EF06GE07 - Exercício com gabarito - Processo de urbanização no Brasil (desigualdades)


 
Leia o texto com atenção para responder à questão.

“‘Afogados’, ‘Pina’, ‘Santo Amaro’, zonas dos mangues, dos ‘mocambos’, dos operários, dos sem-profissão, dos inadaptados, dos que desceram do sertão na fome e não puderam vencer na cidade, dos rebelados e dos conformados – dos vencidos. Zona dos ‘mocambos’. Cidade aquática, com casas de barro batido a sopapo, telhados de capim, de palha e de folhas de flandres.” 

Fonte: CASTRO, J. Documentário do Nordeste. 2 ed. São Paulo: Brasiliense, 1959, p. 15-16.

O autor do trecho acima, Josué de Castro, descreveu em sua obra as paisagens da cidade do Recife, capital do estado de Pernambuco, em meados do século XX. Os bairros e as paisagens mencionadas descrevem moradias ricas ou pobres? Justifique sua resposta.

HABILIDADE DO EXERCÍCIO
(EF06GE07) Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.

GABARITO COMENTADO
O trecho destacado inicia com as pessoas que ocupam os bairros citados no começo do texto: os “sem-
-profissão”, os “inadaptados”, os que migraram da seca do sertão fugindo da sede e da fome. Portanto, indícios de bairros de população mais pobre e com pouca ou nenhuma infraestrutura. Casas construídas em um ambiente inóspito, os manguezais, menosprezados pelo mercado imobiliário e, portanto, ocupados apenas por aqueles que não têm condições melhores de vida. Paisagens ocupadas por populações pobres e que marcam o início do avassalador processo de urbanização brasileira, profundamente desigual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nosso blog é gratuito, seja um colaborador e incentive nosso trabalho por apenas 4,99.