Cadeia alimentar - Exercício 6ºano - Identificar componentes de cadeias alimentares e relacioná-los a seus papéis (cruzadinha)

 



Complete as frases a seguir com as palavras corretas e, depois, preencha a cruzadinha.

a)
As plantas, as algas e algumas bactérias são organismos (1) ___________, pois realizam fotossíntese.

b) Os seres (2) ______________ são aqueles que se alimentam de outros organismos, podendo ser herbívoros, onívoros ou (3) _______________.

c) Os (4) ______________ são seres vivos que se alimentam de organismos mortos ou resíduos deixados por eles.

d) São seres vivos decompositores alguns (5) ___________ e (6) _____________, presentes em todos os ecossistemas.
GABARITO
Resposta: (1) produtores; (2) consumidores; (3) carnívoros; (4) decompositores; (5) fungos; (6) bactérias. 
Na atividade trabalha-se relações alimentares. Pode ser que os alunos confundam os níveis tróficos das cadeias alimentares. Retome o conteúdo, é possível, por exemplo, mostrar o caminho de diversos alimentos que chegam a um prato que tem salada, bife, ovo, queijo e arroz. Nesse caso, peça que os alunos montem cadeias alimentares, colocando as pessoas como consumidores finais, para cada um dos alimentos. Depois, veja com eles o que acontece com as sobras da refeição ou mesmo da preparação, como cascas de ovos.


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nosso blog é gratuito, seja um colaborador e incentive nosso trabalho por apenas 4,99.