterior a respeito da importância de se frequentar a escola e dos sentimentos apresentados no primeiro dia de aula. Em seguida, proponha a produção coletiva de um texto narrativo, contando como foi o primeiro dia de aula da turma. Você será o escriba, e o texto deverá ser escrito na lousa para, depois, ser registrado no papel kraft.

Peça aos alunos que escolham um título para o texto e registre-o na lousa com giz colorido. Aproveite para explicar que os textos, geralmente, apresentam título e que sua função é transmitir uma ideia do que será tratado ao longo do texto.

Pergunte à turma como se pode iniciar um texto e ouça as sugestões, fazendo as intervenções necessárias. Para que o texto da turma vá tomando forma e tenha coerência, faça perguntas que levem os alunos a concluir a importância das informações estarem interligadas. Conforme eles forem falando, vá anotando e organizando as ideias na lousa. Pergunte se eles se lembram de como foram recebidos no primeiro dia de aula. Deixe que relatem os acontecimentos e verifique se todos concordam em colocar as informações apresentadas. Relacione-as de modo que o texto tenha começo, meio e fim, e seja coerente.

Após finalizar o texto na lousa, leia-o para os alunos e peça que acompanhem a leitura repetindo o que está sendo lido por você. Destaque a importância da escrita e da leitura, fazendo com que eles percebam que o desenvolvimento de cada uma é um dos elementos motivadores para que frequentem a escola.

Em seguida, copie o texto na folha de papel kraft e cole-a na sala de aula para que realizem diariamente a sua leitura.

Etapa 3 (Aproximadamente 100 minutos/ 2 aulas)
Providencie, com antecedência, uma cartolina.

Depois de trabalhar a importância de frequentar a escola e relembrar o primeiro dia de aula, agora é hora de os alunos conhecerem a história da escola onde estudam. Para isso, explique a eles que a turma vai convidar alguém da direção da escola para vir até a sala de aula e contar essa história. Portanto, eles devem produzir coletivamente um convite para ser entregue na direção.

Primeiro, conversem sobre as informações principais que precisam estar presentes em um convite (data, hora, local, acontecimento, quem está convidando e quem é o convidado). Para auxiliá-los na compreensão dessas informações, oriente-os a lembrar de convites que já receberam anteriormente (aniversário, casamento, formatura, etc.). Explore com a turma, por exemplo, as informações que há em um convite de aniversário que, geralmente, é o convite com o qual eles têm mais contato. Para isso, leve um convite já pronto, para que eles visualizem as informações conforme forem trabalhadas.

Após essa exploração, mãos à obra! Registre, na lousa, as informações que deverão fazer parte do convite (data, horário, local e motivo do convite) e preencha-as com a participação dos alunos oralmente. No momento da escrita dessas informações, aproveite para explorar com eles as letras que formam as palavras e os nomes de cada uma delas. 

Releiam as informações do convite para ter certeza de que não se esqueceram de nada. Em seguida, pegue a cartolina, dobre-a ao meio e, na parte de dentro e na vertical, registre as informações que estão na lousa. Concluída essa etapa, permita que cada aluno escreva seu nome ao final, indicando que todos estão convidando a pessoa para a visita.

Para a confecção da parte da frente do convite, sugira aos alunos que alguns façam uma ilustração coletivamente e outros fiquem responsáveis por colorir.

Depois de pronto, organize os alunos em fila e leve-os até a sala da pessoa responsável pela direção para entregar o convite pessoalmente. 

De volta à sala de aula, elabore com os alunos uma lista de perguntas que podem ser feitas ao convidado, para que possam esclarecer todas as dúvidas em relação à história da escola.

Etapa 4 (Aproximadamente 50 minutos/ 1 aula)
No dia da visita, organize a sala em semicírculo para que todos possam ver e interagir com o convidado. Antes da conversa, explique aos alunos que eles deverão respeitar a vez de cada um falar e permanecer em silêncio enquanto o convidado responde às perguntas.

Inicie a conversa agradecendo ao convidado por ter aceitado o convite e, em seguida, faça a primeira pergunta. Dê continuidade às demais perguntas conforme as respostas forem sendo dadas. Ao final, pergunte à turma se gostariam de saber algo mais a respeito da escola ou se não entenderam alguma coisa. 

Ao término da visita, oriente os alunos a agradecer e a se despedir do convidado.

Avaliação
A avaliação deverá acontecer em todas as etapas da sequência didática. Poderão ser avaliados a participação, o envolvimento e a organização dos alunos, se reconhecem a importância de frequentar a escola, a criatividade, a compreensão da estrutura básica de um texto (título/começo/meio/fim), a hipótese de escrita apresentada pelos alunos e se compreenderam qual é a estrutura de um convite.

Durante o desenvolvimento das atividades, observe:

• o aluno compreende a importância de frequentar a escola?

•  o aluno é capaz de perceber as partes principais de um texto narrativo?

•  o aluno compreende a estrutura de um convite?

•  o aluno consegue fazer relação entre grafema/fonema na escrita de palavras?

• o aluno escuta com atenção e respeita o momento certo de falar?

Além das observações, seguem algumas questões relativas às habilidades desenvolvidas nesta sequência didática.

1. Por que é importante frequentar a escola? Converse com os colegas. 
Recorde com os alunos que, além de ser um lugar onde aprendem a ler e a escrever, na escola eles têm a oportunidade de conviver com os colegas e com outras pessoas e também de adquirir conhecimentos que os ajudarão em sua vida futura.

2. Quais informações sobre a história da escola você aprendeu? Converse com os colegas.
Resposta pessoal. Auxilie os alunos a recordar as informações que obtiveram com a visita do convidado.

Após o trabalho com a sequência didática, apresente oralmente aos alunos a autoavaliação a seguir. Se preferir, reproduza as questões na lousa e peça aos alunos que as copiem e respondam.


Um comentário:

  1. GOSTEI MUITO POIS VOCE METIROU DE UMA ERRASCADA MUITO OBRIGADA

    ResponderExcluir