Plano de aula de Geografia 3ºano - Habilidade BNCC: EF03GE01 - Patrimônios públicos

Título: Cuidando do patrimônio público

Objetivos de aprendizagem:

Refletir coletivamente sobre a definição de patrimônio público.
Objetos de conhecimento: A cidade e o campo: aproximações e diferenças
Habilidade trabalhada: (EF03GE01) Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo.

Reconhecer que todas as pessoas devem zelar pelo patrimônio público.
Objetos de conhecimento: A cidade e o campo: aproximações e diferenças
Habilidade trabalhada: (EF03GE01) Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo.

Elaborar coletivamente cartaz de atitudes que promovem a conservação e valorização do patrimônio público.
Objetos de conhecimento: A cidade e o campo: aproximações e diferenças
Habilidade trabalhada: (EF03GE01) Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo.

Tempo previsto: 100 minutos (2 aulas, aproximadamente 50 minutos cada) 

Materiais necessários:
Material de recorte (revistas, jornais, livros consumíveis, etc.), lápis de cor, canetas hidrográficas, tubos de cola, tesouras com ponta arredondada, fita crepe e cartolinas.

Desenvolvimento da sequência didática

Aproximadamente 100 minutos/2 aulas
Organize os alunos em roda e pergunte-lhes se sabem a quem pertence a rua onde moram e se conhecem quem é responsável pela sua conservação e limpeza. Faça com que os alunos reflitam sobre as perguntas lançadas e expressem suas opiniões. Explique-lhes que ruas, praças, prédios de escolas públicas e postos de saúde, etc., assim como os equipamentos e mobiliários que os compõem, são chamados de patrimônio público, ou seja, se encontram em poder do governo e a ele cabe os investimentos em manutenção (conserto de equipamentos e mobiliários, pinturas, troca de lâmpadas, etc.) e melhorias (aquisição de novos equipamentos, reformas, construção de novos prédios, etc.).

Comente, portanto, que o verdadeiro dono do patrimônio público é o povo, ou seja, todas as pessoas têm o direito de acesso a esses lugares, como de trafegar pelas ruas, frequentar as praças, e aos equipamentos, como usar as carteiras da escola, etc. Explique-lhes que cabe a cada cidadão zelar pelo patrimônio e seus pertences, fazendo uso deles com consciência: conservando-o limpo e organizado, economizando água e energia elétrica, etc. Solicite aos alunos que citem alguns tipos de patrimônio público e falem sobre atitudes positivas que favoreçam a conservação dos mesmos. Conforme os alunos se expressam, faça as intervenções necessárias. Refaça as perguntas do início da aula (A quem pertence a rua onde moram? Quem é responsável pela sua conservação e limpeza?) e verifique se houve evolução nas respostas, finalizando, assim, a discussão e baseando-se em tudo que foi apresentado sobre o tema.

Separe a turma em grupos de aproximadamente quatro alunos, entregue os materiais de recorte (revistas, jornais, livros consumíveis), as cartolinas, as canetas hidrográficas, os lápis de cor, os tubos de cola e as tesouras de ponta arredondada e solicite que cada grupo pesquise imagens de patrimônios públicos, como de ruas, praças, prédios de escolas públicas, monumentos, etc. Peça que eles montem cartazes com as imagens selecionadas, escrevendo a identificação do patrimônio (rua, praça, parque público, etc.) e quais atitudes os cidadãos podem ter para conservá-los e valorizá-los, como: se a imagem selecionada for de uma rua, os alunos poderão descrever atitudes como varrer as calçadas, organizar o lixo e colocá-lo para coleta no dia certo, recolher as fezes dos animais, recolher o lixo jogado, etc.

Monte, com a ajuda dos alunos, um mural na sala de aula para dispor os cartazes confeccionados pelos grupos, de modo que eles possam ser observados por todos. Use fita crepe para colá-los. Em seguida, peça que cada grupo apresente seu trabalho e fale as atitudes de conservação e valorização dos patrimônios públicos.

Avaliação
A avaliação deverá ser contínua, ocorrendo em todas as etapas do desenvolvimento da atividade. Poderão ser avaliados a participação e o envolvimento do aluno, a oralidade, o trabalho em grupo e a capacidade de entender o significado de patrimônio público e reconhecer que todas as pessoas têm o dever de zelar por ele.

Durante o desenvolvimento das atividades, observe:

• o aluno refletiu coletivamente sobre a definição de patrimônio público?

• o aluno reconheceu que todas as pessoas devem zelar pelo patrimônio público?

• o aluno elaborou coletivamente cartaz de atitudes que promovem a conservação e valorização do patrimônio público?

Além das observações, seguem algumas questões relativas às habilidades desenvolvidas nesta sequência didática.

1. Cite alguns patrimônios públicos que você conhece.
Resposta esperada: o aluno deverá identificar e citar patrimônios públicos que conhece como ruas, praças, parques, monumentos, etc.

2. Você acha que todas as pessoas devem cuidar dos patrimônios públicos? Por quê?
Resposta esperada: o aluno deverá reconhecer que todas as pessoas devem cuidar do patrimônio público, pois trata-se de bens comuns ao povo, os quais beneficiam a todos e devem estar sempre limpos e conservados para uso comum.

Após o trabalho com a sequência didática, trabalhe com os alunos a autoavaliação a seguir. Se preferir, reproduza as questões na lousa para os alunos copiarem e responderem-nas.


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