EF06GE06 - Exercícios com gabarito e orientações ao professor

 


Questão 1
Descreva a imagem abaixo relacionando-a aos processos de transformação da natureza pelo trabalho humano ao longo dos tempos.


Questão 2
Escolha dois alimentos que habitualmente você consome. Depois, pesquise: do que são feitos, como são feitos, qual é sua origem e quais são os materiais utilizados para embalá-los.
Em seguida, responda: como a produção desses alimentos modifica paisagens naturais transformando-as em paisagens culturais?

Questão 3
Leia as afirmativas a seguir.

O desenvolvimento da agropecuária permitiu as primeiras grandes transformações das paisagens do Pla-neta Terra
Porque:
Provocou o desmatamento de grandes áreas de vegetação natural, bem como a utilização intensiva do solo, de água e demais recursos naturais.

Sobre essas duas afirmativas, é correto afirmar que:
a) as duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
b) as duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
c) a primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira.
d) a primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa.

GABARITO COMENTADO

Habilidade das questões 
(EF06GE06) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização.

Questão 1
Espera-se que os estudantes compreendam que se trata de um rio canalizado, cujas margens estão sendo utilizadas por automóveis. Paisagem típica de uma grande ou média cidade, com prédios ao fundo e, à direita, o que parece ser uma fábrica. Embora não possa haver certeza absoluta, a probabilidade maior é a de que o rio esteja inutilizado para pesca e mesmo para transporte, sendo talvez utilizado como despejo de lixos diversos e esgotos.

Questão 2
Aqui será interessante se os estudantes trouxerem as embalagens ou pelo menos fotos dos produtos, de modo que o professor identifique os produtos e consiga orientar melhor a pesquisa necessária para responder à questão. De qualquer modo, espera-se que os estudantes identifiquem que, para que o produto chegasse até eles, foi preciso um longo caminho: plantar e colher, transportar até uma fábrica ou ao supermercado (uma hortaliça, por exemplo), cuidado com os animais e posterior procedimento de abate e preparo da carne para comercialização, ser embalado eventualmente pode haver um outdoor com propaganda do produto; enfim, que eles percebam que esse longo caminho, aos poucos ou abruptamente, é feito de elementos culturais que permitem a produção, o transporte e a comercialização dos mais diversos produtos. 

Questão 3
Gabarito: a
Por meio de duas afirmativas que apresentam proposições verdadeiras com relações entre si (causa e efeito), a questão avalia a capacidade de identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária.
A escolha da alternativa A indica que o estudante consegue estabelecer a relação de causa (o desenvolvimento da agropecuária) e efeito (as características das paisagens transformadas), entre as proposições apresentadas no enunciado da questão. A escolha da alternativa B indica que o estudante não reconhece a relação entre as duas proposições. A opção pelas duas outras alternativas (C e D) demonstra que não reconhece as proposições como verdadeiras.
O professor poderá ilustrar as transformações ocorridas na paisagem a partir do desenvolvimento da agropecuária, utilizando os povos antigos, tais como os egípcios e os mesopotâmicos, como exemplo. Ele poderá demonstrar que esses povos criaram novas formas de estabelecer relações com a natureza, com base no processo de domesticação de animais e plantas, e provocaram as primeiras transformações mais significativas na paisagem do local onde se estabeleceram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário