Exercícios sobre o Planeta Terra 6ºano com gabarito - Habilidade EF06CI11


ATIVIDADE EM PDF PARA BAIXAR
Questão 1
Assinale a alternativa incorreta em relação ao planeta Terra.
a) A Terra se formou muito antes do Sol e dos demais planetas do Sistema Solar.
b) A superfície da Terra primitiva era bastante quente e apresentava muitos vulcões ativos.
c) A crosta terrestre é uma camada de rocha e solo, que se formou ao longo de milhões de anos com o resfriamento da superfície da Terra primitiva.
d) O desenvolvimento de oceanos foi fundamental para proporcionar condições para o surgimento e a manutenção da vida na Terra.

Questão 2
Analise as sentenças e encontre a alternativa que completa corretamente as lacunas.
I. O conjunto de toda a água do planeta Terra é chamado de _______.
II. Chamamos de _________o conjunto formado pelos seres vivos que habitam o nosso planeta.
III. Gás carbônico, gás oxigênio e gás nitrogênio são alguns dos componentes da ___________.
IV. A _______é composta pelas rochas e pelo solo.

a) oceanos – animais – estratosfera – terra
b) hidrosfera – biosfera – atmosfera – litosfera
c) oceanos – biosfera – atmosfera – terra
d) hidrosfera – vida – atmosfera – litosfera

Questão 3
Encontre a alternativa que completa corretamente a sentença a seguir:
Na _________ ocorrem transformações que podem alterar completamente as características
de um local. Essas transformações rapidamente perceptíveis são conhecidas como _____________, ____________ e ___________.

a) água – terremotos – cordilheiras – chuvas
b) superfície terrestre – terremotos – tsunamis – erupções vulcânicas
c) hidrosfera – relevo – florestas – rios
d) superfície terrestre – cordilheira – vulcões – atmosfera

Questão 4
Em uma hipotética viagem até o centro da Terra, feita em um veículo especial, um dos tripulantes fez uma pequena descrição do trajeto. Qual das alternativas se refere a essa descrição, considerando o que é conhecido da estrutura da Terra?
a) Atravessamos o solo e, logo em seguida, a rocha-mãe. A rocha-mãe e outros elementos da crosta estão localizados acima de uma das camadas que formam o planeta, chamada manto. À medida que perfurávamos o manto e as outras camadas mais internas, os aparelhos indicavam que a temperatura do lado de fora do veículo estava diminuindo. Quando chegamos ao fim de nossa viagem, descobrimos que o núcleo do planeta é uma gigantesca e dura bola de gelo.
b) Atravessamos o solo, atingimos a rocha-mãe e, logo em seguida, um gigantesco depósito de lava vulcânica. O depósito de lava recobre uma das camadas que formam o planeta, chamada manto. À medida que perfurávamos o manto e as outras camadas mais internas, os aparelhos indicavam que a temperatura do lado de fora do veículo estava aumentando. Quando chegamos ao fim de nossa viagem, descobrimos que o núcleo do planeta é uma gigantesca bola de chumbo.
c) Atravessamos o solo e atingimos a rocha-mãe. A rocha-mãe e outros elementos da crosta estão localizados acima de uma das camadas que formam o planeta, chamada manto. À medida que perfurávamos o manto e as outras camadas mais internas, os aparelhos indicavam que a temperatura do lado de fora do veículo estava aumentando. Quando chegamos ao fim de nossa viagem, descobrimos que o núcleo do planeta é uma gigantesca bola de ferro e níquel.
d) Atravessamos o solo e atingimos a rocha-mãe. A rocha-mãe e outros elementos do núcleo fazem parte de uma das camadas líquidas que formam o planeta, chamada manto. À medida que perfurávamos o manto e as outras camadas mais internas, os aparelhos indicavam que a temperatura do lado de fora do veículo estava diminuindo. Ao final da nossa viagem, chegamos à crosta e descobrimos que ela é um enorme cubo de níquel e ferro.

GABARITO

Questão 1
Alternativa correta: A.
Como a questão pede que os alunos identifiquem a alternativa incorreta, pode ser que eles se confundam com o enunciado. A alternativa A deve ser escolhida, pois a Terra, o Sol e os demais planetas do Sistema Solar se formaram ao mesmo tempo. Para melhor elucidar os conhecimentos sobre a origem e as características do planeta, vale recomendar textos simples sobre a Terra primitiva e sobre a origem da vida.

Questão 2
Alternativa correta: B.
A atividade retoma alguns componentes da Terra. O aluno pode se confundir na afirmação I e considerar que apenas os oceanos representam toda a água do planeta.

Na afirmação II o erro pode ocorrer tanto por esquecer de outros elementos da biosfera, como é o caso dos vegetais, quanto por não reconhecer a biosfera como o conjunto de toda a vida no planeta Terra. Na afirmação III o erro se dá por não reconhecer a atmosfera como um conjunto de gases e confundi-la com uma das suas camadas. Na afirmação IV pode ocorrer erro por ignorar outros componentes do planeta, por exemplo, manto e núcleo. 

Questão 3
Alternativa correta: B.
A questão avalia o conhecimento sobre modificações rápidas na superfície terrestre. Os alunos podem se confundir com as alternativas A e D devido à presença da palavra cordilheira, que se refere a uma modificação da paisagem, porém ela ocorre de forma mais lenta e resulta do encontro de duas placas tectônicas. Durante a formação das cordilheiras e nas áreas onde elas se localizam, os terremotos são frequentes. A alternativa C é incorreta, pois relevo e florestas não são alterações da hidrosfera. 

Questão 4
Alternativa correta: C.
Na questão retoma-se o conhecimento sobre as camadas da Terra, bem como suas características. Na alternativa A é errado dizer que a temperatura diminui em direção ao núcleo da Terra e que o núcleo é uma bola de gelo. Na alternativa B é errado dizer que o núcleo é uma bola de chumbo. Na alternativa D o erro é afirmar que a rocha-mãe e elementos do núcleo fazem parte do manto, que a temperatura diminui em direção ao centro e que o núcleo é um cubo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nosso blog é gratuito, seja um colaborador e incentive nosso trabalho por apenas 4,99.