PROPOSTA DE ATIVIDADE EM PDF PARA BAIXAR
Título: Mímica
Objetivos de aprendizagem
Experimentar a mímica como linguagem cênica.
Objeto de conhecimento: Processos de Criação (Teatro).
Habilidade trabalhada: (EF15AR21) Exercitar a imitação e o faz de conta, ressignificando objetos e fatos e experimentando-se no lugar do outro, ao compor e encenar acontecimentos cênicos, por meio de músicas, imagens, textos ou outros pontos de partida, de forma intencional e reflexiva.
Conhecer e apreciar a mímica como manifestação teatral.
Objeto de conhecimento: Contextos e Práticas (Teatro).
Habilidade trabalhada: (EF15AR18) Reconhecer e apreciar formas distintas de manifestações do teatro presentes em diferentes contextos, aprendendo a ver e a ouvir histórias dramatizadas e cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório ficcional.
Tempo previsto:
150 minutos (3 aulas de aproximadamente 50 minutos cada)
Materiais necessários
Caixa de papelão, objetos e brinquedos do cotidiano infantil (cavalinhos, bonecas, ursinhos, xícaras, etc.), aparelho de TV ou equipamento multimídia, mídia com trechos de filme do cinema mudo que utilizem a mímica.
DESENVOLVIMENTO
Etapa 1 (aproximadamente 50 minutos/ 1 aula)
Providencie previamente uma caixa de papelão e alguns objetos e brinquedos do cotidiano infantil (cavalinhos, bonecas, ursinho, xícaras, etc.).
No dia da aula, retome com os alunos o conceito de mímica enquanto uma possibilidade de se expressar usando apenas gestos com o corpo. Explique que, para uma mímica ser bem compreendida, não devemos usar palavras ou sons e que o ator deve utilizar todas as potencialidades do seu corpo e sua expressão facial para “traduzir” a ideia.
Solicite aos alunos que reproduzam algumas expressões faciais e que criem outras a seu comando, por exemplo: triste, com fome, com sono, chateado, zangado, com dor, feliz, etc. Ao mesmo tempo, faça você também as expressões, de modo que os estudantes reconheçam em seu rosto o que foi solicitado.
Explique que vocês brincarão de mímica. Um aluno deverá retirar de dentro da caixa um objeto, sem deixar que os demais colegas vejam o que é. Em seguida, ele deverá criar uma mímica para esse objeto, utilizando o corpo, gestos e expressões faciais. A partir da observação da mímica do colega, a turma precisa adivinhar que objeto é esse. Permita que todos tenham a oportunidade de retirar um objeto e criar sua mímica.
Ao término, converse com os estudantes sobre sua percepção: Qual objeto/brinquedo foi mais fácil adivinhar? Qual foi mais difícil? O que é mais fácil: fazer ou adivinhar a mímica?
Outra opção, para estudantes já alfabetizados, consiste em substituir os objetos/brinquedos por pequenos cartões de cartolina com ações escritas, como lavar a cabeça, comer, beber, pentear-se, pintar, cortar, costurar, adormecer, tocar tambor, telefonar, coçar, escrever, ler, correr, apagar, chamar, varrer, chorar, rir, etc. Um aluno deverá retirar um cartão da caixa e realizar a ação com mímica, os demais devem adivinhar qual ação está sendo encenada.
Etapa 2 (Aproximadamente 50 minutos/ 1 aula)
Afaste os móveis da sala ou utilize outro espaço da escola, como a quadra ou o pátio. Agrupe os alunos em duplas, um de frente para o outro. Explique que a proposta com mímica consistirá em brincar de espelho: um aluno deverá realizar exatamente o que o outro colega à sua frente faz.
Estimule-os a experimentar ações corporais das mais simples às mais complexas, de ações com partes do corpo a ações que envolvam todo o corpo, como sorrir, mostrar a língua, fazer careta, levantar o braço direito, levantar o braço esquerdo, levantar os dois braços, colocar os braços na cintura, dobrar o pé direito, esticar o pé esquerdo, agachar, rodopiar, pular num pé só, etc.
Depois, reorganize os alunos em um grande círculo e comente que brincarão de telefone sem fio com mímica. Um aluno deverá cochichar no ouvido do colega à sua direita uma ação ou expressão (chorar, ficar zangado, tomar café, mexer um doce, etc.). O colega deverá demonstrar o que ouviu para o próximo aluno por meio de mímica. O aluno seguinte faz o mesmo e assim por diante, até chegar ao último aluno, que, após observar a mímica do colega, deverá falar qual ação/expressão foi realizada.
Etapa 3 (Aproximadamente 50 minutos/ 1 aula)
Antecipadamente, pesquise trechos de filmes que utilizem a mímica como forma de comunicação, como os de Georges Méliès (1861-1938) ou de Charles Chaplin (1889-1977), e providencie sua exibição em um aparelho de TV ou equipamento multimídia.
Esclareça que a mímica também foi utilizada no início da linguagem cinematográfica, pois os filmes dessa época não continham palavras e/ou vozes dos personagens, eram filmes mudos. O único som existente era o da orquestra que sonorizava as cenas enquanto elas eram exibidas nos cinemas.
Exiba os trechos dos filmes selecionados, fazendo-os observar com atenção como o personagem se comporta e como a mímica acontece. O que ele está fazendo? Como conseguimos descobrir isso? Que partes do corpo ele usa mais? Essa mímica é difícil de fazer? Por quê?
Nenhum comentário:
Postar um comentário