Atividades de Educação Física 6ºano - Gabarito e habilidades BNCC (PDF)

HABILIDADES POR QUESTÃO

1. (EF67EF11) Experimentar, fruir e recriar danças urbanas, identificando seus elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos).

2. (EF67EF11) Experimentar, fruir e recriar danças urbanas, identificando seus elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos).

3. (EF67EF12) Planejar e utilizar estratégias para aprender elementos constitutivos das danças urbanas.

4. (EF67EF13) Diferenciar as danças urbanas das demais manifestações da dança, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais.

5. (EF67EF12) Planejar e utilizar estratégias para aprender elementos constitutivos das danças urbanas.

6. (EF67EF13) Diferenciar as danças urbanas das demais manifestações da dança, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais.

7. (EF67EF13) Diferenciar as danças urbanas das demais manifestações da dança, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais.

8. (EF67EF01) Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diversos, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais e etários.

9. (EF67EF02) Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônicos em função dos avanços das tecnologias e nas respectivas exigências corporais colocadas por esses diferentes tipos de jogos.

10. (EF67EF01) Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diversos, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais e etários.

GABARITO COMENTADO

Questão 1
Resposta: Alternativa C.
Essa questão avalia a capacidade do aluno de identificar elementos conceituais referentes ao freestyle. Espera-se que eles tenham compreendido que essa manifestação cultural apresenta um nome específico para seus praticantes, diferindo de outras práticas de dança.

Questão 2
Resposta: Alternativa B.
Essa questão avalia a capacidade do aluno de compreender fatos e elementos históricos relacionados à dança urbana, refletindo acerca dos conhecimentos abordados em aula. Caso os alunos assinalem outras respostas, retome alguns conceitos discutidos em aula e ratifique que o freestyle é, sim, uma dança urbana relacionada ao movimento hip-hop.

Questão 3
Essa questão avalia a capacidade do aluno de reconhecer elementos básicos para uma composição coreográfica. Para a realização da contagem de tempo em uma sequência de passos, utiliza-se a contagem de 1 a 8. Entende-se que marcar o tempo facilita a execução dos movimentos, principalmente em coreografias de grupo.

Questão 4
Resposta: Alternativa C.
Essa questão avalia a capacidade do aluno de identificar e comparar os estilos de dança, atribuindo características às danças urbanas. Os alunos poderão citar diferentes aspectos para justificar sua resposta. Na imagem A, que ilustra o balé, os praticantes estão realizando movimentos com certa rigidez e técnica. 
A imagem B ilustra uma dança de salão, uma vez que o casal está executando um passo em comum. Já a imagem C demonstra o freestyle, o que pode ser observado pela vestimenta do praticante e pela maneira como expressa o movimento com as mãos apoiadas no chão e o corpo suspenso.
Questão 5
Resposta: Os planos são baixo, médio e alto.
Essa questão avalia a capacidade do aluno de explicar as possibilidades de execução dos passos do freestyle. Os alunos deverão descrever um dos passos experimentados durante as aulas.

Questão 6
Resposta: Não. 
Essa questão avalia a capacidade do aluno de analisar os padrões sociais vinculados às práticas corporais. Qualquer pessoa, independentemente de suas condições físicas, de sua etnia, sua condição social etc., tem o direito de vivenciar as danças urbanas sem sofrer preconceito ou julgamento de valor.

Questão 7
Resposta: A cultura hip-hop apresenta como um de seus elementos a street dance, uma dança urbana. Um dos estilos de street dance é o freestyle, também chamado de “estilo livre”, o qual mistura diferentes tipos de dança.
Essa questão avalia a capacidade do aluno de sintetizar conceitos relacionados ao freestyle, refletindo acerca dos conhecimentos abordados em aula.
Questão 8
Resposta: Alternativa C.
Para responder a essa questão, o aluno deve compreender o texto apresentado na atividade, o qual explica o que seria a classificação dos jogos eletrônicos. Posteriormente, deve analisar o comando de relacionar a coluna A com a coluna B. Ao final, deve marcar o item que se refere à coluna B, que deve estar paralelamente relacionada com os jogos eletrônicos citados na coluna A. 

Questão 9
Resposta: Alternativa C.
Os alunos podem sentir dificuldade com os termos escritos em língua estrangeira. Entretanto, a tabela apresentada é de fácil observação e compreensão. Em seguida, apresenta-se um jogo eletrônico mundialmente conhecido, o qual ajuda o aluno a reconhecer o item correto.

Questão 10
Resposta: Alternativa B.
Nessa questão, é importante que o aluno entenda que existem jogos eletrônicos que não simulam atividades características da infância. Assim, critica-se a utilização dos jogos eletrônicos como única forma de lazer nessa idade, com um excesso de tempo na frente de uma tela. Por outro lado, há jogos eletrônicos que simulam brincadeiras típicas desse período da vida, as quais favorecem o desenvolvimento infantil por meio da interação com o ambiente e com outras pessoas. Caso o aluno sinta dificuldade em compreender a diferença entre jogos eletrônicos que simulam esportes, lutas e outras situações e jogos eletrônicos que simulam uma brincadeira, comente com ele a diferença entre o que é esporte e o que é jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário