Esta sequência didática tem o objetivo de tratar das periodizações históricas relacionadas à Pré-história para então explorar o tema da Revolução Neolítica, cujas transformações (derivadas da agricultura e domesticação de animais) estimularam a criação de novas maneiras de organizar a vida econômica e social.
Antes de iniciar o estudo deste tema, é importante entender e questionar os critérios utilizados nas periodizações comuns do ensino de História. Neste caso, em especial, o termo “Pré-história”, que em seu reverso enfatiza as ações e grupos humanos associados à escrita – prática que, segundo as concepções de historiadores do século XIX, era valorizada em detrimento de outras. A despeito da ausência de registros escritos, os grupos humanos tiveram formações sociais, códigos e símbolos culturais variados, lidaram com fatores econômicos complexos e desenvolveram modos e técnicas para se relacionar com o ambiente. Até o presente, continuam a existir sociedades complexas cujas tradições não estão assentadas em práticas escritas.
Incentive os alunos a participar das discussões lembrando-os de que eles são também agentes na construção da História e dos conhecimentos históricos. A sequência de aulas deverá considerar os conhecimentos prévios dos estudantes. Eles poderão levantar polêmicas relacionadas a temas como a origem da espécie humana, ou ainda ter em mente representações anacrônicas produzidas entre os séculos XIX e XX. Por isso, é importante apresentar à turma evidências científicas e explicar como se dá o processo de investigação dos vestígios deste passado longínquo. Deve-se, também, tomar cuidado com perspectivas eurocêntricas que postulam o sedentarismo, ou seja, o estabelecimento de comunidades fixas no mesmo local, como uma etapa “posterior” ao modo de vida nômade; afinal, esta forma de ocupação do espaço e de organização social segue até o presente em convivência mútua em diferentes lugares.
TEMA: FIXAÇÃO DOS GRUPOS HUMANOS E A CRIAÇÃO DA AGRICULTURA
O período conhecido como Pré-história é subdividido em diferentes fases, segundo os tipos de ferramentas e materiais utilizados pelos grupos humanos em suas atividades, além de considerar o desenvolvimento da agricultura e da criação de animais. Os vestígios arqueológicos são fundamentais para o estudo desse período.
Objetos de conhecimento:
O que forma um povo?: da sedentarização aos primeiros povos.
As formas de organização social e política: a noção de Estado.
Habilidades:
(EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.
(EF05HI02) Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado.
Objetivos:
Compreender o surgimento do Homo sapiens e seu desenvolvimento no período Paleolítico.
Compreender a Revolução Neolítica e seus impactos nas formas de organização econômica e social.
Justificativa pedagógica:
As atividades têm o objetivo de estimular a compreensão do surgimento da espécie humana e de seu desenvolvimento nos períodos Paleolítico e Neolítico. É fundamental que o aluno compreenda a noção de evolução da espécie, o desenvolvimento de ferramentas e o controle da natureza, assim como perceba os impactos que a invenção da agricultura produziu na capacidade humana de organização material e social.
Número de aulas: 3
Tempo estimado: 50 minutos por aula
Aula 1
Conteúdo específico:
Origem do Homo sapiens e o Paleolítico.
Recursos didáticos:
Fotografias de fósseis, vestígios arqueológicos de hominídeos e de escavações arqueológicas.
Fotografias em tamanho ampliado (se possível A4) retratando objetos do período Paleolítico (como instrumentos de pedra, adornos, bifaces etc.).
Massa de modelar ou argila.
Encaminhamento
Questione os alunos se eles sabem o que significa o termo “Pré-história”. Explique que esse período foi assim delimitado para se referir ao tempo anterior à invenção da escrita. Isso porque há cerca de 200 anos atrás essa forma de registro era considerada uma das principais. Hoje, porém, existem muitas outras maneiras de estudar os povos mais antigos, entre elas a Arqueologia, ciência que estuda os objetos e outros vestígios físicos legados de outros tempos. Além disso, as concepções que temos hoje sobre os tipos de registros humanos (tradições orais, vestígios arqueológicos, escrita, fotografia, música etc.) são bastante diferentes daquelas que os historiadores de outros tempos consideravam, não havendo mais a ideia de uma hierarquia entre eles.
Explique à turma que nossa espécie, chamada de Homo sapiens, evoluiu de espécies de hominídeos muito antigas que têm primatas por ancestrais. Os sapiens teriam surgido por volta de 190 a 150 mil anos atrás. Os estudos sobre o surgimento desta espécie continuam sendo realizados, e novos estudos, vestígios e datas tendem a surgir. As pesquisas mais recentes indicam que os sapiens surgiram na África Oriental. Se desejar, apresente para turma imagens de fósseis e vestígios arqueológicos de hominídeos, como Lucy, da espécie Australopithecus afarensis, encontrada na Etiópia nos anos 1970. Apresente também imagens de escavações arqueológicas, explicando à turma que os arqueólogos são os profissionais que estudam sociedades (do passado, mas não apenas) por meio de dos vestígios materiais que deixaram.
Explique que há cerca de 2,5 milhões de anos os hominídeos aprenderam a criar ferramentas e dominaram o uso do fogo (empregado para iluminação, aquecimento, para afastar animais etc.), passando a ter um maior controle sobre a natureza. Os estudos sobre esses temas estão em constante atividade e os achados arqueológicos também são contínuos, portanto há muitas dúvidas e hipóteses, novas e renovadas, sobre os meios, épocas e locais em que as tecnologias foram criadas e os grupos humanos se desenvolveram.
Explique aos alunos que, durante o período Paleolítico, muitas ferramentas e armas começaram a ser fabricadas. Entre elas, arpões, lanças e machados, que favoreciam a caça, a pesca e a manipulação das peles e ossos que eram usados para criar artefatos para o cotidiano. Os primeiros grupos tinham também cerimônias e rituais que celebravam eventos como caçadas, festas, e outras ligadas aos ritos funerários.
Depois, apresente as imagens dos instrumentos paleolíticos que selecionou previamente e converse sobre como as pessoas lidavam com os perigos ao redor e como obtinham alimentos. Explique à turma que, nesse período, não havia cultivo de alimentos e os grupos de caçadores e coletores precisavam se mudar de tempos em tempos para obter novas fontes de alimentação. Por essa razão, são chamados de nômades.
Para encerrar esta aula, divida a sala em grupos e distribua materiais para modelagem (como massa de modelar, argila ou outro de sua preferência). Distribua aos grupos as fotografias ampliadas e peça a eles que selecionem os instrumentos paleolíticos que consideraram mais interessantes. Cada grupo deverá produzir um modelo do instrumento ou ferramenta escolhida pelo grupo. Esses modelos devem ser reservados para o encaminhamento das próximas aulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário