Exercício sobre clima 8ºano com gabarito - Habilidade BNCC EF08CI15


Tiago escutou uma notícia no rádio avisando sobre o fechamento temporário de um aeroporto próximo à sua casa em função de más condições do tempo. A interrupção dos voos foi determinada a partir da análise de dados da previsão diária do tempo.

a) Quais aspectos são verificados pelos meteorologistas para elaborar a previsão do tempo? Cite três exemplos.

b) Por que os pilotos de avião precisam ter informações atualizadas sobre a previsão do tempo? 

Objeto de conhecimento:
Clima

Habilidade:
(EF08CI15)
Identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e simular situações nas quais elas possam ser medidas.

Grade de correção


a) O estudante citou aspectos envolvidos na previsão do tempo, tais como massas de ar, frentes frias ou quentes, umidade do ar, temperatura do ar, pressão atmosférica, velocidade e direção e sentido dos ventos.

b) O estudante compreendeu que as informações obtidas pelos meteorologistas são fundamentais para que os pilotos de avião possam planejar rotas e aumentar a segurança do voo. É necessário que as previsões sejam atuais, pois em um curto intervalo de tempo as condições atmosféricas podem mudar, alterando o cenário a que os aviões estarão expostos, o que implicaria um replanejamento de voo.

X
a)
O estudante não exemplificou corretamente os aspectos envolvidos na previsão do tempo ou ele citou o nome dos instrumentos usados para isso.

b) O estudante não percebeu a relevância da previsão do tempo para o planejamento e a segurança dos voos.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados


Os estudantes que erraram esta questão não identificaram as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e/ou não compreenderam sua importância para diferentes atividades, como a aviação. Para que esse conhecimento seja consolidado, o professor pode pedir aos estudantes que, individualmente, pesquisem como era feita a previsão do tempo antigamente e comparem com os métodos atuais. Em seguida, em sala de aula, pode ser promovido um debate para que todos exponham as informações pesquisadas e discutam a confiablidade das previsões obtidas em cada uma das épocas e como elas afetam as diferentes atividades da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário