EF08CI12 - Eclipses e as fases da Lua - Exercício com gabarito 8ºano


Três pessoas situadas em diferentes regiões da Terra, representadas por A, B e C, tentam, no mesmo momento, observar o eclipse representado pelo esquema acima. 

Durante a ocorrência desse fenômeno:
a) a pessoa situada na região B observa o eclipse lunar total com a Lua na fase cheia.
b) a pessoa situada na região B observa o eclipse solar total com a Lua na fase nova.
c) a pessoa situada na região C observa o eclipse solar parcial com a Lua na fase cheia.
d) a pessoa situada na região A observa o eclipse lunar parcial com a Lua na fase nova.
e) a pessoa situada na região A observa o eclipse solar parcial com a Lua na fase cheia.
Objeto de conhecimento:
Sistema Sol, Terra e Lua

Habilidade
(EF08CI12) Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.

Justificativas
a)
O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que o esquema representa um eclipse solar, o qual ocorre de maneira total na região B, na fase da lua nova.

b)
O estudante que selecionou esta alternativa identificou corretamente que na região representada pela letra B ocorre um eclipse solar total, na fase da lua nova.

c)
O estudante que selecionou esta alternativa não compreendeu que na região representada pela letra C não é possível observar o eclipse solar representado no esquema, e que os eclipses solares ocorrem na fase da lua nova.

d)
O estudante que selecionou esta alternativa reconheceu que o eclipse observado na região A é parcial, mas não compreendeu que se trata de um eclipse solar, que ocorre na fase da lua nova.

e)
O estudante que selecionou esta alternativa reconheceu que na região representada pela letra A ocorre um eclipse solar parcial, mas não identificou que a Lua está na fase nova.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
Os estudantes que erraram esta questão não compreenderam a ocorrência dos eclipses e as fases da Lua. Para sanar eventuais dúvidas, o professor pode mostrar esquemas de representações dos dois tipos de eclipses para explicar a posição da Terra, do Sol e da Lua durante a ocorrência desses fenômenos e identificar qual astro (a Terra ou a Lua) projeta sombra sobre o outro, resultando no eclipse. Organizados em grupos de cinco integrantes, os estudantes podem fazer uma pesquisa sobre as fases da Lua e produzir um esquema das posições relativas do Sol, da Terra e da Lua em suas quatro fases. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário