Sistema respiratório - Exercício 6ºano - Gabarito comentado (EF06CI06)

 

A respeito dessa imagem, foram feitas as seguintes afirmativas:
I. O menor nível de organização que pode ser observado é o sistema.
II. As estruturas destacadas constituem o sistema respiratório.
III. É possível observar na imagem quatro níveis de organização.
IV. As estruturas destacadas são constituídas de tecidos.

Está correto apenas o que se afirma em:
a) I e II.
b) I e III.
c) III e IV.
d) II e IV.

Objeto de conhecimento:
Célula como unidade da vida

Habilidade:
(EF06CI06) Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.

Justificativas:
a) O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que a afirmativa I está incorreta, uma vez que o sistema é o maior nível de organização representado na imagem.

b) O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que as afirmativas I e III estão incorretas, já que o sistema é o maior nível de organização representado na imagem e é possível visualizar na imagem apenas dois níveis de organização (órgão e sistema). As células e os tecidos não estão visíveis neste esquema.

c) O estudante que seleciona esta alternativa não compreende que a afirmativa III está incorreta, uma vez que é possível visualizar, na imagem, apenas dois níveis de organização (órgão e sistema).

d) O estudante que seleciona esta alternativa compreende que as afirmativas II e IV estão corretas, pois os órgãos destacados são constituídos por tecidos e constituem o sistema respiratório. Compreende também que as afirmativas I e III estão incorretas, já que o sistema é o maior nível de organização representado na imagem e que nela é possível visualizar apenas dois níveis de organização (órgão e sistema). (alternativa correta)

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
Os estudantes que erram este item provavelmente não compreendem a identificação dos níveis de organização em ilustrações e o que pode ser observado em diferentes escalas. Na figura não é possível ver, na escala em que ela foi representada, as células e os tecidos, mas podem ser vistos órgãos e o sistema.
Divida turma em quatro grupos e peça a cada grupo que desenhe um nível de organização nas seguintes escalas: célula epitelial – 0,1 cm; um trecho do tecido epitelial com extensão de 10 cm. Agora, peça que desenhem cada um dos pulmões e a traqueia como na figura, de modo que eles tenham o tamanho natural em relação ao próprio corpo. Depois, solicite que ordenem os níveis de organização do menos complexo ao mais complexo. Neste caso serão representados apenas o tecido epitelial e os pulmões e a traqueia do sistema respiratório.
Comente isso com os estudantes, dizendo que os órgão são formados pela reunião de tecidos relacionados a determinada função e que, nos órgãos representados, há outros tecidos, como o conjuntivo. Comente ainda que o sistema respiratório tem outros órgãos, como os mostrados na figura. Associe os desenhos que eles produziram com a figura apresentada de modo que possam perceber que, na escala da imagem, não se pode notar células e tecidos. Proponha que eles citem outros sistemas do corpo humano e que percebam que os níveis de organização por eles representados se repetem. Além disso, comente que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário