Atividade de matemática 5ºano - Habilidades EF05MA24, EF05MA25 - Plano de aula de acordo com a BNCC

Título: Os números da febre amarela
Duração estimada: 2 semanas

Introdução
O surto de febre amarela no Brasil em 2017 trouxe importantes modificações das rotinas na área de saúde, como a criação de campanhas de conscientização. É fundamental para os alunos entenderem a doença e conhecerem suas formas de prevenção e cuidados. Para isso, é possível apresentar dados importantes sobre a doença para que eles compreendam melhor a imunização, contágio e riscos da febre amarela, utilizando tabelas, gráficos e apresentação de dados estatísticos sobre os registros de casos, regiões mais afetadas e distribuição de vacinas.

Objetivos de aprendizagem
• Compreender o ciclo silvestre e urbano da doença.

• Conhecer as formas de prevenção (vacina, saneamento).

• Organizar dados e informações sobre a doença.

• Apresentar à comunidade escolar dados importantes que possam informar sobre a febre amarela (comunicação).

• Explorar conteúdos do componente curricular Ciências (ciclo da doença, forma de contágio, tratamento) para elaborar o projeto final.

Objetos de conhecimento e Habilidades (BNCC)
Leitura, coleta, classificação interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada, gráfico de colunas agrupadas, gráficos pictóricos e gráfico de linhas

(EF05MA24) Interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos (colunas ou linhas), referentes a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito, e produzir textos com o objetivo de sintetizar conclusões.

(EF05MA25) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados.

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Material necessário:
Papéis (cartolina e papel pardo), canetinhas, lápis de cor, revistas para recorte, tesouras, cola (para elaboração de cartazes); computador com acesso à internet.

Desenvolvimento

Esta sequência didática está dividida em duas etapas, sendo que a primeira delas envolve a realização de uma pesquisa. Na etapa seguinte, os dados obtidos serão trabalhados e organizados para a apresentação por meio de cartazes informativos, visando a valorização de uma campanha de conscientização sobre o tema na escola.

Etapa 1: Pesquisa e coleta de informações
Duração prevista: 3 a 4 aulas
Organização dos alunos: coletiva e, depois, em grupos de 5 alunos

1ª atividade: Leitura e dados básicos

1. Proponha uma conversa om os alunos sobre doença conhecida como febre amarela. Pergunte aos alunos se conhecem alguém que adquiriu a doença, um parente, um amigo ou um vizinho. Caso surjam casos, peça que comentem a situação do doente e informações importantes que eles possam saber. Caso não haja nenhum exemplo na turma, pergunte aos alunos se eles viram algum caso na mídia. Você pode anotar na lousa informações relevantes que eles tenham apresentado.

2. Em seguida, leia em conjunto com os alunos o texto abaixo, de uma matéria divulgada pelo Ministério da Saúde. Fique atento aos termos desconhecidos pelos alunos, e peça a eles que, a cada trecho lido, comentem sobre o que estão compreendendo.

FEBRE AMARELA

Ministério da Saúde declara fim do surto de febre amarela

Último caso da doença foi registrado em junho deste ano [2017]. Vacinação continua sendo ferramenta mais importante para prevenir surgimento de casos no próximo verão 

O Brasil não registra casos de febre amarela desde junho, quando foi confirmado o último caso da doença no Espírito Santo. O anúncio do fim do surto foi feito nesta quarta-feira (6) pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante a apresentação do novo boletim epidemiológico sobre a situação da doença no país. Mesmo com a interrupção da transmissão, o Ministério da Saúde ressalta a importância de manter as ações de prevenção e ampliar a cobertura vacinal para a febre amarela para prevenir novos casos da doença no próximo verão, período com maior probabilidade de ocorrência. 

“A situação, hoje, está sob controle, mas é fundamental que os estados e municípios se esforcem para aumentar as coberturas vacinais nas áreas com recomendação, seja com a busca ativa de pessoas não vacinadas ou por meio de campanhas específicas, envolvendo também as escolas. Além disso, é necessário manter as ações de prevenção, como o controle de vetor, capacitação de profissionais de saúde e intensificação das ações de vigilância de epizootias”, afirmou o ministro Ricardo Barros.

Desde o início do surto, em 1º de dezembro do ano passado [2016], até 1º de agosto deste ano [2017], foram confirmados 777 casos e 261 óbitos por febre amarela. Outros 2.270 casos foram descartados e 213 permanecem em investigação. Além disso, 304 casos foram considerados inconclusivos, pois não foi possível produzir evidências da infecção por febre amarela ou não se encaixavam na definição de caso. No total, foram 3.564 notificações. A região Sudeste concentrou a grande maioria dos casos. Foram 764 casos confirmados, seguida das regiões Norte (10 casos confirmados) e Centro-Oeste (3 casos). As regiões Sul e Nordeste não tiveram confirmações. [...]

Para conter a transmissão do vírus e proteger a população, o Ministério da Saúde enviou aos estados brasileiros 36,7 milhões de doses da vacina ao longo deste ano, tanto para a rotina de vacinação como para o reforço nos estados afetados pelo surto. Somente para os estados de MG, RJ, SP, ES e BA foram distribuídas 27,8 milhões de doses extras.

O Ministério da Saúde intensificou a vacinação em 1.121 municípios desses cinco estados. Do total, apenas 205 cidades estão com a cobertura vacinal ideal (igual ou superior a 95%). Atualmente, a média da cobertura vacinal nessas localidades está em 60,3%. A pasta considera atingir a meta fundamental para evitar nova expansão da doença. [...]

Fonte: Ministério da Saúde. Febre amarela.
Disponível em: <http://u.saude.gov.br/index.php/cidadao/principal/agencia-saude/29502-ministerio-da-saude-declara-fim-do-surto-de-febre-amarela>. 

3. Anote, na lousa, as palavras em negrito e peça que os alunos expressem seus significados no texto.
Eles precisarão entender estes termos para a continuidade da atividade. Discuta, explique e anote o significado das palavras.

2ª atividade: Pesquisa – parte 1

1. Explique aos alunos que, nesta aula, eles estudarão um pouco mais sobre a Febre Amarela. Solicite que eles formem grupos com 5 alunos e entregue, para cada grupo, a folha de atividades a seguir:


2. Inicialmente, sugira aos alunos que consultem seus livros didáticos ou pesquisem na internet sobre a febre amarela. Eles podem, de maneira organizada, perguntar a outros professores, caso sintam necessidade. Solicite que eles anotem a lápis as informações na ficha que conseguirem obter.
3. Ao final da aula, recolha as folhas de atividades. Eles continuarão trabalhando nesta atividade na aula seguinte. Peça que, em casa, eles pesquisem mais sobre a doença, motivados pelas perguntas que leram na folha. Reforce que todos os grupos devem apresentar informações numéricas. como o número de casos atuais registrados da doença por estado; número de vacinas oferecidas pelo governo; tempo de duração do ciclo da doença, entre outros.
4. Apresente aos alunos alguns gráficos ou infográficos contendo dados sobre a febre amarela em nosso país em 2017, e peça que analisem coletivamente o que neles se observa. Exemplos:

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vem registrando queda nas notificações de casos suspeitos de febre amarela, conforme demonstra quadro abaixo.


Fonte: CANCIAN, Natália. Vacinação contra febre amarela será revista, e SP já mira crianças em 2017.
Folha de S.Paulo, 23 mar. 2017.
Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/03/1868893-avancoda-febre-amarela-eleva-debate-sobre-mudanca-em-regras-de-vacinacao.shtml>. 


3ª atividade: Pesquisa – parte 2

1. Com os alunos organizados nos mesmos grupos constituídos na atividade anterior, peça que compartilhem entre si as informações que conseguiram sobre a febre amarela em suas pesquisas individuais em casa.
2. Em seguida, distribua as folhas recolhidas na aula anterior para que organizem as novas informações com as que já haviam registrado nas folhas. Nesse momento, poderá ser necessário que os alunos acrescentem novas linhas à tabela anterior, tendo em vista as novas informações que podem ter aparecido.
3. Explique aos alunos que, com base na pesquisa que eles realizaram, eles deverão fazer uma campanha de orientação para a comunidade escolar sobre a febre amarela. Neste momento, solicite que cada grupo escolha uma responsabilidade para assumir como parte da campanha: ações de prevenção; vacinação; ciclo da doença; casos recentes (pode haver mais de um grupo cuidando da mesma parte).

Etapa 2: Campanha contra a febra amarela

1. Organize a preparação de cartazes para a campanha. Peça aos alunos que organizem as ideias sobre a campanha e façam um rascunho do que pretendem produzir para, em seguida, começarem a produzir o cartaz utilizando a temática que escolheram na aula anterior.
2. Explique que poderão trazer nas próximas aulas materiais de papelaria complementares para incrementarem a produção de seus cartazes. Peça que os alunos trabalhem nas ideias e tragam materiais extras para a produção em sala de aula.
3. Ofereça os materiais de papelaria aos alunos. Cada grupo deve receber 1 folha de cartolina (para a apresentação oficial) e uma folha de papel pardo (rascunho). Eles devem ficar à vontade para usar os materiais coletivos e trocar seus materiais individuais, de forma que o trabalho seja colaborativo.
4. Lembre aos alunos que devem apresentar ao menos uma informação numérica em seu cartaz. 
Ajude-os com ideias e, se possível, permita que realizem novas pesquisas na internet sobre a doença. Faça a mediação dessas pesquisas, caso seja necessário.
5. Informe aos alunos que o público será variado, haverá leitores recentes (alunos do 1º ao 3º ano) e adultos, portanto, a abordagem deve ser variada e clara. Indique o uso de materiais que ajudem os alunos a elaborarem cartazes que chamarão a atenção da comunidade escolar.
6. Com os cartazes prontos, os alunos deverão fazer uma pequena apresentação aos demais grupos.

Todos devem ser incentivados a fazer perguntas a fim de compreender melhor cada etapa desta campanha. Essa aula será um ensaio geral tendo em vista a apresentação para a escola, além de um momento de compartilhamento de informações.

7. Organize um espaço para afixar os cartazes, sugere-se um local de movimento, como o pátio da escola. Reserve esta aula para a apresentação e combine com os demais professores visitas à área, de forma que os alunos das outras turmas possam ver as apresentações dos seus alunos.

Acompanhamento da aprendizagem

Durante a etapa inicial desta sequência didática, acompanhe o envolvimento dos grupos analisando o texto de cada uma das respostas que eles elaboraram após a pesquisa. As informações mais relevantes devem estar, de forma simplificada, anotadas na folha de atividades. Estes registros, servem para uma análise da compreensão dos conceitos presentes na sequência.
Em relação ao cartaz produzido, avalie o cuidado e criatividade na elaboração do cartaz, e o impacto visual e informativo de cada produção e o uso de gráficos e de tabelas para representar dados que eles obtiveram durante a etapa de pesquisa.
Durante a apresentação promova a participação de todos do grupo, para que os alunos tenham a mesma oportunidade de mostrar aquilo que aprenderam. Registre informações individuais durante a produção e apresentação, seguindo a rubrica seguinte:


Questões
1. Imagine que você é o prefeito de um município em que o número de casos de febre amarela duplicou no último mês. Cite 3 atitudes que você tomaria para tentar mudar esse cenário.

2. Qual região do país teve a maior incidência de casos de febre amarela neste ano? Quantos casos foram registrados?

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