Área de triângulos e de quadriláteros - Exercício 7ºano e gabarito - EF07MA31

Uma arquiteta encomendará um tapete retangular para colocar na sala da sua casa, que é quadrada e tem a medida do perímetro igual a 20 m. A arquiteta projetou o tapete para que a sua área correspondesse a 24% da área da sala.

Se uma das dimensões do tapete for 3 m, qual será a outra dimensão?

a) 1,6 m

b) 2,0 m

c) 3,0 m

d) 4,8 m

e) 5,0 m

Objeto de conhecimento:
Equivalência de área de figuras planas: cálculo de áreas de figuras que podem ser decompostas por outras, cujas áreas podem ser facilmente determinadas como triângulos e quadriláteros.

Habilidade:
(EF07MA31)
Estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de quadriláteros.

Grade de correção:

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
O aluno que marca a alternativa a ou d tem dificuldade com as definições de área e perímetro ou tem dificuldade em calcular a medida de área de um quadrado a partir da medida do seu perímetro. O aluno que marca a alternativa c confunde as definições de área e perímetro. O aluno que marca a alternativa e confunde o que foi pedido no enunciado ou demonstra dificuldade com os conceitos geométricos. Para melhorar a habilidade de estabelecer expressões de cálculo de medida de área de triângulos e de quadriláteros, leve para a sala de aula figuras impressas em diversos formatos, distribua para os alunos individualmente ou em grupos (dependendo da quantidade de figuras disponíveis) e peça a eles que encontrem a medida de área aproximada e a medida do perímetro das figuras, utilizando somente uma régua e um lápis. Auxilie os alunos para que façam a decomposição das figuras em quadrados, retângulos e triângulos, marcando as divisões no papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário