Contando o tempo - Atividade 1ºano - Plano de aula BNCC EF01CI05

 


Título: Contando o tempo
Duração: 3 aulas

Introdução
O entendimento da passagem do tempo e de como ele é contado é de suma importância para que os alunos consigam compreender como se dá a organização das atividades diárias, semanais, mensais e até mesmo anuais. Quando reconhecem como se dá a sucessão do tempo e sua divisão, conseguem se situar, fazer planejamentos e ter maior autonomia.
Além disso, o estabelecimento da relação entre cada período do dia - manhã, tarde e noite - às diversas atividades que podem ser realizadas contribui para que os alunos compreendam ritmos e ciclos da natureza, bem como sua influência nas nossas vidas.
Também é importante que os alunos compreendam que a contagem do tempo pode ser feita de diversas maneiras. Nesta sequência didática, elegemos o calendário como foco do trabalho, por ser uma maneira concreta e de fácil visualização de contagem do tempo.
Objetivos de aprendizagem
• Identificar os períodos do dia: manhã, tarde e noite.
• Identificar e nomear os dias da semana e dos meses do ano.

Objeto de conhecimento
Escalas de tempo

Habilidade
(EF01CI05): Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão dos dias, semanas, meses e anos.

Recursos e materiais necessários
Aula 1:
• 1 cópia da atividade proposta para cada aluno.

Aula 2:
• 1 cópia da atividade proposta para cada aluno.

Aula 3:
• 1 calendário, de tamanho grande, do ano corrente.

DESENVOLVIMENTO

Aula 1 – Reflexão sobre o tempo: ontem, hoje e amanhã
Duração: uma aula de 40 minutos.
Organização dos alunos: em círculo.

Inicie a aula perguntando aos alunos: “Se plantarmos, hoje, uma semente de feijão, amanhã a planta já estará crescida? Por quê?”. Esta é uma maneira de fazer os alunos pensarem sobre o tempo que as plantas levam para crescer. Pergunte quem já acompanhou o crescimento de uma planta e peça que conte sobre essa observação. Conclua a discussão pontuando que as plantas precisam de tempo para crescer e se desenvolver.
Na sequência, amplie a discussão para outros seres vivos: “Será que outros seres vivos também precisam de tempo para crescer e se desenvolver? Quantos anos você tem? O que acontece com você a medida que o tempo passa?”. Conduza as questões e a discussão de maneira que os alunos tenham a clara percepção da passagem do tempo. Em seguida, explique a importância de contar a passagem do tempo para a organização de qualquer atividade.
Inicie a explicação sobre a divisão dos dias introduzindo os conceitos de ontem, hoje e amanhã: o dia que passou é chamado de ontem, o dia que estamos vivendo é chamado de hoje, e o dia seguinte é chamado de amanhã.
Em seguida, explique o agrupamento dos dias em semanas: cada grupo de 7 dias forma uma semana. O primeiro dia da semana é o domingo, o segundo, como próprio nome já diz, é a segundafeira - dia que as aulas começam - e assim sucessivamente até o sábado, último dia da semana.
Para sistematizar os conceitos, sugerimos que faça uma cópia para cada aluno da tabela abaixo. Peça para que a preencham com as atividades que desenvolveram na escola durante uma semana. Caso não seja possível, reproduza a tabela em uma cartolina ou folha A3, e preencha-a com participação de todos os alunos. Idealmente essa atividade deve ser iniciada em uma segundafeira.
Ao final de uma semana, peça para que os alunos exponham as tabelas preenchidas e socializem as marcações. Caso alguns alunos tenham dificuldade no preenchimento, peça para que utilizem desenhos ao invés de escrita.
Se julgar pertinente, inclua a tabela na rotina diária com a turma. Essa é uma boa maneira de organizar e registrar as atividades diárias.


Aula 2 – Organizando as atividades da semana
Duração: uma aula de 40 minutos.
Organização dos alunos: em duplas.

Disponha uma cópia da tabela a seguir para cada aluno. Em seguida, agrupe-os em duplas e os oriente no preenchimento indidual com o auxílio do colega. Isso é importante para que possam se auxiliar mutuamente, além de conversar sobre as atividades e compartilhar o que fazem nos dias da semana.
Percorra as duplas ajudando-os em suas dúvidas. Estimule-os a preencher a tabela utilizando escrita e/ou desenho. É possível que algumas atividades, realizadas aos finais de semana, não sejam frequentes. Nesse caso, permita que registrem o que mais gostam de fazer nesses dias.


Aula 3 – O calendário
Duração: uma aula de 40 minutos.
Organização dos alunos: em círculo.

Explique aos alunos que o calendário é um dos meios utilizados para ajudar a marcar a passagem do tempo. O calendário anual reúne todos os dias, semanas e meses do ano.
Com os alunos sentados em círculo, mostre para turma um grande calendário, se possível que contenha todos os dias do ano em uma única folha, no qual seja possível fazer as observações.

Em seguida, faça as seguintes perguntas para a turma:
• Como o calendário está dividido?
• Quantos meses tem um ano?
• Quais são os meses do ano?
• O que significam as letras abaixo dos nomes dos meses? (Dias da semana)
• Em que mês estamos?
• Todos os meses do ano têm o mesmo número de dias?

Aferição de aprendizagem
É imprescindível fazer observações e anotações pessoais para sistematizar as informações acerca da aprendizagem dos alunos. Esses dados são importantes para determinar não só como os alunos estão compreendendo e construindo os conceitos, mas também como os estão relacionando com seus conhecimentos prévios.
Procure observar se os alunos conseguem perceber e diferenciar os períodos noite e dia e as atividades realizadas em cada um deles. Além disso, avalie a participação dos alunos durante a realização das questões orais e o preenchimento das atividades propostas (aulas 1 e 2). Você poderá também propor a eles itens de autoavaliação:

• Como foi a minha participação nas atividades?
• Fui capaz de falar no momento correto?
• Consegui ajudar meus colegas a realizar as atividades?
• Preenchi as tabelas propostas com empenho?
• Executei as atividades dentro do prazo estipulado?
Questões para auxiliar na aferição

1. Responda as questões a seguir
a) Que dia da semana é hoje?
b) Que dia da semana foi ontem?
c) Que dia da semana será amanhã?

2. Maria faz aniversário no terceiro mês do ano. Qual é o mês em que Maria faz aniversário?

Gabarito das questões
1. As respostas irão variar de acordo com o dia da semana em que a atividade for aplicada em sala de aula.
2. Maria faz aniversário em março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário