Geografia 6ºano - Atividades EF06GE01 - Gabarito comentado


Questão 1
Compare as imagens que retratam o Vale do Anhangabaú, localizado na cidade de São Paulo, em dois momentos diferentes.

De acordo com as imagens, é incorreto afirmar que:

a) Uma das mudanças observadas na paisagem é a inserção de áreas verdes no Vale do Anhangabaú.

b) Houve um aumento dos elementos culturais entre um período e outro.

c) A paisagem não mudou ao longo das décadas de 1950 a 2010.

d) O Vale do Anhangabaú ainda é bastante utilizado por veículos e pedestres.

GABARITO:
Alternativa c

COMENTÁRIO
A questão avalia a capacidade de comparar as paisagens por meio de fotografias que retratam o mesmo local em diferentes tempos. A ideia é que os estudantes possam observar as mudanças ocorridas ao longo dos anos, como a inserção de novos elementos e usos na paisagem.

As fotografias dessa questão permitem mostrar as modificações da paisagem do Vale do Anhangabaú ao longo dos últimos anos. O texto da alternativa C deve ser assinalado como incorreta por afirmar que não houve modificações na paisagem. Ao comparar as duas imagens, os estudantes poderão observar que houve um aumento dos elementos culturais, tais como edifícios, entre as décadas de 1950 e 2010, e a inserção de elementos naturais, como árvores e áreas verdes. Apesar das modificações, o Vale do Anhangabaú ainda é bastante utilizado por veículos e pedestres, isto é, elementos que podem ser observados nas duas fotografias. 

Questão 2
Converse com alguém mais velho de sua família; quanto mais idade tiver, melhor. O objetivo é levantar informações acerca do cotidiano dessa pessoa na época em que tinha a mesma idade que você tem atualmente. Pergunte sobre meios de transporte e de comunicação, lazer e locais que costumava frequentar quando saía de casa. Depois, elabore você mesmo uma lista sobre o seu cotidiano e, finalmente, compare as duas situações.

GABARITO E COMENTÁRIOS
Espera-se que a questão traga, antes de tudo, a oportunidade do conversar como modo de aprender e de melhor compreender a realidade em que se vive, trocando experiências e conhecimentos a partir do diálogo, da cumplicidade de revelar ao outro detalhes e momentos marcantes de uma outra época, de outras paisagens vividas. O professor deve estimular a conversa não meramente como uma lição de casa, mas como uma oportunidade de buscar outros modos de desenvolver o raciocínio geográfico. Posteriormente, com os cotidianos devidamente registrados e sistematizados, o desenvolvimento da comparação deverá ser acompanhado por hipóteses ou relações (com temas já trabalhados) que ajudem a compreender as modificações nas paisagens e nos hábitos de outrora.

HABILIDADE:
(EF06GE01)
Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário