Área de figuras planas - Exercício 7ºano com gabarito - EF07MA32 (problema)

 

Darlene vai fazer a festa de aniversário em um sítio, e, para ajudar as pessoas a encontrar o lugar, fixou placas de papel com setas pretas pintadas. Veja as dimensões das setas que ela desenhou.
Qual é a medida da área de cada seta que ela precisará remover depois da festa, em cm2?

Objeto de conhecimento:
Equivalência de área de figuras planas: cálculo de áreas de figuras que podem ser decompostas por outras, cujas áreas podem ser facilmente determinadas como triângulos e quadriláteros.

Habilidade:
(EF07MA32) Resolver e elaborar problemas de cálculo de medida de área de figuras planas que podem ser decompostas por quadrados, retângulos e/ou triângulos, utilizando a equivalência entre áreas.

Grade de correção:


Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
O aluno que calcula somente a medida da área de uma das duas formas, triângulo ou retângulo, pode não conseguir calcular a medida da área da outra forma. O aluno que calcula as medidas de ambas as áreas com a mesma fórmula pode não estar atento às diferentes formas de cálculo. Para melhorar a habilidade de resolver e elaborar problemas de cálculo de medida de área de figuras planas que podem ser decompostas por quadrados, retângulos e/ou triângulos, peça aos alunos que construam diferentes figuras, utilizando diferentes formas geométricas e, em seguida, calculem a medida da área de cada figura produzida por meio da soma da medida da área de cada forma geométrica utilizada. Isso pode ser feito por meio de quebra-cabeças com formas geométricas, como o Tangram. Os alunos também podem ser incentivados a criar os próprios quebra-cabeças, desenhando e recortando formas em seus cadernos. Feito isso, cada aluno pode arranjar as formas de uma maneira, colando a figura montada em uma folha, e trocar com um colega para calcular a medida da área de outra figura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário