Vírus HIV (AIDS) - Exercício 8ºano com gabarito (EF08CI10)


Os irmãos Victor e Ana estavam conversando sobre modos de transmissão e outras características da aids. Veja abaixo algumas conclusões a que eles chegaram sobre esse assunto:

1 – A aids não tem cura.

2 – O vírus HIV, quando não controlado, causa a diminuição dos linfócitos T do sistema imunológico da pessoa infectada. Sem tratamento, o organismo fica vulnerável a diversos microrganismos e o paciente pode morrer devido a doenças oportunistas, como pneumonia, que, em indivíduos saudáveis, não causaria grandes problemas.

3 – Uma maneira de prevenir a transmissão do vírus causador da aids é sempre utilizar preservativos nas relações sexuais.

4 – Mães que são portadoras do vírus HIV podem transmiti-lo para o filho durante a gravidez ou pela amamentação.

5 – O vírus causador da aids pode ser transmitido pelo contato com suor e lágrima de pessoas infectadas e, portanto, qualquer tipo de contato físico com pessoas portadoras do HIV deve ser evitado.

As conclusões corretas são, apenas,

a) 1, 2, 3 e 4.

b) 2, 3, 4 e 5.

c) 1, 2 e 3.

d) 2 e 3.

e) 4 e 5.

Objetos de conhecimento:
Mecanismos reprodutivos
Sexualidade

Habilidade:
(EF08CI10)
Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DST (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção. 

Justificativas

a) O estudante que selecionou esta alternativa compreendeu as formas de transmissão e prevenção da aids, a atuação do vírus no organismo e que essa doença não tem cura. 

b) O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a conclusão 1 é correta. Ele pode considerar, equivocadamente, que os medicamentos antirretrovirais curam a aids. Apesar de esses medicamentos ajudarem a controlar a infecção, prevenindo o enfraquecimento do sistema imunológico do paciente e diminuírem as chances de transmissão da doença a outras pessoas, não se pode considerar que o indivíduo esteja curado. O estudante também não compreendeu que a conclusão 5 é incorreta porque o vírus causador da aids não é transmitido pelo contato com suor e lágrima de pessoas infectadas.

c) O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a conclusão 1 é correta, já que a aids não tem cura, e a conclusão 5 é incorreta, porque o vírus causador da aids não é transmitido pelo contato com suor e lágrima de pessoas infectadas. 

d) O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que as conclusões 1 e 4 também estão corretas. 

e) O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que a conclusão 5 está incorreta, porque o vírus causador da aids não é transmitido pelo contato com suor e lágrima de pessoas infectadas. Além disso, as conclusões 1, 2 e 3 estão corretas. 

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
Os estudantes que erraram esta questão não identificaram os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento contra o HIV. Para que isso fique mais claro, o professor pode solicitar que os estudantes pesquisem formas de transmissão e prevenção, sintomas e tratamentos para os indivíduos com HIV e para os indivíduos com aids. A partir das informações obtidas, eles podem confeccionar cartazes ou banners digitais, propondo uma campanha de conscientização sobre a prevenção da aids e sobre o combate ao preconceito contra pessoas infectadas pelo vírus HIV. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário