Atividade de História 4ºano de acordo com a BNCC - O início da colonização - Habilidade EF04HI10 (PDF)

Título: O início da colonização
Duração: 2 aulas

Introdução
Após chegar às terras que hoje formam o Brasil, os portugueses só iniciaram sua colonização de maneira concreta cerca de 30 anos depois. A maneira que encontraram para proteger o território foi com a criação das capitanias hereditárias. O objetivo desta sequência é levar os alunos a saber um pouco mais sobre esse processo.

Objetivos de aprendizagem
Compreender como se iniciou a colonização no Brasil.
Compreender a função das Capitanias Hereditárias.

Os processos migratórios para a formação do Brasil: os grupos indígenas, a presença portuguesa e a diáspora forçada dos africanos – (EF04HI10) Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.

PLANO DE ATIVIDADE EM PDF PARA BAIXAR E SALVAR

Recursos e materiais necessários
Lousa e giz (ou quadro e caneta);
Cartolina para confecção de cartas;
Tesoura sem ponta.

Desenvolvimento

Aula 1 – A fundação das capitanias
Duração:
40 minutos.
Organização dos alunos: em círculo.

Inicie a aula organizando a sala em um grande círculo. Em seguida, pergunte aos alunos o que eles sabem sobre a colonização do Brasil. Após ouvir as respostas, explique que, apesar dos portugueses terem chegado à América em 1500, a colonização só teve início por volta de 1530, quando outros reinos europeus já demonstravam interesse na exploração destas terras.

Logo após o início da expedição, o rei D. João III propôs a divisão do território da colônia em grandes lotes, denominados “capitanias”, e as distribuiu entre os membros da nobreza portuguesa, os quais foram chamados de donatários. Esses lotes passaram a ser chamados de capitanias hereditárias, pois seriam passados de pai para filho.

Finalize a aula pedindo aos alunos que pesquisem sobre as capitanias hereditárias, com a ajuda dos familiares ou responsáveis. Oriente-os a anotar no caderno algumas informações da pesquisa, em especial quantas foram as capitanias hereditárias, em que região da colônia elas foram estabelecidas e quais eram os seus nomes.

Aula 2 – Jogo da memória
Duração:
40 minutos.
Organização dos alunos: em grupos de quatro ou cinco integrantes.

Comece a aula pedindo aos alunos que apresentem o que foi pesquisado sobre as capitanias hereditárias e mostre-lhes o mapa das Capitanias Hereditárias.
Disponível em:
<https://mapas.ibge.gov.br/escolares/publico-infantil/brasil/capitanias-hereditarias>. 

Verifique se eles observaram que todas as capitanias localizavam-se em áreas litorâneas, o que possibilitava que os donatários tivessem sempre acesso ao Oceano Atlântico. Em seguida, explique que os nobres que vieram cuidar das terras doadas eram responsáveis por desenvolver as capitanias, controlá-las, povoá-las e protegê-las com recursos próprios, além de pagar os devidos tributos à Coroa portuguesa.

Os donatários tiveram muitos problemas para manter as capitanias, pois dispunham de poucos recursos, estavam longe de Portugal e sofriam ataques constantes dos indígenas, que viam suas terras ameaçadas. Por conta das dificuldades, a maior parte das capitanias não teve o crescimento esperado e apenas duas delas prosperaram: a de Pernambuco e a de São Vicente. Nessas capitanias, a principal atividade econômica desenvolvida foi o cultivo da cana-de-açúcar. 

Finalize a aula organizando a sala em grupos de quatro ou cinco integrantes para uma espécie de jogo da memória. O jogo vai reforçar o que foi discutido nas aulas.

O jogo e as regras

1. Elabore pares de fichas com algumas informações sobre o início da colonização portuguesa na América – elas não devem ser exatamente iguais e sim fazer correspondência entre si, conforme modelo abaixo.

2. Deixe todas as cartas sobre uma mesa viradas com o conteúdo para baixo, em uma mesa, e peça aos membros de um grupo que virem uma carta e depois a outra. Se acharem que elas fazem correspondência, devem levar até você. Se acertar, ganham ponto; se errar, perdem ponto. Se acharem que as fichas sorteadas não fazem correspondência, devem devolvê-las para a mesa e passar a vez.

3. Ganha o jogo a equipe que fizer mais pontos. Se julgar interessante, elabore outras cartas, com outras informações sobre indígenas, portugueses e o início da colonização portuguesa na América.

Aferição de aprendizagem

As aulas desta sequência didática têm como objetivo fazer com que os alunos compreendam o início da colonização no Brasil por meio de pesquisas em casa e observações em sala de aula.

Durante a realização do jogo, é importante conferir se as regras são cumpridas e se os educandos demonstram conhecimento acerca do tema estudado. Ao final de algumas jogadas, pode ser solicitado que escrevam um parágrafo sintetizando o que foi discutido sobre o início da colonização.

Sugestão de questões para observar o desenvolvimento de algumas habilidades enfocadas na sequência didática

1. Marque a alternativa verdadeira.

O objetivo inicial da colonização era:
a)
dar outro nome à terra descoberta.
b) extrair ouro e prata das minas encontradas.
c) garantir a posse das terras sob domínio português.
d) fazer comércio com as Índias.

2. Que nome receberam as porções de terra doadas por D. João III aos portugueses encarregados de administrar a colônia? Quais foram bem-sucedidas?

Gabarito das questões

1.
c)
garantir a posse das terras sob domínio português.

2. Capitanias hereditárias. As capitanias de Pernambuco e São Vicente foram bem-sucedidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário