Se uma das dimensões do tapete for 3 m, qual será a outra dimensão?
a) 1,6 m
b) 2,0 m
c) 3,0 m
d) 4,8 m
e) 5,0 m
Objeto de conhecimento:
Equivalência de área de figuras planas: cálculo de áreas de figuras que podem ser decompostas por outras, cujas áreas podem ser facilmente determinadas como triângulos e quadriláteros.
Habilidade:
(EF07MA31) Estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.
Grade de correção:
Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
O aluno que marca a alternativa a ou d tem dificuldade com as definições de área e perímetro ou tem dificuldade em calcular a medida de área de um quadrado a partir da medida do seu perímetro. O aluno que marca a alternativa c confunde as definições de área e perímetro. O aluno que marca a alternativa e confunde o que foi pedido no enunciado ou demonstra dificuldade com os conceitos geométricos. Para melhorar a habilidade de estabelecer expressões de cálculo de medida de área de triângulos e de quadriláteros, leve para a sala de aula figuras impressas em diversos formatos, distribua para os alunos individualmente ou em grupos (dependendo da quantidade de figuras disponíveis) e peça a eles que encontrem a medida de área aproximada e a medida do perímetro das figuras, utilizando somente uma régua e um lápis. Auxilie os alunos para que façam a decomposição das figuras em quadrados, retângulos e triângulos, marcando as divisões no papel.
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