30 atividades de Geografia 3ºano - Gabarito e orientações ao professor (BNCC)



GABARITO COMENTADO

Questão 1
Esta questão avalia a habilidade de analisar mudanças e permanências no seu espaço de vivência. 
Resposta: Pessoal. 

Espera-se que o aluno seja capaz de descrever características da rua da escola, expressando sua percepção, com base em sua vivência, e de apresentar também sua concepção desse espaço, ao sugerir mudanças. Caso o aluno não expresse qualquer característica sobre essa rua ou mesmo uma proposta de mudança, promova conversas sobre o uso da rua pelas pessoas, questione se algo poderia mudar para melhor ou mesmo para atender a algum gosto pessoal do aluno. Realize trabalhos como esse em relação à rua onde mora o aluno. Incentive-o a descrever as características da rua e, entre elas, escolher uma que gostaria de mudar, propondo alterações simples.

Questão 2
Esta questão avalia a habilidade de analisar características das ruas, o que lhes permite perceber diferenças e semelhanças.
Resposta: Alternativa D.

Espera-se que o aluno perceba as características das ruas representadas nas fotos e reconheça a disposição de cada uma delas na sequência.
Caso o aluno não assinale a resposta correta, possivelmente não esteve atento às características da foto e em sua disposição. É possível também que necessite realizar outras atividades de observação intencional, que exigem olhar com atenção, identificar elementos, comparar as diferenças e semelhanças. Proponha atividades de identificação de elementos que compõem as ruas por meio de imagens obtidas em jornais, revistas ou na internet. 

Questão 3
Esta questão avalia a habilidade de analisar diferenças e semelhanças, comparando imagens de diferentes tipos de ruas.

Resposta: Espera-se que o aluno perceba que as duas ruas estão em ambiente urbano, possuem calçamento, têm edifícios e pessoas caminhando na presença de postes de iluminação. No entanto, elas são diferentes quanto à quantidade de pessoas que circulam por elas, em sua largura, no tipo de calçamento (uma possui asfalto e outra, blocos), na circulação de automóveis e nos tipos de construções que, na primeira imagem, parecem residências, e na segunda, são estabelecimentos comerciais.
Caso o aluno não consiga notar as semelhanças e diferenças entre as duas ruas, faça perguntas que abordam os seus usos e as suas formas. Exemplo: as duas ruas possuem o mesmo tipo de calçamento? Que tipos de construções observamos em cada foto?

Questão 4
Esta questão avalia a habilidade de identificar diferentes usos do espaço público pelas pessoas.

Resposta: Espera-se que o aluno descreva que uma rua também pode ser usada para fazer uma festa, uma feira, um movimento cultural, etc. Espera-se também que os alunos digam que a praça pode ser usada para feiras, apresentações culturais, artísticas, esportivas, etc.
Caso o aluno não descreva outras atividades possíveis para o uso dos espaços públicos, leve os alunos para passear em uma praça e faça um piquenique ou um dia de brincadeiras. Trabalhe as regras de uso do lugar. Também é possível promover esse dia de brincadeiras na rua da escola, pedindo autorização para o fechamento do trânsito e solicitando a participação de outros profissionais da escola. Desse modo, eles podem perceber o uso diferenciado dos espaços públicos. Em ambos os casos, é importante enviar um bilhete aos pais, antecipadamente, solicitando autorização para sair das dependências da escola com os alunos.

Questão 5
Esta questão avalia a habilidade de identificar diferentes usos do espaço público pelas pessoas.
Resposta: Alternativa B.

Espera-se que o aluno descreva transformações no uso das ruas, percebendo as possibilidades de uso dos espaços públicos. Caso o aluno não note diferenças entre os tipos de uso do espaço público, pergunte sobre a rua dele, como ela é e em que se assemelha à rua descrita no texto. Depois, peça que imagine como a rua seria caso alguns aspectos fossem modificados, por exemplo, se a rua fosse fechada para os carros, mesmo que temporariamente.

Questão 6
Esta questão avalia a habilidade de analisar mudanças em seu espaço de vivência, ao longo do tempo.
Resposta: Pessoal.
 

Espera-se que o aluno cite transformações nas ruas que fazem parte do seu caminho, ou até mesmo nos usos do espaço público. Caso o aluno não compreenda que o tempo abordado nessa atividade se refere ao período desde quando ele faz o mesmo caminho entre sua casa e a escola (e não ao tempo que ele demora para percorrer o trajeto), explicar que ele deve pensar nas mudanças ao longo dos dias. Ainda assim, se o aluno indicar mudanças nos usos do espaço público entre a ida e a vinda, mesmo que o espaço de tempo seja de apenas um dia, a resposta é válida. 

Questão 7
Esta questão avalia a habilidade de reconhecer as regras e os cuidados relacionados aos meios de transporte.

Resposta: Espera-se que o aluno indique que a cor verde sinaliza seguir, a cor amarela sinaliza atenção e a cor vermelha sinaliza parar.
Caso os alunos tenham dificuldade em relacionar as cores com as suas respectivas orientações, realize jogos sobre as cores do semáforo com eles. Peça que caminhem pela sala enquanto o professor levanta placas com as cores do semáforo. Ao levantar a cor verde eles devem caminhar, ao levantar a cor amarela eles devem andar mais devagar, preparando-se para parar, e ao levantar a cor vermelha eles devem parar totalmente.

Questão 8
Esta questão avalia a habilidade de reconhecer as regras e os cuidados no trânsito.
Resposta: Alternativa B.

Caso o aluno assinale a alternativa C, possivelmente ainda não distingue os lados direito e esquerdo e necessita de outros exercícios para que essas noções sejam desenvolvidas. Brinque com os alunos de levantar a mão direita ou a mão esquerda conforme a ordem. Caso os alunos tenham assinalado as alternativas A ou D, eles podem não reconhecer ou associar a simbologia empregada na indicação de lombada e de semáforo. Apresente essas placas (entre outras) para os alunos e brinque do jogo de acertos, dividindo a sala em dois grupos, pedindo que os grupos descrevam o que cada placa de trânsito mostrada indica. 

Questão 9
Esta questão avalia a habilidade de reconhecer as regras e os cuidados no trânsito em seu dia a dia.
Resposta: Pessoal.
 

Espera-se que o aluno reconheça uma placa de trânsito nos arredores da escola, a represente e escreva seu significado. Caso a descrição não seja exatamente a oficial, considere a essência do significado e depois peça para que o aluno pesquise o nome oficial da placa e faça os complementos necessários ou verifique o que já estava certo. Caso o aluno não saiba o significado das placas que existem no entorno da escola, trabalhe com ele a leitura dos símbolos existentes nos sinais de trânsito. Se possível, realizem um passeio no entorno da escola reconhecendo a sinalização de trânsito já existente e também indicando alguma sinalização que esteja faltando.

Questão 10
Esta questão avalia a habilidade de reconhecer as regras e os cuidados no trânsito por meio da associação entre os sinais de trânsito e os seus significados.

Resposta: Espera-se que o aluno associe a primeira placa à segunda imagem, que mostra pessoas trafegando de bicicletas em uma ciclovia, e a segunda placa à primeira imagem, que mostra pessoas atravessando a rua na faixa de pedestres.

Caso o aluno não associe as imagens com os sinais de trânsito, trabalhe o significado de outras imagens pictóricas de placas e seu significado. Mostre as imagens aos alunos e peça que eles identifiquem a situação indicada. Apresente diferentes situações e peça para os alunos pesquisarem dentro de um grupo de placas (no máximo cinco) aquela que indica a placa mostrada na foto. 

Questão 11
Esta questão avalia a habilidade de reconhecer as regras e os cuidados no trânsito, em especial os que estão relacionados aos pedestres.
Resposta: Alternativa B.

Espera-se que o aluno reconheça que o pedestre não deve atravessar correndo e sem observar se há carros vindo. Caso os alunos assinalem qualquer outra alternativa, provavelmente não estão reconhecendo a maneira incorreta de se portar no trânsito. Convide um policial de trânsito para ministrar uma palestra para as crianças sobre atitudes de segurança no trânsito. Depois da palestra peça que escrevam uma frase sobre uma das atitudes de se portar de maneira segura no trânsito. 

Questão 12
Esta questão avalia a habilidade de reconhecer o direito de acessibilidade de todas as pessoas.
Resposta: Alternativa C.

Caso o aluno assinale outras alternativas, pode ser que não reconheça a necessidade de facilitar o estacionamento e a entrada de pessoas com deficiência física, que têm algum tipo de dificuldade de mobilidade, ou não reconheçam o símbolo mostrado. Converse com os alunos perguntando sobre esse tipo de sinalização no lugar em que vivem, inclusive na escola. Conversem sobre acessibilidade e se há lugares onde deveria haver vagas privativas sinalizadas, rampas de acesso, banheiros e assentos adaptados, etc.
Depois, peça para que eles façam uma lista dos lugares onde encontram esse tipo de simbologia, que indica o acesso a deficientes ou outras pessoas com dificuldade de mobilidade, e escrevam o que os símbolos indicam.

Questão 13
Esta questão avalia a habilidade do aluno analisar a importância da acessibilidade e do direito de locomoção na vida de todas as pessoas.
 

Resposta: Espera-se que o aluno represente eventuais problemas sobre acessibilidade que verifica em seu caminho cotidiano ou que indique alguma adaptação ou sinalização que já exista, valorizando-a. 

Caso o aluno não consiga imaginar as dificuldades enfrentadas por uma pessoa com deficiência durante a sua locomoção, trabalhe com ele a habilidade socioemocional da empatia. Você pode realizar uma encenação em que o aluno tem os olhos vendados e deve chegar a algum lugar da sala de aula. Em um segundo momento, crie um caminho tátil em que o aluno, ainda sem enxergar, deve percorrer. Conversem também sobre como está favorecida a acessibilidade e se há lugares onde deveriam haver vagas privativas sinalizadas, rampas de acesso, banheiros e assentos adaptados, etc.
Depois, peça para que eles façam uma lista dos lugares onde encontram esse tipo de simbologia, que indica o acesso a deficientes ou outras pessoas com dificuldade de mobilidade e escrevam o que os símbolos indicam.

Questão 14
Esta questão avalia a habilidade de classificar os meios de transporte quanto ao seu tipo de uso.
Resposta: Alternativa D.
 

Espera-se que o aluno identifique o ônibus como o transporte coletivo entre as alternativas, pois os demais são transportes individuais ou que transportam um número pequeno de pessoas.
Caso o aluno entenda que individual se refere a apenas uma pessoa, explique que esses veículos podem locomover poucas pessoas em relação aos de uso coletivo, que transportam mais pessoas em menos espaço. Peça para recortarem de jornais ou revistas figuras de automóveis e classificarem-nas entre transporte coletivo e individual.

Questão 15
Esta questão avalia a habilidade de classificar os meios de transporte quanto ao seu tipo de circulação.
Resposta: terrestre: ônibus, bicicleta, trem, carro, motocicleta; aéreo: helicóptero, avião; aquático: barco.

Caso o aluno tenha dificuldades em classificar os meios de transporte, apresente a ele imagens desses veículos em seus espaços de deslocamento e peça para montar cartazes selecionando-os entre aquático, terrestre e aéreo. 

Questão 16
Esta questão avalia a habilidade de reconhecer e escrever o nome do bairro onde está localizada a sua escola.
Resposta: Espera-se que o aluno escreva o nome do bairro onde está localizada a sua escola.
 

Caso o aluno não escreva o nome do bairro da escola, e sim o nome de um outro bairro ou até mesmo o nome da rua onde se localiza a escola, possivelmente o conceito de bairro ainda não esteja claro para ele. Nesse caso, oportunize atividades que façam o aluno construir esse conceito ainda não assimilado. Proponha a construção de um jogo de pratos de papel de diferentes tamanhos, em que o aluno vá construindo com o professor a sequência dos espaços que ele frequenta. O primeiro prato deverá ser o menor e representará a sala de aula. O segundo prato, um pouco maior, representará a escola, mostrando ao aluno que a sala de aula está dentro da escola. O terceiro prato deverá ser um pouco maior que o segundo, representando o bairro onde a escola está localizada. O quarto prato deverá ser o maior de todos, representando a cidade onde está localizado o bairro. Dessa forma, o aluno poderá compreender que os espaços vão formando um conjunto de lugares que são frequentados por ele, o que o ajudará a formar o conceito de bairro. Durante a reflexão com o aluno, mostre que essa composição poderia ser feita a partir da sua moradia.   

Questão 17
Esta questão avalia a habilidade de identificar elementos presentes no bairro onde está localizada a sua escola. 
Resposta: Espera-se que o aluno pinte dois locais que estejam presentes no bairro da sua escola.
 

Caso o aluno não pinte elementos corretos, possivelmente ele não observou com atenção os elementos que existem no bairro da escola. Nesse caso, organize um passeio pelos arredores da escola para que elementos presentes no bairro possam ser observados. Solicite que o aluno vá anotando o que há nos arredores da escola ou utilize uma máquina fotográfica para registrar esses elementos. As fotos poderão ser projetadas no telão, em sala de aula, ou impressas e expostas em um mural, com suas respectivas legendas. Os alunos também podem confeccionar desenhos sobre os elementos observados. Esse estudo tem o intuito de fazer com que os alunos observem atentamente, reconheçam e analisem os elementos que compõem o bairro da escola.

Questão 18
Esta questão avalia a habilidade de perceber as características do bairro onde está localizada a sua escola.

Resposta: Espera-se que o aluno circule características pertinentes ao bairro da sua escola, e não a outro bairro que ele frequente. Caso o aluno marque, ao mesmo tempo, que é grande e pequeno, ou que é longe da minha casa e perto da minha casa, ou que é movimentado e calmo, ou com muitas árvores e com poucas árvores, ele possivelmente não compreendeu que essas características são antônimas e não assimilou esse conceito.
Nesse caso, promova atividades que oportunizem o aluno a perceber que o bairro possui características específicas e que ou pode ser grande ou pequeno, mas não as duas coisas ao mesmo tempo. Essa mesma percepção servirá para as outras características antônimas. Um jogo de advinhas ou um jogo da memória sobre as características do bairro da sua escola poderá levá-lo a compreender melhor essas características. 

Questão 19
Esta questão avalia a habilidade de identificar preferências e a percepção do aluno em relação ao bairro onde mora.
  

Resposta: Espera-se que o aluno desenhe e escreva algo que lhe agrade e algo que não lhe agrade, como, por exemplo, gostar do fato de o bairro ser grande e possuir muitos comércios e não gostar da falta de segurança. Especificamente nessa questão, o que poderemos avaliar como algo errado é, mais uma vez, o problema dos antagonismos nas preferências, como, por exemplo: gostar do movimento das pessoas, mas não gostar de ruas movimentadas; gostar porque é grande, porém não gostar porque é pequeno. Caso isso ocorra, possivelmente o aluno não está conseguindo expor suas preferências na descrição e diferenciação das características do bairro onde mora. 

Nesse caso, oportunize atividades que levem o aluno a identificar características marcantes do seu bairro para que ele possa analisar se gosta delas ou não. Essas são oportunidades de o aluno expressar a maneira como vivencia e percebe o bairro, as relações que mantém com o lugar. Proponha uma entrevista com a família para que os alunos escrevam algumas características do bairro onde moram, se gostam ou não delas e por quê. A percepção familiar poderá servir de repertório para o aluno começar a perceber suas preferências no bairro onde mora. 

Questão 20
Esta questão avalia a habilidade de descrever e diferenciar elementos que formam um bairro.
Resposta: Alternativa C.

Caso o aluno responda as alternativas A, B ou D, ele possivelmente não compreendeu que os bairros são classificados de acordo com o uso do espaço. Nesse caso, oportunize atividades que levem o aluno a perceber as características funcionais de cada tipo de bairro: residencial, comercial e industrial. Proponha uma brincadeira em que o aluno sorteie um tipo de bairro e precise desenhá-lo para cumprir a tarefa. Depois, auxilie-o a escrever qual a principal característica do bairro. Como última tarefa, o aluno deverá pesquisar imagens, em revistas e jornais para recorte ou na internet, que mostrem alguma parte de uma cidade e sobre a qual consigam dizer se nela há mais comércios, casas ou indústrias, caracterizando o tipo do bairro. 

Questão 21
Esta questão avalia a habilidade de representar graficamente uma informação numérica e analisá-la.
Resposta: Alternativa B.

Caso o aluno responda as alternativas A, C ou D, ele possivelmente não completou corretamente as colunas do gráfico ou não soube realizar a leitura do gráfico criado a partir das informações do texto fictício. Nesse caso, proponha diferentes atividades que despertem no aluno a percepção e o desenvolvimento da habilidade de leitura do gráfico. Realize a mesma atividade que a questão propôs, questionando um número médio de funcionários da escola onde o aluno estuda. Monte o gráfico utilizando quadradinhos de papel coloridos diferentes, de acordo com o bairro de vivência do funcionário. Exemplo: Funcionários que moram no bairro da escola, funcionários que moram em outros bairros afastados da escola, funcionários que residem em outro município ou na área rural. Após a construção do gráfico utilizando os papéis coloridos, realize perguntas do tipo: Quantos funcionários moram no mesmo bairro da escola? Quantos moram em outros bairros mais afastados? Quantos moram em outros municípios ou na área rural? Onde mora a maioria dos funcionários?   

Questão 22
Esta questão avalia a habilidade de reconhecer as transformações ocorridas em um bairro.
 

Resposta: Espera-se que, como elemento antigo, o aluno mencione casas antigas ou árvores e, como elementos novos, ele identifique prédios, lojas e mais veículos nas ruas, a partir da leitura do texto, realizada com ou sem auxílio do professor. Caso o aluno não reconheça ou não diferencie elementos novos e elementos antigos, realize outras atividades de comparação de imagens ou entre descrição e imagem, mostrando a passagem do tempo para que o aluno exercite a comparação entre os registros dos diferentes momentos. Por exemplo, pode-se apresentar aos alunos duas fotografias do bairro da escola ou algum bairro da cidade, uma de como ele era antigamente e outra com as mudanças que ocorreram com o passar dos anos. Peça aos alunos que relatem elementos que se destaquem como mudança e elementos que se destaquem como permanência. 

Questão 23
Esta questão avalia a habilidade de perceber as mudanças e permanências ocorridas em um mesmo bairro.
 

Resposta: Espera-se que o aluno registre um elemento antigo e um elemento mais novo do bairro em que vive. Caso o aluno não reconheça ou não diferencie elementos novos e elementos antigos, realize outras atividades de comparação de imagens ou entre descrição e imagem, mostrando a passagem do tempo para que o aluno exercite a comparação entre os registros dos diferentes momentos. Por exemplo, pode-se apresentar aos alunos duas fotografias do bairro da escola ou algum bairro da cidade, uma de como ele era antigamente e outra com as mudanças que ocorreram com o passar dos anos. Peça que os alunos identifiquem elementos que se destaquem como mudança e elementos que se destaquem como permanência. 

Nesse caso, pesquise na internet imagens de paisagens “de ontem” e “de hoje” de pontos turísticos brasileiros, como, por exemplo o bairro onde se localiza o Elevador Lacerda, em Salvador, ou o Viaduto do Chá e a Avenida Paulista em São Paulo, entre outros.  Neles será possível perceber algumas mudanças na paisagem, bem como elementos que não foram modificados com o passar do tempo. 

Questão 24
Esta questão avalia a habilidade de reconhecer o profissional que trabalha no bairro e sua função específica.

Resposta: Espera-se que o aluno faça as associações: Bombeiro – Apagar incêndios e ajudar a salvar vidas;  Fotógrafo – Tirar fotografias em eventos como festas de casamento e aniversário; Açougueiro – Trabalhar no açougue vendendo carnes. Caso o aluno não faça as associações corretamente, ele possivelmente não observou com atenção as funções dos profissionais expressas na questão, bem como as diferentes relações de trabalho existentes nos bairros. Nesse caso, oportunize atividades que levem o aluno a reconhecer a importância de todos os profissionais que trabalham no bairro onde está localizada a sua escola. Convide alguns profissionais que trabalham no bairro para uma entrevista em sala de aula, questionando: Qual a sua profissão? O que você faz para atender as pessoas do bairro? Há quanto tempo trabalha no bairro? Qual a importância da sua profissão e do seu trabalho para o bairro?

Questão 25
Esta questão avalia a habilidade de reconhecer o profissional que trabalha no bairro e sua função específica para o atendimento da comunidade local.
  

Resposta: Espera-se que o aluno desenhe profissionais que atendem o bairro onde ele mora. Para isso, é necessário que se identifique o tipo de profissional que ele desenhar. Em geral, essa atividade não implica muitos equívocos por parte do aluno; porém, se ele repetir o profissional, pode demonstrar que não esteve atento ao comando da questão. Neste caso, oportunize atividades que possam ampliar o repertório do aluno em relação aos profissionais que trabalham nos bairros. Faça uma listagem de locais que o aluno reconheça que fazem parte do seu bairro, depois peça que ele mencione se há pessoas que trabalham nesses locais. Por último, solicite que ele diga o que essas pessoas possivelmente fazem, reconhecendo, assim, suas profissões. 

Questão 26
Esta questão avalia a habilidade de relacionar os períodos do dia e da noite com tipos de trabalhos desenvolvidos.
Resposta: Alternativa D.

Caso o aluno responda as alternativas A, B ou C, ele possivelmente não compreendeu o texto, que menciona que o garçom trabalha à noite, dorme pela manhã e, à tarde, gosta de brincar com o filho, diferentemente de outros trabalhadores, que trabalham durante o dia e descansam ou dormem durante à noite. Nesse caso, realize atividades com o aluno para que ele possa compreender que existem profissionais que trabalham durante o dia, ou durante à noite, ou até mesmo locais no bairro onde existem trabalhadores durante o dia e durante a noite. Faça duas placas para o aluno: uma com a palavra NOITE e outra com a palavra DIA.

Faça uma lista de estabelecimentos comerciais do bairro e de profissionais que podem trabalhar de dia, de noite ou de dia e também de noite. O aluno deverá ficar com as placas e, quando você disser um local (por exemplo: HOSPITAL), ele deverá levantar a placa DIA e NOITE ao mesmo tempo, porque esse local funciona 24 horas por dia. Outro exemplo: BANCO – Ele deverá levantar a placa DIA, pois o atendimento dos bancários no banco só acontece no período do dia. Realize essa brincadeira com outros estabelecimentos e/ou profissionais pertencentes ao bairro. 

Questão 27
Esta questão avalia a habilidade de relacionar hábitos da sua própria rotina realizados nos diferentes períodos dia.

Resposta: Espera-se que aluno escreva uma atividade que realiza de manhã, outra à tarde e outra à noite. Caso o aluno mencione que vai à escola no período da manhã e estuda no período da tarde, possivelmente ele não compreendeu as diferentes atividades que realiza em sua rotina. Nesse caso, peça que ele faça um relato a um colega contando tudo que fez no dia anterior, desde o momento em que acordou até o momento em que foi dormir, tentando se lembrar dos detalhes. Em um segundo momento, o colega deverá relatar a ele sua rotina, fazendo-o compreender o período em que frequenta as aulas e que a rotina das pessoas pode ser semelhante em algum momento do dia, mas que, em geral, cada um tem sua própria vida e família, realizando diferentes atividades nos três períodos do dia. 

Questão 28
Esta questão avalia a habilidade de diferenciar os meios de comunicação de massa dos individuais.   
Resposta: Alternativa D.

Caso o aluno marque as alternativas A, B ou C, indicando meios de comunicação de massa, ele possivelmente não percebeu a diferença entre esses tipos. Nesse caso, oportunize atividades que façam o aluno perceber a diferença entre os meios de comunicação de massa, que falam a um grande púbico de uma só vez, dos meios de comunicação individual, que atendem a comunicação de uma pessoa para outra. Crie um jornal na escola. Peça que os alunos escrevam uma notícia que gostariam de compartilhar com todos os alunos da escola ao mesmo tempo. O jornal poderá ser filmado e transmitido em um telão no pátio da escola, ou poderá ser feito um jornal mural que todos os alunos do pátio poderão ler quando passarem por ele, ou até mesmo um folhetim, que pode ser impresso e distribuído para os alunos ou pais na saída da aula. 

Questão 29
Esta questão avalia a habilidade de reconhecer a importância e a necessidade de um meio de comunicação. 
Resposta: Alternativa A.

Caso o aluno marque as alternativas B, C ou D, ele possivelmente não percebeu que, para essas situações, não há necessidade do uso de um meio de comunicação, pois a comunicação verbal é feita pessoalmente. Nesse caso, oportunize o contato com situações da vida real ou uma situação fictícia na qual exista a necessidade do uso de um telefone celular, de uma rede social na internet, de um bilhete, carta, entre outros meios de comunicação de massa ou individuais. Peça que os alunos imaginem o tempo que não existia o telefone. Questione-os sobre o meio de comunicação que eles usariam se precisassem mandar uma notícia a um parente em outra cidade.

Peça, então, que imaginem que estão no futuro e questione-os sobre o meio de comunicação que usariam para falar com alguém que estivesse em outro bairro. Solicite também que imaginem que passaram pela casa de um parente ou amigo, como a avó, mas ela não estava em casa e o celular dos alunos estava quebrado. Questione-os sobre o meio de comunicação que usariam para dizer à avó que passaram pela casa dela. 

Questão 30
Esta questão avalia a habilidade de reconhecer os cuidados necessários para a utilização da internet. 
Resposta: Alternativa B.

Caso o aluno marque as alternativas A, C ou D, ele possivelmente não reconhece o perigo de acessar a internet sem que os responsáveis saibam o que ele está acessando, ou não foi instruído ou orientado a usar esse veículo de acesso à rede mundial de computadores. Nesse caso, proponha uma enquete para os alunos responderem com suas famílias em casa, com as seguintes perguntas:

Quantas horas por dia fico na internet?
Prefiro brincar com jogos on-line do que brincar pessoalmente com meus colegas?
Meus pais sabem o que eu acesso todos os dias?
Passo meus dados pessoais para pessoas que não conheço?

Essa enquete servirá para que o aluno possa analisar seu próprio comportamento e para que a família reflita sobre o uso da internet com o filho, podendo orientá-lo melhor. 

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