Atividade de Arte 2ºano - Candido Portinari e as Brincadeiras Folclóricas - Habilidades: EF15AR25, EF15AR24

 

Título:
Candido Portinari e as Brincadeiras Folclóricas

Objetivos de aprendizagem

Conhecer brincadeiras tradicionais da Cultura Popular Brasileira, estabelecendo relações com as obras de Candido Portinari.
Objeto de conhecimento: Patrimônio cultural (Artes integradas).
Habilidade trabalhada: (EF15AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.

Experimentar brincadeiras, brinquedos e cantigas populares. 
Objeto de conhecimento: Matrizes estéticas e culturais (Artes integradas).
Habilidade trabalhada: (EF15AR24) Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais.

Tempo previsto:
200 minutos (4 aulas de aproximadamente 50 minutos)
Materiais necessários
Folhas de papel sulfite, réguas, tesouras com ponta arredondada, tubos de cola branca, lápis de cor, giz de cera, caneta hidrocor, lápis grafite, jornal, tampinhas de garrafa PET, palitos de churrasco, tachinhas, aparelho de som ou outro equipamento que reproduza som, mídia das músicas Marcha Soldado e Meu chapéu tem três pontas, fita adesiva, impressão das imagens de Candido Portinari específicas para esse trabalho ou mídia com as imagens e aparelho multimídia para sua exposição.

DESENVOLVIMENTO
Etapa 1 (Aproximadamente 100 minutos/ 2 aulas)
Pesquise em livros e sites de busca as seguintes imagens das obras de Candido Portinari: Roda infantil (1932), Menino com pião (1947), Cabeça de menino com chapéu (1961), e Papavento (1956). Antecipadamente, providencie a exibição dessas imagens (impressa ou virtual), a mídia das músicas Marcha Soldado e O meu chapéu tem três pontas e um aparelho de som, ou outro equipamento que reproduza som, para reproduzi-las.

Converse com os alunos sobre algumas brincadeiras tradicionais que eles possam conhecer, como amarelinha, empinar pipa, jogar pião, pular corda, jogar bugalhos (também conhecida como Cinco Marias) e queimada. Solicite aos alunos que contem como aprenderam essas brincadeiras e quais as regras que as compõem, explorando as semelhanças e as diferenças existentes entre elas. 
Terminada a conversa, comente com os alunos que essas brincadeiras tradicionais, também conhecidas como brincadeiras folclóricas, fazem parte do patrimônio cultural brasileiro e são transmitidas pela cultura oral, de geração em geração. Desta forma, apresentar aos alunos essas brincadeiras é uma maneira de fazê-los conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial de nossa nação. 
Apresente aos alunos as obras escolhidas do artista Candido Portinari que se relacionam com a temática das brincadeiras infantis, como Roda infantil (1932), Menino com pião (1947), Cabeça de menino com chapéu (1961) e Papavento (1956).

[...]

Solicitar sequência completa das aulas AQUI!

Um comentário: