Sexualidade - Exercício 8ºano - Métodos contraceptivos (EF08CI09)


Eduardo e Tânia têm 18 anos. Eles namoram, querem ter relação sexual e pretendem procurar juntos orientação médica a respeito dos métodos contraceptivos. Tânia acha que o dispositivo intrauterino (DIU) é o melhor método anticoncepcional por ser muito eficaz. Ela considera que só há vantagens na escolha desse método. Já Eduardo acha que é suficiente eles usarem camisinha. 

a) Tânia está correta quanto à alta eficácia do DIU? E quanto à ausência de desvantagens desse método? Explique sua resposta.

b) Quais são as vantagens da camisinha, proposta por Eduardo?

c) O uso combinado do DIU e da camisinha aumenta ou diminui a proteção de um casal contra uma gravidez indesejada?

Objetos de conhecimento:
Mecanismos reprodutivos
Sexualidade

Habilidade:
(EF08CI09)
Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Grade de correção

a) O estudante reconheceu ser correta a afirmação de que o DIU tem alta eficácia e errada a afirmação de que este método só apresenta vantagens: o dispositivo pode provocar cólicas, dores e sangramentos; o organismo pode expulsar o DIU; seu uso aumenta o risco de contrair infecções no sistema genital, que podem evoluir e provocar esterilidade, entre outras coisas. Além disso, o método não previne contra DSTs (ou ISTs).

b) O estudante compreendeu que a camisinha não traz risco à saúde (a não ser em casos de alergia), evitam a gravidez e protegem contra DSTs (ou ISTs). O estudante pode, ainda, argumentar que existem camisinhas masculinas e femininas e que elas podem ser obtidas gratuitamente em postos de saúde.

c) O estudante entendeu que a combinação dos dois métodos anticoncepcionais citados aumenta a proteção do casal contra uma gravidez indesejada.

X a) O estudante não expôs corretamente a eficácia do DIU e/ou as desvantagens desse método anticoncepcional.

b) O estudante não compreendeu o importante papel da camisinha na prevenção de DSTs (ou ISTs) e na prevenção da gravidez. 

c) O estudante não conhece a ação dos dois métodos anticoncepcionais citados e não entende que a combinação deles aumenta a proteção do casal contra uma gravidez indesejada. Ele pode considerar, equivocadamente, que no uso combinado um método inviabiliza o outro.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
Os estudantes que erraram esta questão não diferenciaram o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos. Com intuito de esclarecer qualquer desconhecimento em relação ao tema, o professor pode pedir que os estudantes escrevam suas dúvidas sobre métodos contraceptivos em pedaços de papel, que devem ser colocados, em seguida, em uma caixa. O professor pode, então, pegar as dúvidas da caixa e discuti-las em sala de aula, de maneira anônima, para garantir a privacidade dos estudantes. Pode ser interessante esclarecer que a combinação da camisinha ajuda a evitar uma gravidez não planejada e DSTs (ou ISTs). Esclareça, no entanto, que dois preservativos nunca devem ser combinados em uma relação sexual. É importante frisar que a escolha de um método contraceptivo deve envolver uma avaliação médica especializada, com objetivo de identificar eventuais contraindicações e fatores de risco à saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário