EF07GE04 - Exercício de geografia 7ºano de acordo com a BNCC

Observe, no texto a seguir, dados do Censo Demográfico de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A população de pardos, por exemplo, é mais comum no Nordeste e no Norte (com destaque para o Pará, com 69,5% de pardos), enquanto os negros estão mais presentes nos estados da região Nordeste, principalmente na Bahia, onde 17,1% se autodeclararam negros (2,4 milhões de pessoas).

GOVERNO DO BRASIL. Censo 2010 mostra as características da população brasileira.

Disponível em:
<www.brasil.gov.br/editoria/educacao-e-ciencia/2012/07/censo-2010-mostra-as-diferencas-entre-caracteristicasgerais-da-populacao-brasileira>. 

a) Explique o fator relacionado à formação do povo brasileiro que justifica a diversidade étnica da população, citada no texto.

b) Descreva as ocorrências na história do território que justificam a forte presença da população parda e negra, principalmente no Norte e Nordeste do Brasil. 

Objeto de conhecimento:
Características da população brasileira

Habilidade:
(EF07GE04)
Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras.

Grade de correção

100%
O aluno explica, no item a, que a população brasileira é fruto da miscigenação, que deu origem a uma população com diferentes tons de pele e fenótipos. No item b, o aluno reconhece que a miscigenação entre brancos e negros ocorreu a partir da vinda de portugueses, de africanos e de outros povos europeus para o Brasil. No período colonial, o ciclo do açúcar, que aconteceu na região Nordeste, gerou uma concentração da população africana como mão de obra escrava nessa região, por exemplo, o que justifica a forte presença de negros e pardos até hoje.

50%
O aluno compreende a miscigenação como um fator importante para a formação do povo brasileiro, e que a escravidão foi o momento de entrada da população africana no Brasil, mas não identifica o motivo da presença dessa população no Nordeste. 

0%
O aluno não identificou a miscigenação da população nem a relevância histórica do período colonial, que determinou a presença da população africana no Nordeste.

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