EF03GE04 - Atividade de Geografia 3ºano BNCC - Paisagens

Identificando elementos naturais e culturais na paisagem

Objetivos de aprendizagem

Observar elementos naturais e culturais presentes nas paisagens.
Objeto de conhecimento:
Paisagens naturais e antrópicas em transformação.
Habilidade trabalhada: (EF03GE04) Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares.

Compreender que o ser humano modifica a paisagem de acordo com as suas necessidades.
Objeto de conhecimento:
Paisagens naturais e antrópicas em transformação.
Habilidade trabalhada: (EF03GE04) Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares.

Diferenciar e registrar, por meio de colagens, elementos naturais e culturais.
Objeto de conhecimento:
Paisagens naturais e antrópicas em transformação.
Habilidade trabalhada: (EF03GE04) Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares.

Tempo previsto:
150 minutos (3 aulas de aproximadamente 50 minutos cada) 

Materiais necessários
Imagem de uma paisagem que contenha elementos culturais e naturais, projetor de imagens (opcional), impressos em folha sulfite A4 do quadro de elementos culturais e naturais, material de recorte (revistas, livros consumíveis, etc.), caderno, tubos de cola, tesouras, lápis de escrever, borracha, lápis de cor. 

Desenvolvimento da sequência didática

Etapa 1 (aproximadamente 100 minutos/ 2 aulas)
Antecipadamente, providencie a imagem de uma paisagem que contemple elementos culturais e naturais e, caso seja possível, um projetor de imagens (opcional).

No dia da aula, converse com os alunos sobre paisagens, a verificar o que eles já sabem sobre o tema. Faça com que reflitam sobre a modificação da composição que as paisagens podem sofrer com o passar do tempo, por meio da ação natural, como a ação do vento, da chuva, do sol, etc. e por meio da ação humana, cultural, que ocorre por meio das construções e das atividades econômicas.


Projete a imagem de uma paisagem que apresente elementos culturais e naturais. Explique aos alunos que as paisagens podem ser compostas por esses dois tipos de elementos e que, inicialmente, elas são formadas somente por elementos naturais, como árvores, rios, relevos, rochas, etc., porém elas podem adquirir modificações culturais com o passar do tempo. Comente com os alunos que o ser humano ocupa os lugares e modifica-os de acordo com a suas necessidades e interesses, realizando construções, plantações, estradas, entre outros. Peça aos alunos que citem os elementos que observaram na paisagem. Conforme os alunos citam os elementos, registre-os na lousa em um quadro, como no modelo abaixo, e escreva os elementos separando-os em naturais e culturais.
Peça aos alunos que reproduzam o quadro e desenhem no caderno a paisagem observada.

Etapa 2 (aproximadamente 50 minutos/ 1 aula)
Entregue aos alunos, individualmente, material de recorte (revistas, livros consumíveis, etc.), tubos de cola, tesouras, lápis de cor e impressos em folha de papel sulfite A4, a serem produzidos como no modelo abaixo.


Solicite aos alunos que pesquisem, selecionem e colem nos espaços indicados elementos naturais, como árvores, rios, lagos, rochas e elementos culturais, como casas, praças, prédios, lavouras, etc. 
Por fim, os alunos deverão colar os trabalhos nos cadernos.

Avaliação
A avaliação deverá ser contínua ocorrendo em todas as etapas do desenvolvimento da atividade. Poderão ser avaliados a participação e o envolvimento dos alunos, a oralidade, a capacidade de reconhecer que as paisagens podem sofrer alterações com o decorrer do tempo e identificar e separar elementos naturais e culturais presentes nas paisagens.

Durante o desenvolvimento, observe:
• o aluno observou elementos naturais e culturais presentes nas paisagens?
• o aluno compreendeu que o ser humano modifica a paisagem de acordo com as suas necessidades e seus interesses?
• o aluno diferenciou e registrou por meio de colagens, elementos naturais e culturais presentes nas paisagens?

Além das observações, seguem algumas questões relativas às habilidades desenvolvidas nesta sequência didática.

1. Cite alguns elementos culturais (humanos) que podem ser encontrados nas paisagens.
Resposta esperada. O aluno poderá citar vários elementos culturais, como casas, prédios, postes, muros, ruas, calçadas, plantações, fábricas, etc.

2. Cite alguns elementos naturais que podem ser encontrados nas paisagens.
Resposta esperada. O aluno poderá citar vários elementos naturais, como rios, florestas, lagos, morros, montanhas, mares, etc.

Após o trabalho com a sequência didática, trabalhe com os alunos a autoavaliação a seguir. Se preferir, reproduza as questões na lousa para os alunos copiarem e responderem-nas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário