Atividades de Geografia 5ºano - Paisagens urbanas (charge) Habilidades: EF05GE03, EF05GE08 (PDF)


PROPOSTA DE ATIVIDADE EM PDF PARA BAIXAR E SALVAR (versão do aluno)

As transformações das paisagens urbanas
O município de Miraí, localizado no estado de Minas Gerais, é considerado pouco populoso, com aproximadamente 15 mil habitantes.

Observe nas fotos as transformações que ocorreram na paisagem da cidade. Localize em cada uma a igreja matriz do município.

A Igreja Matriz de Santo Antônio foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Minas Gerais no ano de 2005, com o objetivo de preservar parte da história da cidade. Quando dizemos que um edifício foi tombado pelo Patrimônio Histórico, significa que ele deve ser preservado, cuidado e não pode ser alterado por reformas sem autorização dos órgãos competentes. 

2017

1. Que elementos demonstram a passagem do tempo da foto 1 para a foto 2?
Na foto 2, vemos que há construções no morro que não aparecem na foto 1. Muitas construções da foto 1 desapareceram, dando lugar a outras, como os prédios que aparecem na foto 2.

2. No município ou estado onde você mora existe algum edifício ou espaço tombado como Patrimônio Histórico e Cultural? Pesquise e registre aqui suas descobertas. 
Resposta pessoal.

Vamos ver outro exemplo de mudanças urbanas. As fotos abaixo mostram a mesma área da praia de Boa Viagem, no Recife, Pernambuco. Observe-as e verifique as mudanças ocorridas com o tempo.



Agora, leia o relato de um arquiteto e urbanista que mora no Recife há anos.

[...] Eu me lembro de que Boa Viagem, em 1945, era exclusivamente a avenida e um pequeno retorno na direção para o centro [...]. O bairro era um povoado [...] distante. Aos poucos, foi mudando. Passou de lugar de banho para ter casas grandes [...]. E, quando muda o conceito de praia para moradia,  verticaliza. Eu imagino que a verticalização tenha começado nas décadas de 1950 e 1960 mesmo. Hoje [...] Boa Viagem não é a praia. Você tem a praia, mas ninguém quer saber dela, porque ela não tem as mesmas condições salutares daquela época. 

MENEZES, José Luiz Mota. A evolução do Recife. Disponível em:
<http://especiais.ne10.uol.com.br/recifeeacopa/recife.html>

1. Em qual das fotos a praia de Boa Viagem tem mais elementos naturais? Por quê?
Na foto 1, porque é possível identificar mais elementos naturais do que culturais, como a areia da praia, o mar, as nuvens e a vegetação.

2. Segundo o texto, o que ocorreu na praia de Boa Viagem quando o povoado deu lugar a moradias? Basicamente, ocorreu a verticalização.

Vimos que, com o passar do tempo, as paisagens urbanas podem sofrer muitas transformações: novos elementos são construídos, antigas construções são demolidas ou renovadas, o espaço nas cidades é ocupado de forma cada vez mais intensa.

Na maior parte das cidades brasileiras essas transformações ocorrem de forma rápida e espontânea, sem planejamento. Esse crescimento desordenado costuma gerar problemas que comprometem a qualidade de vida de seus habitantes. A construção de moradias e indústrias em áreas de encostas, de mananciais ou sem infraestrutura está diretamente relacionada a problemas ambientais, como a erosão do solo, a poluição dos rios e córregos, entre outros. Esses problemas afetam a vida da população, que sofre com doenças e falta de moradia e saneamento adequados. Veja a foto abaixo. 

3. Analise a charge e responda às questões. 

a) Qual é o significado da palavra cidadania?
De forma geral, cidadania é a qualidade de ser cidadão com consciência de seus direitos e deveres. Significa também participar da sociedade, com uma atuação sempre ativa. É uma condição que envolve as pessoas e o governo.

b) Que problema característico das grandes cidades brasileiras é retratado na charge?
A charge retrata a ocupação irregular de áreas de encosta e os deslizamentos de terra.

c) Como esse problema afeta a qualidade de vida dos habitantes desses lugares?
Resposta pessoal.

d) Em sua opinião, qual é a relação entre os problemas retratados e o exercício da cidadania?
Resposta pessoal.

4. Ao contrário da maioria das cidades, que crescem de forma espontânea, existem cidades que foram planejadas para cumprir determinadas funções e para que as pessoas tivessem melhor qualidade de vida. No Brasil, um exemplo muito importante de cidade planejada é a capital do país, Brasília. 

Leia o trecho desta notícia.

Você, por exemplo, poderia imaginar que ela foi construída em apenas quatro anos? […] Ou que Brasília foi feita para ser uma cidade diferente de qualquer outra? […] Cidade planejada, que nasceu primeiro na imaginação e nas pranchetas dos arquitetos, Brasília foi erguida para substituir o Rio de Janeiro como sede do poder brasileiro.
[…] Lúcio Costa pensou a capital com o formato de um avião. Entre outras características, a cidade seria cortada por duas vias expressas principais e dividida em setores dedicados a atividades específicas (setor hoteleiro, bancário, comercial etc.). […] a principal área residencial seria organizada em grandes quarteirões (as superquadras) […].

FIGUEIRA, Mara. Parabéns, Brasília! Revista Ciência Hoje das Crianças.
Disponível em: <http://chc.org.br/parabens-brasilia/>.

a) Como surge uma cidade planejada?
Uma cidade planejada surge primeiramente no projeto dos arquitetos e planejadores. Ela nasce a partir de uma ideia que se concretiza em um projeto que será a referência para sua construção.

b) A cidade de Brasília foi planejada e construída para cumprir qual função?
A cidade de Brasília foi construída para ser a capital do Brasil.

5. Pesquise
Brasília foi inaugurada em 1960, e o processo de urbanização foi muito rápido. Em grupos ou em casa, pesquisem como ocorreu a expansão urbana nessa região.

6. Desenhe como você imagina ser uma cidade “em formato de avião”. Não se esqueça de incluir elementos como residências, comércio, escolas, ruas, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário