EF02CI06 - A importância dos vegetais - Plano de aula de Ciências 2ºano BNCC (PDF para baixar)

 

Título: A importância dos vegetais
Duração: 2 aulas

Introdução
O que temos feito pelo nosso entorno? Nesta sequência de aulas, estimulamos esse debate e apresentamos a ideia de que plantar pode ser uma maneira de cuidarmos do ambiente ao nosso redor.
Será uma oportunidade de os alunos terem contato com informações sobre a importância dos vegetais, além de se motivarem a plantar de fato.

Objetivos de aprendizagem
(EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas e analisar as relações entre as plantas, os demais seres vivos e outros elementos que compõem o ambiente.

• Conhecer informações sobre a importância dos vegetais.
• Valorizar o plantio como iniciativa associada à preservação do ambiente.
• Identificar, na escola, o que está sendo protegido e bem cuidado e o que pode ser melhor cuidado.
• Sugerir ideias sobre o que pode ser feito para cuidarmos melhor do ambiente escolar.
• Predispor-se a tomar iniciativa para preservar o seu entorno.

Recursos e materiais necessários
• Imagens de acúmulo de lixo em diferentes ambientes, de áreas verdes e urbanas.
• Imagens de ambientes bem cuidados, onde seja visível uma vegetação – praças e áreas verdes, canteiros etc.
• Folhas de papel sulfite.
• Textos sobre o tema “a importância dos vegetais”.

Desenvolvimento
Aula 1
Duração: uma aula de 45 minutos
Organização dos alunos: individual e em grupos (pequenos e grandes)

1ª atividade: atividade individual com 10 minutos de duração
Retome a discussão em torno da questão “Como temos cuidado do ambiente?”. Procure promover o debate usando imagens de um monte de lixo acumulado em um ambiente, mas também de áreas verdes bem cuidadas. Ofereça um tempo para cada aluno refletir sobre o que faz no dia a dia e formular sua resposta, que pode ser expressada por escrito ou por meio de um desenho.

2ª atividade: atividade em pequenos grupos com 15 minutos de duração
Em seguida, incentive os alunos a fazer, em duplas, uma história em quadrinhos mostrando como podemos cuidar do ambiente à nossa volta. Para isso, eles devem utilizar os desenhos que produziram individualmente na atividade anterior. A história pode ser finalizada como lição de casa.

3ª atividade: atividade em pequenos grupos com 10 minutos de duração
Selecione previamente fragmentos de textos sobre a importância dos vegetais. É possível retirar e editar esses textos da internet. A seguir, indicamos alguns links que podem ser utilizados:

Organize a classe em cinco grupos. A tarefa de cada um deles será ler um dos fragmentos de textos que você lhes dará.

4ª atividade: atividade em grande grupo com 10 minutos de duração
Em seguida, cada grupo deve compartilhar com os colegas de turma as informações lidas. Isso pode ser feito da seguinte maneira: inicialmente, aqueles que não leram o texto podem dizer o que imaginam ter sido comentado sobre “a importância dos vegetais”; e aqueles que leram podem, então, dizer se as hipóteses estão corretas ou não. Organize as informações relatadas pelos alunos, durante a atividade, no quadro de giz, auxiliando os alunos a sistematizar as informações.

Dicas e atividades complementares
Procure estimular a leitura dos textos relacionados à importância dos vegetais, apresentando as imagens associadas aos textos e indagando os alunos: “O que cada imagem mostra? Considerando isso, o que você acha que o texto associado a essa imagem diz?”.

Tarefa para casa: os alunos devem terminar a história em quadrinhos que começaram a elaborar na 2ª atividade.
Aula 2
Duração: uma aula de 45 minutos
Organização dos alunos: em grupos (pequenos e grandes)

1ª atividade: atividade em grande grupo com 5 minutos de duração
Proponha aos alunos o desafio: “Que tal cuidarmos do ambiente escolar?”. Para isso podemos
cultivar várias plantas!

2ª atividade: atividade em pequenos grupos com 20 minutos de duração
Inicialmente, podemos manter os cinco grupos da aula anterior e convidá-los a fazer um passeio pela escola, procurando identificar tudo que consideram denunciar a falta de cuidado com o ambiente. Nesse passeio exploratório, também devem avaliar em que locais da escola poderiam plantar vasos ou canteiros. Incentive os alunos a tomar nota das informações que considerarem relevantes, pois isso poderá ser útil na atividade seguinte.

3ª atividade: atividade em grande grupo com 20 minutos de duração
Em uma plenária, cada grupo deve expor suas observações e também explicar e justificar suas ideias para a planta que desejam cultivar e para o local apropriado para plantá-la na escola.
Por fim, sob sua orientação, a turma pode formular um plano de ação. Uma possibilidade é que os diversos grupos formados atuem e plantem em áreas diferentes da escola.

Cuidados a ser tomados
É aconselhável que, ao sair da sala de aula com os alunos, mais de um adulto esteja acompanhando o grupo.

Dicas e atividades complementares
É interessante que os alunos façam o passeio levando cadernos, para que possam fazer desenhos dos locais que visitarem, realçando características que denunciem se o local está sendo bem cuidado ou não, ou o que imaginam que poderia ser feito, no caso de julgarem que o lugar precisa ser melhor cuidado.

Aferição de aprendizagem
Verifique se os alunos estão, de fato, se apropriando de critérios que os ajudam a determinar se um ambiente é modificado pelo ser humano, ou se está sendo bem cuidado ou não etc. Procure avaliar também se estão se sentindo capazes de fazer algo pelo ambiente.

Questões para auxiliar na aferição
1. O que podemos fazer para cuidar do ambiente que frequentamos? Represente, por meio de desenhos, duas ações que você pode executar.

2. Qual é a importância das plantas para o nosso ambiente? Escreva ou represente, por meio de
desenhos, três argumentos.

*Respostas pessoais*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nosso blog é gratuito, seja um colaborador e incentive nosso trabalho por apenas 4,99.