Puberdade - Exercício 8ºano e gabarito (EF08CI08)

Lucas e Carlos, dois amigos de infância da mesma idade, ficaram muitos anos sem se ver. Quando se reencontraram, aos 13 anos, perceberam que ambos haviam mudado bastante.

a) Dê três exemplos de mudanças físicas que ocorrem em meninos na puberdade, a fase vivenciada por Lucas e Carlos.

b) As transformações na puberdade são desencadeadas por hormônios produzidos pelas glândulas sexuais. Como o sistema nervoso atua na produção desses hormônios?

Objetos de conhecimento:
Mecanismos reprodutivos
Sexualidade

Habilidade (EF08CI08)
Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.

Grade de correção

a) O estudante citou exemplos corretos de mudanças físicas que ocorrem em meninos durante a puberdade, como: crescimento acelerado; maior produção de suor; aumento da oleosidade da pele; aumento da força muscular; desenvolvimento de pelos no rosto, nas axilas, no peito e no púbis; alteração da voz. Além das mudanças mais evidentes, é possível que os estudantes mencionem também o desenvolvimento dos órgãos genitais.

b) O estudante identificou que o sistema nervoso produz hormônios que estimulam as glândulas sexuais a produzirem os hormônios sexuais, os quais desencadeiam as transformações típicas da puberdade.

a) O estudante não citou corretamente exemplos de mudanças físicas que ocorrem em meninos durante a puberdade. 

X b) O estudante não compreendeu a atuação do sistema nervoso na produção dos hormônios sexuais.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
Os estudantes que erraram esta questão não identificaram as mudanças físicas que ocorrem em meninos na puberdade e/ou não compreenderam a atuação do sistema nervoso na produção dos hormônios sexuais. Para que as transformações físicas durante a puberdade fiquem mais evidentes para os estudantes, o professor pode solicitar que levem para a sala de aula fotografias deles próprios em diferentes fases da vida, para que sejam instigados a analisar e explicar as mudanças físicas pelas quais estão passando. Como forma de aprofundar ou consolidar o tema sobre a produção dos hormônios sexuais, o professor também pode relembrara atuação conjunta dos sistemas nervoso e endócrino na coordenação dos sistemas do corpo e comparar os hormônios a mensageiros que percorrem grandes distâncias para transmitir comandos a destinatários específicos. Os estudantes podem pesquisar os nomes dos hormônios sexuais e as mudanças que eles desencadeiam tanto em meninos como em meninas. 

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