EF08CI14 - Linha do Equador - Exercício 8ºano com gabarito

A cidade de Macapá (AP) está localizada na região da linha do Equador. Já a cidade de Arapongas (PR) fica na região da linha do trópico de Capricórnio. Apesar de ambas estarem na zona climática tropical, o clima em Macapá é bem mais quente do que em Arapongas, e um dos fatores que influencia essa diferença climática é o aquecimento desigual da Terra.

a) Em qual das duas cidades o aquecimento terrestre é mais intenso e por quê?

b) Explique a causa e como ocorrem os ventos na zona tropical.

Objeto de conhecimento:
Clima

Habilidade
(EF08CI14)
Relacionar climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra.

Grade de correção


a) O estudante compreendeu que, devido ao formato esférico da Terra, na região da linha do Equador, onde fica o Amapá, os raios solares incidem perpendicularmente na superfície terrestre, aquecendo-a intensamente; já na região próxima ao trópico de Capricórnio, onde fica Arapongas, os raios solares incidem inclinados, portanto, a intensidade dos raios solares que atingem o planeta é menor.

b) O estudante identificou que as diferenças de aquecimento da Terra provocam alterações na pressão atmosférica, as quais provocam ventos. Ele compreendeu que o ar se move de regiões de pressão mais alta para regiões de pressão mais baixa. Na zona tropical, os ventos sopram das regiões próximas aos trópicos, que apresentam maior pressão, para as regiões próximas à linha do Equador, que apresentam menor pressão.

X
a) O estudante não identificou a região da linha do Equador, onde se localiza a cidade do Amapá, como sendo a mais aquecida e/ou não explicou a causa do aquecimento desigual da Terra.

b) O estudante não explicou a causa e nem a ocorrência dos ventos na zona tropical.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados

Os estudantes que erraram esta questão não compreenderam o aquecimento desigual da Terra devido ao seu formato esférico, não ligaram esse fato à formação dos ventos e não relacionaram os climas regionais aos padrões de circulação atmosférica. Para tornar mais palpável o mecanismo de formação dos ventos, indispensáveis para a circulação atmosférica, o professor pode realizar um experimento posicionando um cata-vento próximo a uma vela acesa, com muito cuidado (os estudantes devem ficar suficientemente afastados da chama da vela). O ar aquecido pela chama se expande e sobe, resultando na descida de uma camada de ar a uma temperatura mais baixa. A movimentação do ar causa a movimentação das pás do cata-vento. Os estudantes devem estabelecer comparações entre essa atividade e a circulação atmosférica usando os conceitos de aquecimento terrestre, pressão atmosférica e ventos.

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