PROPOSTA DE ATIVIDADE EM PDF PARA BAIXAR E SALVAR
PODEMOS FAZER UM DESENHO QUE SE MEXE E FAZ SONS?
VOCÊ JÁ FEZ ALGUM DESENHO? VOCÊ SABE FAZER SONS? E VOCÊ CONSEGUE PERCEBER E CRIAR MOVIMENTOS? MUITOS ARTISTAS USAM DESENHOS, SONS E MOVIMENTOS PARA CRIAR SUAS OBRAS. MAS SERÁ QUE PODEMOS CRIAR UMA OBRA COM OS TRÊS AO MESMO TEMPO? VAMOS DESCOBRIR JUNTOS!
Neste momento, por meio da mobilização dos conhecimentos prévios, os estudantes serão sensibilizados para o reconhecimento das relações processuais entre as linguagens artísticas, neste caso, as artes visuais (desenho) e a música(sons). EF15AR23
TUDO SE MOVIMENTA!
OLHE AO SEU REDOR. AS PLANTAS, AS PESSOAS, OS ANIMAIS E MESMO ALGUNS OBJETOS TÊM ALGO EM COMUM ENTRE ELES: TODOS SE MOVIMENTAM. E ISSO ACONTECE O TEMPO TODO! VEJA A CENA DESTA ILUSTRAÇÃO.
Disponível: <www.youtube.com/playlist?list=PLtra-MWzIvZGdqzuA59Jp0dZVzpmNZyT0>.
AGORA, VAMOS FAZER ALGUMAS EXPERIMENTAÇÕES!
AO TERMINAR CADA TRABALHO, COMPARTILHE OS RESULTADOS COM OS COLEGAS E O PROFESSOR. DEPOIS, GUARDE-OS NO PORTFÓLIO.
SAIBA MAIS!
O PORTFÓLIO É UMA PASTA OU CAIXA ONDE VOCÊ DEVE GUARDAR AS SUAS PRODUÇÕES. ELE SERVE PARA AJUDAR A LEMBRAR DO QUE FOI ESTUDADO NAS AULAS DE ARTE!
MATERIAL NECESSÁRIO:
FOLHA DE PAPEL SULFITE
LÁPIS PRETO
LÁPIS DE COR
ATÉ AQUI, VOCÊ VIU O DESENHO DE ALGUMAS CENAS. AGORA, QUE TAL CRIAR UM DESENHO SOBRE O SEU DIA A DIA?
1. PENSE EM ALGO QUE GOSTE DE FAZER E RESPONDA: ONDE VOCÊ FAZ ESSA ATIVIDADE? QUEM GERALMENTE ESTÁ COM VOCÊ NESSE LUGAR?
2. AGORA, FAÇA O SEU DESENHO NA FOLHA DE PAPEL SULFITE.
LEMBRE-SE DA ATIVIDADE, DAS PESSOAS E DO LUGAR QUE PRECISAM APARECER NELE.
3. MOSTRE O DESENHO PARA UM COLEGA E CONTE QUE LUGAR É ESSE, QUEM ESTÁ COM VOCÊ E O QUE ESTÃO FAZENDO. DEPOIS, OUÇA A EXPLICAÇÃO DO COLEGA SOBRE O DESENHO DELE.
VOCÊ OUVIU A EXPLICAÇÃO QUE SEU COLEGA DEU SOBRE A CENA QUE CRIOU? ENTÃO, VAMOS FAZER OS SONS DESSA CENA!
1. OLHE NOVAMENTE O DESENHO DO COLEGA E IDENTIFIQUE QUAIS SONS VOCÊ PODERIA OUVIR NESSA CENA. SE PRECISAR DE AJUDA, PEÇA AO COLEGA QUE CONTE O QUE ELE OUVE QUANDO ESTÁ NAQUELE LUGAR.
2. ESCOLHA PELO MENOS UM DOS SONS QUE IDENTIFICOU.
3. TENTE REPRODUZIR ESSE SOM USANDO SUA VOZ. VOCÊ TAMBÉM PODE USAR OS SONS DO CORPO PARA ISSO. ESTALOS, PALMAS E BATIDAS DE PÉ SÃO ALGUNS DELES.
4. OUÇA OS SONS QUE O COLEGA VAI PRODUZIR PARA A CENA QUE VOCÊ DESENHOU. ELES FICARAM PARECIDOS COM OS SONS QUE VOCÊ OUVE QUANDO ESTÁ LÁ?
Experimentação
Por meio das atividades propostas aqui, pretende-se propiciar experiências que contribuam para o desenvolvimento de habilidades relacionadas às artes visuais, como desenhar e pintar, e sonoras, como produzir e registrar sons, podendo explorar diferentes tecnologias e recursos digitais nos processos de criação artística.
Comece a primeira proposta de experimentação pedindo aos alunos que contem algumas atividades que gostam de fazer. Se for oportuno, você pode retomar o período que antecedeu o início das aulas para que contem quais experiências tiveram. Auxilie-os na apresentação para o colega, fazendo perguntas como “O que é...?” ou “Quem é...?”, remetendo diretamente ao desenho do aluno. Outra possibilidade é pedir para todos da turma se sentarem em círculo para que cada um descreva seu desenho para os demais.
Antes de realizar a segunda proposta de experimentação, você pode propor uma atividade de aquecimento, explorando a voz e os sons do corpo. Organize os alunos sentados no chão em uma roda e peça que comecem a fazer um som bem baixinho de zunido (zzzzzzz) com a boca fechada.
Explique que, quando você levantar a mão direita, eles devem aumentar o volume e, quando você levantar a mão esquerda, eles devem abaixar.
Retome qual é a mão direita e a esquerda e, então, reveze e repita estes movimentos para que os alunos explorem várias intensidades de som.
Em seguida, faça uma roda de sons: o primeiro aluno inventa um som com a boca ou uma parte do corpo e os demais devem tentar reproduzir. Depois, o próximo da roda cria outro som e a atividade continua até que todos tenham participado.
Processos de criação
BNCC - EF15AR17, EF15AR23
Ao trabalhar os sons para cada cena, os estudantes poderão experimentar improvisações, composições e sonorização, utilizando vozes e sons corporais de modo coletivo e colaborativo.
Com o desenho de uma cena do dia a dia, pretende-se mobilizar a percepção dos estudantes para as relações processuais entre as diversas linguagens artísticas, especialmente as que constituem a modalidade audiovisual.
Referência: Ápis Arte 1ºano
Nenhum comentário:
Postar um comentário