Atividade medidas de tempo 3ºano - EF03MA22, EF03MA23 - Plano de aula

 



Título: Medidas e instrumentos de medidas de tempo
DURAÇÃO: 2 aulas

Introdução
Desde os primórdios, o ser humano tem a necessidade de realizar medições e comparações de grandezas; para isso, vale-se de variados instrumentos. Nesta sequência didática, os alunos serão incentivados a perceber as funções de alguns instrumentos de medida de tempo, bem como utilizá-los de maneira a auxiliar suas atividades cotidianas. Para isso serão empregadas estratégias que estimulam a noção da passagem do tempo e suas marcações, e os alunos irão manipular instrumentos de medição do tempo.

Objetivos de aprendizagem
Medidas de tempo: leitura de horas em relógios digitais e analógicos, duração de eventos e reconhecimento de relações entre unidades de medidas de tempo
(EF03MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo, utilizando relógios (analógico e digital) para informar os horários de início e término de realização de uma atividade e sua duração.
(EF03MA23) Ler horas em relógios digitais e em relógios analógicos e reconhecer a relação entre hora e minutos e entre minuto e segundos.

Recursos e materiais necessários
• Calculadora, relógio digital, ampulheta, relógio analógico, cronômetro.
• Lápis preto, lápis de cor, caderno quadriculado, folhas de papel sulfite, calendário, canetas hidrográficas coloridas.
• Cartolina branca cortada em círculos de 15 cm de diâmetro e tiras de papel marrom (5
cm e 8 cm).

Desenvolvimento
Aula 1 – Apresentação do tema
Duração: uma aula de 40 minutos.
Organização dos alunos: sentados individualmente (1ª atividade) e em grupos (2ª atividade).

1ª atividade: Quadro presente, passado e futuro (20 minutos)
É interessante que o professor, antes de explorar instrumentos e ensinar o aluno a utilizá-los, trabalhe os conceitos de passado, presente e futuro, tendo como base as experiências individuais das crianças. Esse cuidado contribuirá para que o aluno possa compreender a passagem do tempo, suas marcações e fragmentos, além de tornar o desenvolvimento dessa habilidade mais concreto e significativo.

Distribua uma folha de papel sulfite para cada um dos alunos e solicite-lhes que a dividam em três colunas e sinalizem cada uma das colunas com um dos títulos: PASSADO, PRESENTE, FUTURO. Eles deverão escrever e/ou desenhar abaixo do título, na coluna correspondente: um fato da própria vida que aconteceu no passado, algo que ocorre no presente e aquilo que planeje para o futuro.

Quando terminarem, peça-lhes que socializem com os colegas suas produções contando o que escreveram e/ou desenharam em cada umas das colunas.

Após esse momento, leve-os a perceber a passagem do tempo, por meio das ações registradas. Convide os alunos a sentarem-se em círculo para que possam discutir sobre o tema.

2ª atividade: O que sabemos? (20 minutos)
Promova uma roda de conversa, para saber dos conhecimentos prévios dos alunos acerca das medidas de tempo. Inicie a conversa com perguntas, como:
• Que horas vocês acordaram hoje?
• As aulas iniciam em que horário?
• A que horas vocês costumam dormir?
• De que maneira podemos saber as horas?

Deixe que falem sobre o assunto, esgotando todas as possibilidades que o tema e o tempo disponível puderem permitir.
Aproveite o relato dos alunos e explique que a marcação do tempo sempre foi de fundamental importância para organizar as atividades cotidianas. Diante da necessidade, o ser humano inventou instrumentos para marcar a passagem do tempo, por exemplo: calendário, ampulheta, relógio, cronômetro etc.
Em seguida, permita que os alunos manipulem alguns instrumentos de medição de tempo, como: calendário, ampulheta, relógio digital, relógio analógico e cronômetro, explicando a função e
utilização de cada um deles.

Aula 2 – Relógios, Cronômetros e medidas de tempo
Duração: uma aula de 40 minutos.
Organização dos alunos: em duplas.

1ª atividade – Conversando sobre as horas (25 minutos)
Retome o conteúdo da aula anterior e inicie uma conversa com os alunos sobre horas e minutos.
Distribua, para cada dupla, um círculo de cartolina branca com aproximadamente 15 cm de diâmetro, e duas tiras de papel marrom, uma maior e uma menor, e canetas hidrográficas. Oriente-os a utilizar esse material para confeccionar um relógio de ponteiros. Explique que o ponteiro menor indica as horas, o maior os minutos e que uma hora equivale a 60 minutos. Ajude-os com o posicionamento dos traços que correspondem a horas e minutos. Diga a cada dupla um horário, peça que anotem esse horário no verso da cartolina e depois colem os ponteiros do relógio indicando o horário dito por você.
Depois as duplas devem trocar de relógio para conferir se o horário marcado confere com o horário que você ditou.

2ª atividade – Intervalos de tempo (15 minutos)
Para que o aluno possa calcular os intervalos de tempo das mais variadas atividades, além de ter conhecimento acerca da contagem das horas e minutos, saber usar corretamente o relógio e visualizar as horas em relógios de ponteiros, é essencial que compreenda que uma hora equivale a 60 minutos.

Selecione algumas ações cotidianas dos alunos no ambiente escolar e lance questões a serem respondidas oralmente sobre os intervalos de tempo de cada uma das atividades. Exemplo:
• A aula de Educação Física começa às 9 horas e 10 minutos e termina às 9 horas e 55 minutos. Essa aula tem quantos minutos de duração?
• Se a aula tem início às 7 horas e 30 minutos e um aluno chegou às 8 horas e 15 minutos, então ele chegou atrasado quantos minutos?
• O recreio vai das 10 horas às 10 horas e 20 minutos e a aula de Culinária vai das 11 horas e 30 minutos às 12 horas e 20 minutos. Qual das duas atividades dura mais tempo?

Aferição da aprendizagem
A aferição da aprendizagem envolvendo as habilidades trabalhadas nesta sequência didática deve ser feita contínua e dinamicamente pelo professor, por meio da participação dos alunos nas discussões em grupo e observando-se a participação e o desempenho de cada um.
Questões para auxiliar na aferição
1. Duas horas têm quantos minutos? __________________________
2. Marque com um X o relógio que está marcando 12 horas e 15 minutos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário