Título: Os números da febre amarela
Duração estimada: 2 semanas
Introdução
O surto de febre amarela no Brasil em 2017 trouxe importantes modificações das rotinas na área de saúde, como a criação de campanhas de conscientização. É fundamental para os alunos entenderem a doença e conhecerem suas formas de prevenção e cuidados. Para isso, é possível apresentar dados importantes sobre a doença para que eles compreendam melhor a imunização, contágio e riscos da febre amarela, utilizando tabelas, gráficos e apresentação de dados estatísticos sobre os registros de casos, regiões mais afetadas e distribuição de vacinas.
Objetivos de aprendizagem
• Compreender o ciclo silvestre e urbano da doença.
• Conhecer as formas de prevenção (vacina, saneamento).
• Organizar dados e informações sobre a doença.
• Apresentar à comunidade escolar dados importantes que possam informar sobre a febre amarela (comunicação).
• Explorar conteúdos do componente curricular Ciências (ciclo da doença, forma de contágio, tratamento) para elaborar o projeto final.
Objetos de conhecimento e Habilidades (BNCC)
Leitura, coleta, classificação interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada, gráfico de colunas agrupadas, gráficos pictóricos e gráfico de linhas
(EF05MA24) Interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos (colunas ou linhas), referentes a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito, e produzir textos com o objetivo de sintetizar conclusões.
(EF05MA25) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados.
PLANO DE AULA EM PDF PARA BAIXAR E SALVAR
Material necessário:
Papéis (cartolina e papel pardo), canetinhas, lápis de cor, revistas para recorte, tesouras, cola (para elaboração de cartazes); computador com acesso à internet.
Desenvolvimento
Esta sequência didática está dividida em duas etapas, sendo que a primeira delas envolve a realização de uma pesquisa. Na etapa seguinte, os dados obtidos serão trabalhados e organizados para a apresentação por meio de cartazes informativos, visando a valorização de uma campanha de conscientização sobre o tema na escola.
Etapa 1: Pesquisa e coleta de informações
Duração prevista: 3 a 4 aulas
Organização dos alunos: coletiva e, depois, em grupos de 5 alunos
1ª atividade: Leitura e dados básicos
1. Proponha uma conversa om os alunos sobre doença conhecida como febre amarela. Pergunte aos alunos se conhecem alguém que adquiriu a doença, um parente, um amigo ou um vizinho. Caso surjam casos, peça que comentem a situação do doente e informações importantes que eles possam saber. Caso não haja nenhum exemplo na turma, pergunte aos alunos se eles viram algum caso na mídia. Você pode anotar na lousa informações relevantes que eles tenham apresentado.
2. Em seguida, leia em conjunto com os alunos o texto abaixo, de uma matéria divulgada pelo Ministério da Saúde. Fique atento aos termos desconhecidos pelos alunos, e peça a eles que, a cada trecho lido, comentem sobre o que estão compreendendo.
FEBRE AMARELA
Ministério da Saúde declara fim do surto de febre amarela
Último caso da doença foi registrado em junho deste ano [2017]. Vacinação continua sendo ferramenta mais importante para prevenir surgimento de casos no próximo verão
O Brasil não registra casos de febre amarela desde junho, quando foi confirmado o último caso da doença no Espírito Santo. O anúncio do fim do surto foi feito nesta quarta-feira (6) pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante a apresentação do novo boletim epidemiológico sobre a situação da doença no país. Mesmo com a interrupção da transmissão, o Ministério da Saúde ressalta a importância de manter as ações de prevenção e ampliar a cobertura vacinal para a febre amarela para prevenir novos casos da doença no próximo verão, período com maior probabilidade de ocorrência.
“A situação, hoje, está sob controle, mas é fundamental que os estados e municípios se esforcem para aumentar as coberturas vacinais nas áreas com recomendação, seja com a busca ativa de pessoas não vacinadas ou por meio de campanhas específicas, envolvendo também as escolas. Além disso, é necessário manter as ações de prevenção, como o controle de vetor, capacitação de profissionais de saúde e intensificação das ações de vigilância de epizootias”, afirmou o ministro Ricardo Barros.
Desde o início do surto, em 1º de dezembro do ano passado [2016], até 1º de agosto deste ano [2017], foram confirmados 777 casos e 261 óbitos por febre amarela. Outros 2.270 casos foram descartados e 213 permanecem em investigação. Além disso, 304 casos foram considerados inconclusivos, pois não foi possível produzir evidências da infecção por febre amarela ou não se encaixavam na definição de caso. No total, foram 3.564 notificações. A região Sudeste concentrou a grande maioria dos casos. Foram 764 casos confirmados, seguida das regiões Norte (10 casos confirmados) e Centro-Oeste (3 casos). As regiões Sul e Nordeste não tiveram confirmações. [...]
Para conter a transmissão do vírus e proteger a população, o Ministério da Saúde enviou aos estados brasileiros 36,7 milhões de doses da vacina ao longo deste ano, tanto para a rotina de vacinação como para o reforço nos estados afetados pelo surto. Somente para os estados de MG, RJ, SP, ES e BA foram distribuídas 27,8 milhões de doses extras.
O Ministério da Saúde intensificou a vacinação em 1.121 municípios desses cinco estados. Do total, apenas 205 cidades estão com a cobertura vacinal ideal (igual ou superior a 95%). Atualmente, a média da cobertura vacinal nessas localidades está em 60,3%. A pasta considera atingir a meta fundamental para evitar nova expansão da doença. [...]
Fonte: Ministério da Saúde. Febre amarela.
Disponível em: <http://u.saude.gov.br/index.php/cidadao/principal/agencia-saude/29502-ministerio-da-saude-declara-fim-do-surto-de-febre-amarela>.
3. Anote, na lousa, as palavras em negrito e peça que os alunos expressem seus significados no texto.
Eles precisarão entender estes termos para a continuidade da atividade. Discuta, explique e anote o significado das palavras.
2ª atividade: Pesquisa – parte 1
1. Explique aos alunos que, nesta aula, eles estudarão um pouco mais sobre a Febre Amarela. Solicite que eles formem grupos com 5 alunos e entregue, para cada grupo, a folha de atividades a seguir:
Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/03/1868893-avancoda-febre-amarela-eleva-debate-sobre-mudanca-em-regras-de-vacinacao.shtml>.
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