PRODUÇÃO DE RIMAS
3 AULAS
EIXO
Educação literária
UNIDADE TEMÁTICA
Experiências estéticas
OBJETO DE CONHECIMENTO
Elementos constitutivos do discurso poético em versos: estratos fônico e semântico
INTRODUÇÃO
As brincadeiras infantis contêm jogos de linguagem cuja sonoridade atrai, diverte e conquista a humanidade desde tempos imemoriais. Os gêneros desse patrimônio cultural incluem poemas, adivinhas, trava-línguas, parlendas, quadras e trovas, e estão sempre presentes na infância, dentro e fora da escola.
Um trabalho com os textos da tradição oral amplia o repertório dos alunos, tanto em termos literários quanto lúdicos. E mais: propicia reflexões importantes sobre os aspectos fonológicos das palavras e suas relações com a escrita, ao observarem “pedaços” finais dos vocábulos, identificando e também construindo rimas; desse modo, eles aprendem a relacionar partes do que se fala com partes do que se escreve.
As rimas, foco da presente sequência didática, têm um papel muito importante no universo infantil, pelo jogo verbal e mnemônico que as sonoridades semelhantes propiciam.
OBJETIVO GERAL
Identificar e produzir rimas, como experiência estética e como conhecimento das relações sonoras e escritas das palavras que rimam, para que o aluno se aproprie do sistema de escrita alfabética.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Favorecer o desenvolvimento das seguintes habilidades do componente curricular Língua Portuguesa:
(EF01LP01) Expressar-se, em situações de intercâmbio oral, com autoconfiança (sem medo de falar em público), para explorar e apresentar informações, esclarecer dúvidas, trocar ideias, propor, criar ou engajar-se em jogo ou brincadeira.
(EF01LP02) Escutar, com atenção e compreensão, instruções orais, acordos e combinados que organizam a convivência em sala de aula.
(EF01LP11) Localizar, em textos, títulos, nome do autor, local e data e publicação (se houver).
(EF01LP19) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização, estrutura; o tema e assunto do texto.
(EF01LP30) Completar palavras com fonema/letra inicial ou medial, com base na escuta da palavra ou em desenho que a represente.
(EF01LP32) Nomear as letras do alfabeto.
(EF01LP41) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas e poemas, com entonação e emotividade.
(EF01LP42) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e reconhecer também a sua dimensão lúdica e de encantamento.
METODOLOGIA
AULA 1
Conteúdo específico
Leitura e audição de parlendas, trovas, poemas da tradição popular, como repertório para a SD.
Gestão dos alunos
Alunos, no coletivo, lendo, ouvindo, navegando, para conhecerem mais os textos poéticos da tradição popular.
Habilidades
(EF01LP01); (EF01LP02); (EF01LP42).
Encaminhamento
1. Explique aos alunos que a finalidade desse trabalho é inventar rimas, de modo que eles possam criar textos em versos, com base em modelos. Para isso, serão repertoriados, como forma de “terem o que dizer” e “como dizer”.
2. Solicite, primeiro, que os alunos recitem versos da tradição oral que conheçam de memória. Esse momento, professor, é reservado tanto para você saber o que eles já conhecem a respeito, como para eles ampliarem o próprio repertório por meio dos conhecimentos dos colegas.
3. Em seguida, propicie que os alunos se divirtam com os textos desse patrimônio infantil, com suas sonoridades, rimas e ludicidades, selecionados de diversas fontes.
AULA 2
Conteúdo específico
Produção de rimas para criar poemas novos, com base em modelos.
Gestão dos alunos
Alunos organizados em duplas e, depois, no coletivo. Cada dupla ficará encarregada de produzir rimas para um poema. Os alunos podem ficar assim distribuídos:
Texto 1: dupla [nome do aluno] e [nome do aluno];
Texto 2: dupla [nome do aluno] e [nome do aluno];
Texto 3: dupla [nome do aluno] e [nome do aluno];
Texto 4: dupla [nome do aluno] e [nome do aluno];
Texto 5: dupla [nome do aluno] e [nome do aluno].
As duplas podem ser organizadas de acordo com alguns critérios, como estes: quem é mais, ou menos, participativo oralmente; alunos com hipóteses de escrita diferentes, para que seu par, mais avançado, auxilie, mas que também acolha a contribuição do outro.
Habilidades
(EF01LP11); (EF01LP19); (EF01LP30); (EF01LP32); (EF01LP42).
Encaminhamento
1. Diga aos alunos que seus poemas, elaborados com base em um modelo, poderão ser lidos para outras turmas, para que elas também possam apreciá-los e se divertir com eles.
2. Explique aos alunos que, em um primeiro momento, eles vão produzir seus poemas em duplas, tendo o poema lacunado em mãos para colarem nos cadernos e escreverem nos espaços em branco (ver coletânea sugerida no Anexo). Combine um tempo para esse momento.
3. Quando as produções terminarem, organize um círculo com os alunos e leia, em voz alta, cada poema em sua versão integral, solicitando às duplas que leiam suas contribuições. Haverá, assim, várias contribuições, de modo que todos os grupos participem e haja uma riqueza de possibilidades de rimas para cada poema.
AULA 3
Conteúdo específico
Recitação das rimas produzidas pelos alunos.
Gestão dos alunos
Alunos no coletivo, para os combinados, e em duplas, para ensaiarem as apresentações para outras turmas.
Habilidades
(EF01LP01); (EF01LP41); (EF01LP42).
Encaminhamento
1. Combine com os alunos a preparação das apresentações:
- Dias e horários das recitações dos poemas para outras turmas;
- Elaboração de cinco cartazes, sendo um para cada poema, com a versão original da coletânea sugerida;
- Elaboração de cada dupla da versão final de suas produções, no caderno, para lerem em voz alta para as turmas, combinando, na dupla, quem vai ler quais versos. Em seguida, eles ensaiam para fazer uma boa apresentação. As duplas devem se apresentar primeiro para os colegas de classe.
- os alunos devem relatar de modo sintético o processo de criação dos poemas, para que os ouvintes compreendam como os textos foram produzidos;
- os cartazes dos poemas originais devem ser lidos antes das apresentações dos alunos, para que os colegas saibam/reconheçam os poemas em suas versões originais.
3. Depois das apresentações:
- Converse com a turma sobre suas opiniões acerca do que ouviram;
- Na volta para a sala de aula, converse com eles sobre todo o processo: do que gostaram; o que aprenderam; o que mais gostariam de fazer.
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