Exercício de geografia 7ºano com gabarito - Habilidade BNCC EF07GE02 - Formação territorial do Brasil

Leia o texto a seguir, que trata da migração para Brasília (DF) na época da construção dessa cidade.

O primeiro censo da cidade, realizado pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), em 1957, mostrou que após seis meses da chegada dos primeiros trabalhadores, 2.013 pessoas já viviam na região. O fluxo de pessoas aumentava a cada dia e três meses após a realização do primeiro levantamento da Novacap, o IBGE contabilizou 4.600 homens e 1.683 mulheres, ou seja, a população havia triplicado e chegara a 6.283 habitantes.

GOVERNO DO BRASIL. Crescimento da população.
Disponível em: <www.brasil.gov.br/editoria/cultura/2010/04/crescimento-da-populacao>. 

Aponte as necessidades e os objetivos dos brasileiros que deixaram suas cidades de origem e migraram para Brasília na década de 1950.

Objeto de conhecimento:
Formação territorial do Brasil

Habilidade:
(EF07GE02)
Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.

Grade de correção

100%
O aluno indica que as pessoas migraram para Brasília com a esperança de obter melhores condições de vida, oportunidades de emprego e disponibilidade de terras. Boa parte desses migrantes era proveniente de outras regiões do Brasil, como a região Nordeste, onde enfrentavam dificuldades e pobreza. Portanto, o objetivo deles era conseguir novas oportunidades em uma cidade recém-construída.

50%
O aluno compreende que a cidade representava a esperança de melhores condições de vida para os migrantes, mas não identificou a realidade precária de suas cidades de origem.

0%
O aluno não indica a esperança de melhores condições de vida, nem a necessidade advinda da pobreza e das dificuldades que os migrantes enfrentavam em suas cidades de origem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário