Atividade de Arte 5ºano BNCC - Pintura com estêncil - Habilidades: EF15AR01, EF15AR04, EF15AR05, EF15AR06


PROPOSTA DE ATIVIDADE EM PDF PARA BAIXAR E SALVAR

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR

Habilidades da BNCC
Artes visuais: Contextos e práticas (EF15AR01); Materialidades (EF15AR04); Processos de criação (EF15AR05, EF15AR06)

Converse sobre o ato de pintar paredes e muros para fins simbólicos e expressivos, atividade que se faz presente na história da humanidade desde a arte rupestre até a atualidade. Se julgar necessário, você pode trazer algumas imagens de pinturas rupestres para que a turma aprecie.

O Parque Nacional Serra da Capivara, localizado no Nordeste brasileiro, é um parque arqueológico inscrito na lista de Patrimônios Mundiais pela Unesco. Nesse local foram encontrados diversos registros de arte rupestre, que podem ser conferidos no site oficial do Parque: <www.fumdham.org.br/> 

Na atualidade, o grafite é uma modalidade de arte urbana muito difundida, sobretudo nas grandes cidades. Comece a conversa perguntando aos estudantes o que entendem por arte urbana, uma arte que se relaciona com os espaços públicos das cidades. Também é importante lembrar que o grafite se difundiu bastante por integrar a cultura Hip-Hop. 

Caso existam grafites próximo à escola, organize um passeio da turma para apreciar essas obras.

Pintura com estêncil 
Para realizar a atividade, experimente fazer previamente um estêncil e utilizá-lo você mesmo para explorar a técnica.

Os estudantes precisam ter espaço para trabalhar; pode ser interessante utilizar mesas grandes (ou uma adaptação com várias mesas pequenas reunidas) ou trabalhar diretamente no chão. 

Cartolina e caixas de papelão são excelentes materiais para a realização dessa atividade. 
Reforce a importância de os alunos usarem formas simples, orientadas pelo contorno. Se achar adequado, comece trabalhando com formas geométricas simples antes de trabalhar formas mais complexas. Alguns desenhos podem dificultar as etapas de corte e de aplicação, especialmente se forem muito pequenos ou muito detalhados em seu contorno.

Para cortar, é preciso começar pela parte de dentro do desenho, evitando romper o molde. Ajude os estudantes nessa etapa, pois pode ser necessário dobrar o molde ou iniciar o recorte forçando a ponta da tesoura contra o papelão.

Ajude os estudantes a fixar o molde sobre a superfície onde realizarão a pintura com o rolinho de espuma. Caso não tenha esse material disponível, é possível utilizar a parte mais macia de uma esponja de lavar louça para aplicar a tinta.

Oriente os estudantes a ter muito cuidado na hora de separar o molde da superfície em que pintaram a imagem. Leiam juntos as dicas e conversem sobre elas antes de realizar essa etapa.

Hora da reflexão
A primeira pergunta oferece a oportunidade de conversar sobre os desafios tanto da pintura realizada com o estêncil (cujas dificuldades técnicas estão principalmente na realização do molde) como da pintura realizada com pincéis ou outros materiais para fazer imagens à mão livre. Chame a atenção dos estudantes para o fato de não haver técnicas melhores ou piores, mas, sim, técnicas mais adequadas a diferentes necessidades, por exemplo: um estêncil pode ser muito útil para reproduzir uma mesma imagem de maneira rápida e precisa, enquanto a pintura sem estêncil pode oferecer mais flexibilidade na criação de novas imagens.

Estimule o grupo a falar sobre o processo de fazer o estêncil, recapitulando os momentos principais: desenhar a silhueta; recortar a parte de dentro para criar o molde; e aplicar a tinta para imprimir o desenho. Partindo desses pontos, peça aos alunos que pensem em dicas e ensinamentos que poderiam ser passados para alguém que nunca fez um estêncil.

Portfólio
A criação do portfólio é muito importante para que as produções e pesquisas dos estudantes fiquem registradas, possibilitando uma reflexão crítica sobre suas experimentações. Além disso, é uma eficaz ferramenta de acompanhamento pedagógico. Antes de iniciar as atividades, converse com os estudantes sobre a importância de guardar os trabalhos e oriente-os sobre a melhor maneira de organizá-los. 
Se possível, separe alguns portfólios de artistas para mostrar ao grupo (existem diversos portfólios disponíveis na internet). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário