Sistema de numeração decimal 2ºano - Habilidades: EF02MA09, EF02MA10, EF02MA11 (plano)

Título: O quadro de números até 100
Duração estimada: 1 a 2 semanas

Introdução
Nesta sequência didática, os alunos são convidados a construir um quadro de números até 100 de maneira a oportunizar a leitura, a escrita e a descrição de padrões em sequências de números. Ela resgata e consolida a contagem até 100, síntese do trabalho do 1º ano relacionado à contagem, à leitura, à escrita e à comparação de números.

Objetivos de aprendizagem

  • Ler e escrever números até 100.
  • Comparar e ordenar números até 100.
  • Escrever os números em sequência, de 1 em 1, até 100.
  • Descrever regularidades na leitura e na escrita de números até 100.

Objetos de conhecimento e Habilidades (BNCC)

Leitura, escrita, comparação e ordenação de números de até três ordens pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e papel do zero).
(EF02MA01)
Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).

(EF02MA09) Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida.

(EF02MA10) Descrever um padrão (ou regularidade) de sequências repetitivas e de sequências recursivas, por meio de palavras, símbolos ou desenhos.

(EF02MA11) Descrever os elementos ausentes em sequências repetitivas e em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

Material necessário:
Duas cartolinas, cartões em branco e cartões com números de 1 a 100, uma bola, lápis preto, barbante, prendedores de roupa ou fita crepe.

Desenvolvimento

Etapa 1: Retomando a sequência de 1 a 100
Duração prevista:
1 aula
Organização dos alunos: coletiva

1. Organize os alunos em roda e proponha uma conversa sobre quadro de números, conduzindo-a com estas perguntas:

  • Até que número vocês sabem contar?
  • Por qual número poderíamos iniciar uma contagem?
  • O que é uma sequência de números?
  • Vocês conhecem um quadro de números?
  • Quem já fez alguma atividade de completar um quadro de números no 1º ano?
  • Como podemos construir um quadro numérico?

Incentive a troca de ideias e valorize as respostas dos alunos de maneira que todos participem desse momento.

Etapa 2: Brincando e contando
Duração prevista:
2 aulas
Organização dos alunos: coletiva

1ª atividade: Passa a bola
1. Peça aos alunos que ajudem organizar as carteiras nos cantos da sala e deixem um espaço para sentarem-se em roda.

2. Distribua dois cartões em branco para cada aluno e explique que eles participarão de uma brincadeira com bola. Um aluno da roda recebe uma bola e fala o número 1. Em seguida, ele passa a bola para outro jogador, que a segura, fala o número 2 e repassa a bola para outro colega. Esse procedimento se repete até que a bola passe duas vezes por cada aluno. Oriente os alunos a registrarem nos cartões os dois números que disseram, escrevendo um número em cada cartão.

3. Observe a escrita dos números em algarismos e anote as dúvidas que surgirem para serem retomadas no final da brincadeira.

4. Os alunos deverão guardar os dois cartões com os números anotados para a atividade seguinte.

2ª atividade: Organizando uma sequência de números

1. Estique um barbante na sala em uma altura acessível aos alunos e peça a eles que, um a um, pendurem os cartões com os números que recitaram na brincadeira. Proponha aos alunos que formem uma sequência numérica iniciando pelo número 1. Dê um tempo para que os alunos caminhem até o varal, um a um, e pendurem os cartões prendendo-os com prendedor ou fita crepe.

2. Após a finalização da sequência, faça a leitura dos números que estão no barbante. Peça aos alunos que continuem a contagem até o número 100. Se julgar conveniente, escreva os números que faltarem até que se complete uma centena.

Etapa 3: Elaboração do quadro de números até 100
Duração prevista:
2 aulas
Organização dos alunos: coletiva

1. Leve para a sala de aula uma cartolina com um quadro de 10 linhas e 10 colunas, conforme o modelo abaixo.

2. Peça aos alunos que observem atentamente o quadro e questione:

  • Para completar esse quadro precisamos escrever os números de 1 a 100, de acordo com algumas regras. Quais são essas regras?
  • Alguns números estão pintados de amarelo. Eles estão na posição correta no quadro?
  • Quem pode escrever o número 4 na posição correta no quadro?

3. Solicite a três alunos que escrevam os números 4, 47 e 95 na posição correta no quadro e colem um cartão em branco em cima deles.

4. Peça aos alunos que completem o quadro com todos os números que faltam. Não há necessidade de os alunos completarem as quadrículas na ordem crescente da sequência de 1 a 100. O fundamental nesse momento é saberem por que estão escrevendo um número ou outro nesta ou naquela quadrícula. 

Vejamos um exemplo.
O aluno chamado ao quadro deve completar a quadrícula entre o número 52 e o número 54. Para determinar esse número, ele pode usar a ideia de sucessor de um número natural e escrever o número 53, pois sabe que esse número é o imediatamente seguinte ao número 52. Ou ele pode escrever 53 por saber que esse número é o imediatamente anterior ao número 54 (seu antecessor). Ou, ainda, pode escrever 53 porque, observando a coluna da quadrícula, sabe que 53 tem 10 unidades a mais que 43.

A ordem de chamada dos alunos e a escolha sobre como o quadro deverá ser completado podem estar relacionadas às aprendizagens dos alunos sobre a identificação das regularidades na contagem, leitura e escrita dos números.

Etapa 4: Observando regularidades no quadro de números até 100
Duração prevista: 2 aulas
Organização dos alunos: coletiva
1. Retome o quadro numérico e proponha a leitura de uma linha. Por exemplo: 11, 12, 13, 14, 15,16, 17, 18, 19, 20. Em seguida, questione os alunos:
  • Qual é a regra usada para escrever esses números em sequência, do 11 ao 20?
  • Essa regra é a mesma usada para escrever os números em todas as linhas do quadro?
Espera-se que os alunos percebam a regularidade da sequência crescente, de 1 em 1 unidade, de 1 até 100.
Posteriormente, proponha a leitura de uma coluna. Por exemplo: 1, 11, 21, 31, 41, 51, 61, 71, 81, 91.

Então, questione os alunos:
  • Qual é a regra usada para escrever esses números em sequência, do 1 ao 91?
  • Essa regra é a mesma usada para escrever os números em todas as colunas do quadro?
Espera-se que os alunos percebam a regularidade da sequência crescente de 10 em 10 unidades, de 1 até 91. Os alunos também podem dizer que o os números “sempre terminam em 1” fazendo referência ao algarismo da ordem das unidades.

2. Proponha questionamentos sobre antecessor e sucessor de um número, por exemplo:
  • Qual é o antecessor do número 55?
  • Qual é o sucessor de 99?
  • Qual é o sucessor do número 100?
3. Explore as diversas regularidades observadas no quadro numérico apresentando alguns recortes do quadro para que os alunos o preencham corretamente. Veja este exemplo:


Acompanhamento da aprendizagem
Em cada etapa desta sequência é possível acompanhar a evolução da aprendizagem dos alunos por meio da participação deles em aula. Como síntese da sequência apresentamos duas questões:

Questões
1. O professor Pedro fez um quadro de números até 100 na sala e recortou a seguinte parte. Complete com os números que estão faltando.


2. Complete o quadro abaixo com os números que faltam.





Nenhum comentário:

Postar um comentário